Dando prosseguimento a uma agenda cheia para os times italianos até o fim de 2021, a 14ª rodada da Serie A chega com níveis de exigência bastante diferentes para os três maiores postulantes ao título da competição. No jogo mais importante do fim de semana, um Napoli bastante desfalcado terá de lidar com um turbilhão de emoções: as homenagens a Maradona, um ano depois da morte do craque, o retorno de Sarri ao antigo San Paolo, rebatizado com o nome da lenda argentina e, claro, com a perigosa Lazio. O Milan, que divide a liderança com os azzurri, tende a ter vida um pouco mais fácil contra o Sassuolo, embora os neroverdi sejam traiçoeiros – o mesmo vale para a Inter, que visita o Venezia. Por fim, ainda teremos um aguardado duelo entre Juventus e Atalanta. Confira o resumo da jornada.
O jogão
Domingo, 28/11, 16h45
Napoli x Lazio
A volta de Sarri ao Maradona acontece num momento muito emotivo para a torcida da casa e num período complicado para o Napoli. O time de Spalletti vem de derrotas para Inter e Spartak Moscou e tem os importantes desfalques de Anguissa, Osimhen e Politano – Insigne, por sua vez, ainda é dúvida. A Lazio, que não contará apenas com Marusic, pode aproveitar para dar o bote e infligir aos napolitanos a sua primeira derrota como mandante em 18 jogos.
Caso consiga triunfar, a equipe capitolina irá melhorar um péssimo desempenho recente longe de seus domínios: somou apenas uma vitória nas 10 partidas mais recentes em que foi visitante. De quebra, ainda irá continuar mantendo contato direto com a zona de classificação para a Champions League. Não será nada fácil, porém. O Napoli tem sido um austero carrasco laziale e lhe sujeitou a 12 derrotas nos 16 últimos encontros. Nos quatro derradeiros na Campânia, aliás, os partenopei sempre marcaram pelo menos dois gols.
Prováveis escalações
Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Rrahmani, Koulibaly, Mário Rui; Demme, Ruiz; Lozano, Zielinski, Elmas; Petagna.
Lazio: Reina; Lazzari, Luiz Felipe, Acerbi, Hysaj; Milinkovic-Savic, Cataldi, Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile, Pedro.
Fique de olho
Sábado, 27/11, 14h
Juventus x Atalanta
Com 21 pontos, na sexta posição, a Juventus precisa bater a Atalanta (quarta colocada, com 25) para se aproximar da zona de classificação à Champions League e, inclusive, levantar o moral após a goleada sofrida frente ao Chelsea no torneio europeu. Em geral, superar a Dea era tarefa protocolar para os bianconeri, mas a situação mudou nos últimos anos. A Velha Senhora chegou a engatar 13 vitórias seguidas contra os nerazzurri, mas lhes venceu apenas duas vezes nos nove confrontos mais recentes, no qual produziu a irrisória média de apenas 1,3 pontinho por duelo.
A partida promete bastante e as duas equipes têm motivos para confiar em seus próprios tacos. Em primeiro lugar, elas têm forma recente muito parecida na Serie A: nas nove últimas rodadas, a Juventus somou 19 pontos, sendo apenas um a mais do que a Atalanta. De um lado, vale destacar que a Velha Senhora está invicta há 24 jogos como mandante contra a adversária, graças a 18 vitórias e seis empates. A Dea não deixa por menos e tem atravessado excelente fase fora de casa no campeonato: somou 16 dos 18 pontos possíveis longe de Bérgamo e estabeleceu um recorde próprio de aproveitamento nos seis primeiros jogos como visitantes.
Domingo, 28/11, 11h
Milan x Sassuolo
O Milan perdeu para a Fiorentina na Serie A, mas deu uma resposta imediata ao bater o Atlético de Madrid, na Espanha, e ressuscitar na Champions League. O objetivo, agora, é assumir a liderança isolada do Italiano ao vencer o Sassuolo e pressionar o Napoli, que joga algumas horas depois. Embora os neroverdi costumem lhe oferecer dificuldades, o Diavolo tem bons motivos para confiar em um triunfo no domingo.
A primeira grande razão é o reencontro com a paz com a torcida em San Siro. No início do trabalho de Pioli os rossoneri tropeçavam bastante em casa, mas essa irregularidade caseira parece coisa do passado: o time venceu seis dos oito jogos em casa disputados na Serie A de maio até agora, mantendo suas redes intactas em cinco ocasiões. O Sassuolo, por sua vez, tem oito pontos a menos do que o que somava a esta altura do campeonato passado e, ainda em busca de se acertar sob a batuta do técnico Dionisi, tem derrapado muito como visitante – perdeu três dos seus últimos cinco compromissos longe do Mapei Stadium.
Demais partidas
Sexta, 26/11, 16h45
Cagliari x Salernitana
Sábado, 27/11, 11h
Empoli x Fiorentina
Sampdoria x Verona
Sábado, 27/11, 16h45
Venezia x Inter
Domingo, 28/11, 8h30
Udinese x Genoa
Domingo, 28/11, 11h
Spezia x Bologna
Domingo, 28/11, 14h
Roma x Torino