Serie A

29ª rodada: o Milan aproveitou tropeço da Inter e abriu vantagem na ponta do Italiano

O Milan é mais líder do que nunca. Com a vitória magra nesta 29ª rodada da Serie A, somada ao tropeço da Inter, fora de casa, os rossoneri dispararam ainda mais na ponta da tabela. O time, agora, tem 63 pontos. Ou seja, três à frente do Napoli (que também venceu) e quatro a mais do que a própria Inter, que segue com uma partida a menos no campeonato. Mas olho também na Juventus…

A Vecchia Signora ganhou mais uma e, assim, não perdeu de vista o trio de líderes da Serie A. Será que ainda dá tempo de buscar este título? Fato é que o time de Turim segue invicto em 2022 e em plena ascensão na tabela. Na briga por vagas europeias, Roma e Atalanta empataram, permitindo a aproximação da Fiorentina, que voltou a vencer, e a ultrapassagem da Lazio, nova quinta colocada.

Lá embaixo, o Genoa enfileirou o sétimo empate seguido, sendo cinco deles por 0 a 0. A Salernitana também empatou, e essa dupla já parece condenada à Serie B do ano que vem. Mas a terceira vaga segue em aberto, com Cagliari e Venezia brigando ponto a ponto. Para saber os detalhes das partidas desta 29ª rodada, confira o nosso resumo.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Milan 1-0 Empoli

Gol: Kalulu
Tops: Florenzi e Kalulu (Milan)
Flops: Bajrami e Pinamonti (Empoli)

Jogando em casa, o Milan não tropeçou e garantiu mais três pontos importantíssimos na luta pelo título do Campeonato Italiano. Uma vitória magra, é verdade, mas que não foi conquistada com grande dose de sofrimento. Na verdade, durante todo o jogo, o Milan se mostrou determinado, bem postado em campo e com muito mais organização tática do que o seu rival desta 29ª rodada.

O Empoli, de fato, não conseguiu criar grandes chances. Na única boa cabeçada durante os 90 minutos, o goleiro Maignan, do Milan, apareceu com uma excelente intervenção. Enfim, anulado pela forte marcação dos rossoneri, o time da Toscana estendeu sua preocupante sequência de jogos sem vencer. Já são incríveis 12 compromissos sem um triunfo na Serie A — o último aconteceu em dezembro de 2021, contra o Napoli, fora de casa. Dessa forma, o atual campeão da segundona segue na parte de baixo da tabela, com 32 pontos, em 13º lugar.

Já o Milan teve um bom volume de jogo e teve um herói improvável. Kalulu foi o autor do gol salvador, num bonito disparo de perna esquerda, de fora da área, após uma bola mal afastada pelo Empoli. No mais, tanto o francês, quanto o companheiro de zaga, Tomori, fizeram partida segura lá atrás. O importante era vencer, e o Diavolo conseguiu. Agora os rossoneri são líderes da Serie A, de fato. Com 63 pontos na tabela, o time comandado por Stefano Pioli não depende mais do jogo atrasado da Inter, que está quatro atrás. Entre os rivais, o Napoli se coloca na segunda colocação, com 60. Esta reta final do certame vai pegar fogo.

Verona 1-2 Napoli

Gols e assistências: Faraoni (Tameze); Osimhen (Politano) e Osimhen (Di Lorenzo)
Tops: Osimhen e Di Lorenzo (Napoli)
Flops: Ceccherini e Sutalo (Verona)

Em partida nervosa, o Napoli soube controlar os nervos, venceu fora de casa e se manteve muito vivo na briga pelo título italiano. Osimhen foi o grande herói do triunfo, com dois gols marcados em duas finalizações certas no gol. No mais, o duelo ainda teve duas expulsões pelo lado do Verona, que certamente minaram as chances da equipe de buscar, ao menos, um empate diante de seus torcedores.

Logo aos 14 minutos, Osimhen marcou o primeiro, de cabeça, após cruzamento de Politano. A primeira etapa ainda teve uma finalização perigosa de Ruiz, defendida pelo arqueiro do Verona, Montipò. E só. No total, o Hellas só finalizou uma vez ao gol (justamente o gol de honra), contrariando as partidas recentes da equipe, que se notabilizou por ter um ataque efetivo. Antes do gol derradeiro, Osimhen apareceu novamente para marcar o segundo. A jogada começou numa cobrança rápida de lateral. O zagueiro Ceccherini dormiu no ponto e permitiu a passagem de Di Lorenzo, que tocou para o nigeriano empurrar para as redes.

Encerrando a participação desastrosa no jogo, Ceccherini ainda foi expulso aos 38 minutos da etapa final, pouco depois de Faraoni descontar, de cabeça, para o Verona. O próprio Faraoni também acabou levando um cartão vermelho já nos acréscimos do duelo. Muito nervosismo e pouca produção para o Verona, que estacionou na nona colocação, com 41 pontos. Já o Napoli segue na vice-liderança, com 60. Uma boa resposta após a derrota para o Milan na última rodada. Os rossoneri seguem na ponta, com 63.

O Napoli “chamou o Batman” e ele resolveu: com dois gols, Osimhen decretou a vitória sobre o Verona (AFP/Getty)

Torino 1-1 Inter

Gols e assistências: Bremer (Pobega); Sánchez (Dzeko)
Tops: Bremer (Torino) e Sánchez (Inter)
Flops: Lukic (Torino) e Dzeko (Inter)

A Inter se salvou de uma derrota crítica com gol no último lance, em Turim. Diante do Torino, a atual campeã italiana sofreu com a bola parada defensiva e precisou contar também com a sorte. O time da casa deixou chances pelo caminho, que poderiam ter mudado o resultado final. No apagar das luzes, Sánchez, que entrou no segundo tempo, acabou empatando a partida e diminuindo, assim, o prejuízo dos nerazzurri na tabela.

O brasileiro Bremer abriu o placar logo aos 12 minutos, aproveitando um bate-rebate na área da Inter após cobrança de escanteio. Depois, o goleiro do Toro, Berisha, apareceu bem. Ele foi um dos destaques de todo o jogo, com seis intervenções no total. A equipe grená ainda ficou na bronca por um pênalti em Belotti, derrubado dentro da área da Inter: a infração era clara, porém, não foi marcada. Na segunda etapa, mais chances para o Torino, que não soube aproveitar as falhas da esquadra rival, principalmente no jogo aéreo.

De tanto insistir, o time de Milão conseguiu seu gol. Foi aos 48 minutos da etapa final, com o chileno Sánchez. Bela assistência de Dzeko, que havia perdido dois gols de cabeça – sendo um deles, na pequena área, minutos antes. Sem mais tempo para nada, Inter e Torino acabaram por dividir os pontos. Para o time da casa, frustração pelo empate sofrido no final, mas um resultado decente em termos de tabela. A equipe é a 11ª colocada na Serie A, com 35 pontos. Já a Inter perdeu a vantagem de ter um jogo a menos com este tropeço. Isso porque os nerazzurri, agora, estão com 59 pontos, a quatro do Milan, na ponta da tabela. Nem mesmo uma vitória no duelo que resta vai fazer a detentora do scudetto retomar a liderança. De qualquer forma, o triunfo ao menos deixa o time encostado no arquirrival — e à frente do Napoli, que tem 60 pontos.

Sampdoria 1-3 Juventus

Gols e assistências: Sabiri; Yoshida (contra), Morata (pênalti) e Morata (Locatelli)
Tops: Morata e Szczesny (Juventus)
Flops: Yoshida e Colley (Sampdoria)

Mesmo poupando Vlahovic por grande parte da partida, a Juventus conseguiu mais um triunfo na Serie A. Desta vez, diante da Sampdoria, em duelo que acabou tendo um rumo inesperado logo no começo. A verdade é que o time da casa, que vem em uma temporada complicada, não fez um jogo ruim. Em determinados momentos até acuou a Juventus, que mais uma vez foi cirúrgica para conseguir o resultado positivo.

Yoshida marcou contra o próprio patrimônio aos 23, desviando cruzamento de Cuadrado. Dez minutos depois, Morata converteu pênalti sofrido por Kean. E foi só para a Vecchia Signora na primeira etapa. O time, aliás, foi para os vestiários com mais gols do que finalizações no jogo — por conta do gol contra. Com a vantagem significativa, a equipe de Turim soube cadenciar melhor a partida na segunda etapa, embora tenha contado com defesa mágica de seu goleiro para manter a vantagem. Depois de pênalti cometido por Rabiot, Candreva viu sua cobrança parar nas egura intervenção do polonês.

Sabiri só descontou para a Sampdoria a seis minutos do fim, ainda dando alguma esperança para a equipe mandante. Mas, aos 88, Morata voltou às redes, de cabeça, completando cruzamento preciso de Locatelli. Novamente, uma vitória da eficiência bianconera. A esquadra segue invicta em 2022 (soma 20 partidas sem perder, contando todas as competições) e, por isso, ainda se dá ao direito de sonhar com o scudetto. São, agora, 56 pontos para a Juve, quarta colocada, a sete do Milan. Já a adversária de Gênova segue seu drama particular, com apenas 26 pontos e a 16ª posição na tabela. O fantasma do rebaixamento se mantém no radar da Sampdoria.

A Inter reduziu o prejuízo no final, mas empate com o Torino não foi bom para suas pretensões (AFP/Getty)

Lazio 1-0 Venezia

Gol: Immobile (pênalti)
Tops: Immobile e Luiz Felipe (Lazio)
Flops: Crnigoj e Okereke (Venezia)

No estádio Olímpico de Roma, a Lazio venceu o Venezia pelo placar mínimo para chegar à quinta colocação na Serie A. E o gol que selou o triunfo não poderia ter sido marcado por outro jogador: Immobile, cobrando pênalti aos 14 minutos da etapa complementar. Com o tento, o atacante italiano se tornou o maior artilheiro da Lazio na história do campeonato nacional, com 144 gols — superando o lendário Silvio Piola. Na mesma partida, Ciro vestiu uma braçadeira anteriormente utilizada por Giuseppe Wilson, capitão celeste na conquista do primeiro scudetto do clube, em 1974. Pino faleceu na semana passada.

Antes de abrir o placar, Immobile já havia flertado com as redes. Ele marcou cinco minutos após o início do segundo tempo, mas o VAR invalidou o gol. Só que foi o VAR, também, que confirmou a penalidade sofrida por Felipe Anderson — e convertida com violência por pelo camisa 17 da equipe romana. Enfim, um gol igualmente importante e histórico.

Mesmo não tendo sido um triunfo brilhante, a Lazio comemora. Os três pontos fizeram o time chegar aos 49 e, dessa forma, ultrapassar ninguém menos que a arquirrival Roma — além da Atalanta. Sendo assim, a Lazio voltou ao quinto lugar, posto que havia atingido pela última vez na longínqua 12ª rodada. Mais do que nunca, a equipe comandada por Maurizio Sarri está na briga por uma vaga, pelo menos, na próxima edição da Europa League. Já o Venezia segue seu calvário. A equipe perdeu os últimos três jogos e, portanto, não aproveitou os tropeços do Cagliari para sair da zona de rebaixamento. A equipe da bela Veneza segue na antepenúltima colocação, com apenas 22 pontos. Neste momento, estaria relegada à Serie B da próxima temporada.

Udinese 1-1 Roma

Gols: Molina; Pellegrini (pênalti)
Tops: Molina (Udinese) e Pellegrini (Roma)
Flops: Zeegelaar (Udinese) e Abraham (Roma)

Novamente, a Roma se salvou de um resultado pior através de uma penalidade nos acréscimos da segunda etapa. Foi assim contra o Spezia, na 27ª rodada, e aconteceu de novo, dessa vez diante da Udinese. Ao invés da vitória, entretanto, a equipe da capital italiana precisou se contentar com o empate por 1 a 1, numa partida que teve tempos bastante distintos — e a Udinese melhor na maioria do tempo.

Molina abriu o placar para o time da casa logo aos 15 minutos, com um lindo chute de canhota, de fora da área. Depois, o segundo gol só não veio por capricho. Makengo acertou o travessão, em bola que ainda bateu nas costas de Rui Patrício, mas não entrou. O próprio Makengo teve outra grande chance já na segunda etapa, tal qual Samardzic. Faltou capricho. A falta de pontaria acabou castigada, e a Udinese levou um golpe duro no último lance. Antes disso, a Roma já havia melhorado um pouco, é verdade, mas numa dinâmica de desespero e, não necessariamente, com calma e a bola no chão.

Enfim, aos 49 minutos da segunda etapa, a bola bateu na mão de Zeegelaar, que foi descuidado na jogada. Pênalti, bem batido por Pellegrini. Depois, restou ao juiz apitar o final da peleja. Um pontinho que deixa a Roma no sétimo lugar, com 48 pontos. A equipe comandada por José Mourinho, contudo, ainda pode ser ultrapassada pela Fiorentina, que tem um jogo a menos na Serie A – justamente diante da Udinese. Por falar nos bianconeri, o empate é frustrante pelo contexto da partida, mas ajuda a equipe na classificação. São 30 pontos para a esquadra friulana, 14ª colocada e ainda com dois compromissos atrasados.

Invicta há 20 partidas, somando todas as competições, a Juventus voltou a se cacifar à briga pelo scudetto (AFP/Getty)

Atalanta 0-0 Genoa

Tops: Palomino (Atalanta) e Destro (Genoa)
Flops: Maehle (Atalanta) e Hernani (Genoa)

Falou em Genoa, falou em 0 a 0. Pela terceira vez seguida, os rossoblù protagonizaram uma partida sem gols na Serie A. Para piorar, este é o sétimo empate consecutivo da equipe – cinco deles por 0 a 0. De pontinho em pontinho, o Genoa vai se complicando cada vez mais na tabela. São apenas 19, e uma vitória em 29 rodadas, o que coloca o time na vice-lanterna, a seis do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Dramático.

Desta vez, porém, diferentemente de outros confrontos sem gols, o duelo com a Atalanta foi aberto. Muitas chances de gols desperdiçadas para ambos os lados, neste que poderia ter sido um jogo vencido por qualquer um dos rivais. Pasalic e Muriel perderam oportunidades de ouro pelo lado da Dea. Já no Genoa, Destro, que entrou muito bem na segunda etapa, conduziu a equipe a algumas investidas já na reta final da peleja. Mas nada de a rede balançar em Bérgamo.

O empate pode ser considerado um tropeço grande para a Atalanta, que caiu para o sexto lugar, com a mesma pontuação da Roma – que tem um jogo a mais. Os nerazzurri seguem distantes da Juventus, na quarta colocação, e a briga parece que vai ficar mesmo por uma vaga na Liga Europa. Do outro lado, o Genoa parou de perder, mas precisa começar a vencer, caso deseje permanecer na elite do futebol da Bota.

Fiorentina 1-0 Bologna

Gol: Torreira
Tops: Torreira e Milenkovic (Fiorentina)
Flops: Bonifazi e Svanberg (Bologna)

No Dérbi dos Apeninos, a Fiorentina não fez uma boa primeira etapa, mas se aproveitou de uma expulsão precoce para recalcular a rota e tomar conta da segunda metade. Bonifazi foi o vilão do Bologna, ao levar o segundo cartão amarelo aos 40 minutos de jogo. Antes, a equipe visitante até havia colocado duas bolas na trave, embora a Viola já estivesse dominando o meio-campo e a posse da pelota.

Com um homem a mais, contudo, o time da casa cresceu no tempo complementar. O nome do jogo foi Torreira. O uruguaio esteve onipresente, marcou bem e ainda apareceu de surpresa no ataque. Primeiro, com uma bola que explodiu no poste. Depois, com o gol solitário da partida. Foi após cruzamento de Biraghi e ajeitada de Castrovilli. Dentro da pequena área, o volante mandou meio de canela, meio de joelho, e a redonda cruzou a linha.

Se, recentemente, a Fiorentina sofreu com resultados ruins mesmo em dias nos quais jogou bem, o panorama se inverteu nesta 29ª rodada. Não foi um jogo brilhante da Viola, que abusou dos cruzamentos e levou sustos no início do duelo. Mas os três pontos foram conquistados, o que importa para a equipe se manter na oitava colocação da Serie A, com 46 pontos, ainda muito viva na briga por vagas em competições europeias. Já o Bologna segue estagnado, com 33, somente na 12ª posição geral.

Immobile se tornou o maior artilheiro da Lazio na Serie A e levou sua equipe à quinta posição (Getty)

Spezia 2-0 Cagliari

Gols e assistências: Erlic (Verde) e Manaj
Tops: Erlic e Kiwior (Spezia)
Flops: João Pedro e Baselli (Cagliari)

Num duelo de desesperados, o Spezia conseguiu uma vitória crucial diante do Cagliari, dando um passo importante para mais um ano de permanência na elite do futebol italiano. A equipe da Ligúria teve chances mais agudas durante o jogo e, embora tenha desperdiçado uma penalidade, acabou fazendo por valer a superioridade na segunda etapa. Apesar da derrota, vale dizer, o goleiro do Cagliari, Cragno, fez novamente uma grande partida.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, o arqueiro defendeu o pênalti batido por Verde. Pouco depois, ele voltou a aparecer com mais um milagre, sendo o responsável direto pela manutenção do 0 a 0 antes do intervalo. Mas, já na etapa complementar, Cragno nada pode fazer para evitar os gols de Erlic e Manaj. No primeiro, o zagueirão do Spezia só precisou completar, dentro da pequena área, a batida de escanteio de Verde. Depois, Manaj (que entrou no decorrer do duelo) recebeu uma assistência “sem querer” de Kovalenko, fez uma bela finta no defensor e marcou o tento derradeiro, para delírio das arquibancadas.

A comemoração tem fundamento. Com o resultado, o Spezia chegou aos 29 pontos, na 15ª colocação da Serie A. O time respira, a sete pontinhos do Venezia, primeira equipe dentro da zona vermelha da competição. Já o Cagliari, que vinha em ampla recuperação no ano de 2022, encarou a segunda derrota seguida. Em termos práticos, nada mudou para o time da Sardenha, já que o Venezia também ficou sem somar pontos nas últimas duas semanas. Os sardos têm 25 pontos, três a mais do que o rival na luta pela permanência na primeira divisão.

Salernitana 2-2 Sassuolo

Gols e assistências: Bonazzoli e Djuric (Zortea); Scamacca (Kyriakopoulos) e Traorè (Lopez)
Tops: Djuric (Salernitana) e Traorè (Sassuolo)
Flops: Veseli (Salernitana) e Raspadori (Sassuolo)

Salernitana e Sassuolo fizeram um jogo movimentado, mas que terminou em igualdade. Péssimo para o time da casa, que segue lutando honrosamente, porém sem abandonar o posto de lanterninha da Serie A, com apenas 16 pontos ganhos em 27 rodadas — o time ainda tem dois compromissos a menos. Já o Sassuolo perdeu a chance de ganhar uma posição e, portanto, segue em 10º lugar, com 40 pontos conquistados.

Bonazzoli abriu o placar logo aos 8 minutos, contando com falha do geralmente seguro goleiro do Sassuolo, Consigli. O time visitante, contudo, não sentiu o golpe precoce e logo se armou para buscar a virada. E com dois belos gols. No primeiro, aos 20 minutos, Traorè serviu Kyriakopoulos, que colocou o cruzamento na cabeça de Scamacca. Sozinho, o atacante deu um verdadeiro tiro para empatar o duelo. Dez minutos depois, Traorè fez uma jogada estupenda, passou por dois defensores e bateu com estilo para virar o confronto.

Na segunda etapa, o Sassuolo perdeu chances de estender a vantagem. A falta de pontaria acabou custando caro, principalmente após a expulsão completamente tola de Raspadori. Com duas faltas em dois minutos, o atacante foi para o chuveiro mais cedo, deixando meia hora de relógio para a Salernitana buscar o empate com um homem a mais. E a igualdade veio, apesar das limitações do time casa no ataque. O gol veio através de mais uma bola aérea. Zortea cruzou para Djuric, que direcionou bem o cabeceio, no canto. No finzinho, Bonazzoli teve a chance de uma virada histórica, mas Consigli apareceu bem para se redimir da falha no início da partida. No fim, um 2 a 2 animado em Salerno, mas que não resolve a vida de nenhum dos dois times neste Campeonato Italiano.

Seleção da rodada

Szczesny (Juventus); Kalulu (Milan), Bremer (Torino), Ostigard (Genoa); Molina (Udinese), Torreira (Fiorentina), Kiwior (Spezia), Makengo (Udinese), Di Lorenzo (Napoli); Morata (Juventus), Osimhen (Napoli). Técnico: Thiago Motta (Spezia).

Compartilhe!

Deixe um comentário