A Serie A retoma as suas atividades após a data Fifa e o fará no melhor estilo: no papel, teremos pelo menos cinco grandes jogos na 3ª rodada. A lista do fim de semana é encabeçada pelo clássico entre um Napoli com 100% de aproveitamento e uma Juventus que iniciou a temporada com resultados negativos, e ainda conta com um excelente confronto entre Milan e Lazio, vitoriosos nas duas jornadas anteriores. Para completar, entre sábado e domingo teremos embates entre Atalanta e Fiorentina, Roma e Sassuolo, e Sampdoria e Inter. Confira na prévia.
O jogão
Sábado, 11/9, 13h
Napoli x Juventus
Os jogos entre Napoli e Juventus são cercados por enorme rivalidade e não será diferente neste sábado, quando o clássico terá público pela primeira vez desde janeiro de 2020. Para os torcedores napolitanos, o retorno de Osimhen compensa, parcialmente, a grande quantidade de desfalques no meio-campo. No lado bianconero, Allegri terá de lidar com a provável ausência de Chiesa por um problema muscular e também tende a deixar os jogadores sul-americanos, que retornam da data Fifa depois dos demais, no banco.
Nas duas temporadas anteriores da Serie A, o duelo entre Napoli e Juventus sempre foi vencido pelo anfitrião: assim, os napolitanos podem chegar a três vitórias consecutivas em casa contra os bianconeri no campeonato pela primeira vez desde janeiro de 2011. Ainda sem triunfos no campeonato, a Juve só passou em branco nas três primeiras partidas de um Italiano em 2015-16, quando Allegri também era o treinador – e, mesmo assim, terminou como campeã. Estatísticas interessantes para um confronto que só foi concluído com empate em uma das 16 últimas ocasiões.
Prováveis escalações
Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Manolas, Koulibaly, Mário Rui; Ruiz, Anguissa, Elmas; Politano, Osimhen, Insigne.
Juventus: Szczesny; De Sciglio, Bonucci, Chiellini, Pellegrini; McKennie, Locatelli, Rabiot; Bernardeschi, Morata, Kulusevski.
Fique de olho
Sábado, 11/9, 15h45
Atalanta x Fiorentina
Enquanto a Atalanta começou o campeonato com um nível de atuação inferior ao seu habitual, a Fiorentina já mostrou alguma evolução com o técnico Italiano. Jogando em casa, o time bergamasco terá de lidar com as ausências de De Roon, Zapata e Muriel (além de Hateboer) e, diante desse cenário, Gasperini optará por um ataque leve, com Ilicic e Malinovskyi. A qualificada Viola, por sua vez, não terá desfalques.
A Atalanta tem construído um retrospecto recente respeitável contra a Fiorentina, adversária que venceu nos três últimos confrontos – triunfos que fizeram a Viola ser uma das três rivais que a Dea mais bateu na Serie A. Ex-jogador do time toscano, Ilicic colocou a sua assinatura na derradeira vitória, como de hábito: com a camisa nerazzurra, o esloveno marcou cinco gols em 10 partidas contra seu antigo clube, com média de um tento a cada 135 minutos. Pelos gigliati, a esperança é, obviamente, Vlahovic. O sérvio balançou as redes 18 vezes em 2021 e duas delas foram sobre os bergamascos, em abril.
Domingo, 12/9, 13h
Milan x Lazio
Vitoriosos nas primeiras rodadas da Serie A, Milan e Lazio farão um tira-teima em San Siro, num dos jogos que prometem mais diversão no fim de semana. O Diavolo já marcou 247 gols contra os celestes na Serie A (só contra a Fiorentina anotou mais na elite), mas Pioli não terá Giroud à disposição para o duelo – Ibrahimovic e Rebic disputam a vaga no comando do ataque. Por sua vez, os visitantes desfrutam de força máxima e contam com uma artilharia pesada, incrementada por Sarri e Immobile.
O novo treinador da Lazio já deixou a sua marca na história do clube, visto que os celestes nunca haviam feito nove gols nas duas primeiras rodadas da Serie A. Autor de quatro desses tentos, o capitão Immobile costuma ter um excelente desempenho quando encara o Milan: já balançou as redes contra os rossoneri seis vezes em oito partidas pela Lazio, tendo comemorado nos três encontros mais recentes com o Diavolo. Os laziali precisarão mesmo do melhor Ciro se quiserem diminuir a abissal desvantagem registrada ante o rival em San Siro – venceram apenas um dos 31 últimos compromissos com os milanistas no estádio. Quem leva a melhor?
Demais partidas
Sábado, 11/9, 10h
Empoli x Venezia
Domingo, 12/9, 7h30
Sampdoria x Inter
Domingo, 12/9, 10h
Cagliari x Genoa
Spezia x Udinese
Torino x Salernitana
Domingo, 12/9, 15h45
Roma x Sassuolo
Segunda, 13/9, 15h45
Bologna x Verona