Liga Conferência

Com gol nos acréscimos, a Roma garantiu a classificação para as quartas da Conference League

Nesta quinta-feira, 17 de março, a Roma recebeu o Vitesse pelo jogo de volta das oitavas de final da Conference League. A equipe italiana, que havia vencido pelo placar mínimo na ida, novamente não teve uma boa atuação e precisou de gol nos acréscimos para garantir o empate por 1 a 1. Foi no sufoco, mas Abraham, artilheiro romanista na temporada, levou a Loba para a próxima fase do torneio.

No início do primeiro tempo, logo aos 2 minutos de jogo, Grbic colocou Rui Patrício para trabalhar ao efetuar uma perigosa cobrança de falta, de muito longe. Até parecia que teríamos um jogo cheio de oportunidades, mas não foi isso que aconteceu nos 45 iniciais. Na verdade, esta foi a única finalização que foi na direção do gol durante toda a etapa.

A Roma teve mais posse de bola, enquanto o Vitesse tentava contra-ataques sem sucesso. Outras oportunidades, todas apenas por parte da equipe de José Mourinho, só foram aparecer após os 20 minutos, com finalizações de fora da área tentadas por Veretout e Viña. Ao 36, Zaniolo ainda recebeu bom passe de Mkhitaryan e teve chute crucial bloqueado.

Na segunda etapa, as ações também foram iniciadas com cobrança de falta de longe: Pellegrini foi quem arriscou, só que sem sucesso. No decorrer do tempo, o percentual de posse de bola se inverteu e foi o time holandês, dirigido pelo alemão Thomas Letsch, quem passou a ficar mais com a pelota e foi trabalhando, pacientemente, para achar espaços.

A Roma não fez 180 minutos positivos diante do Vitesse, mas se impôs e faturou a vaga (Getty)

Os espaços não chegaram a ser oferecidos pela Roma, mas, mesmo assim, o Vitesse conseguiu complicar a vida do time da casa. Aos 62 minutos, Dasa levantou a bola na intermediária para Wittek, que não pensou duas vezes: antes de a marcação chegar e de a bola cair, emendou um lindo chute de primeira, com muito efeito. Rui Patrício saltou, mas não pode evitar o gol que igualou o placar agregado.

Logo após o tento, Mourinho fez três mexidas na equipe: Maitland-Niles, Viña e Veretout deixaram o gramado e deram lugar a Karsdorp, El Shaarawy e Cristante. Com as trocas e a necessidade da Roma em achar um gol, o jogo ficou mais movimentado. Aos 73 minutos, depois de falta levantada na área, Cristante obrigou Houwen a fazer boa defesa e, no rebote, acabou escorregando.

A reta final da peleja foi de abafa para ambas as equipes. Para os mandantes, Pellegrini recebeu ajeitada de Abraham, mas isolou uma bela oportunidade de voleio; na sequência, Grbic respondeu com um chute que tirou tinta da trave. Aos 90 minutos, depois de tanto sufoco, veio o gol romanista. El Shaarawy cruzou na área e a bola chegou em Karsdorp, que ajeitou para Abraham – sempre ele – empurrar para as redes. O artilheiro chegou a seu sétimo tento na competição e deu a classificação para o time da capital.

Com o empate por 1 a 1 com o Vitesse, a Roma disputará as quartas de final de um torneio continental pela segunda temporada seguida. Em 2020-21, a Loba foi até as semis da Europa League, ocasião em que foi trucidada pelo Manchester United. Almejando ter um destino melhor do que o da campanha anterior e conquistar o seu primeiro título de uma competição da Uefa, a equipe capitolina agora aguarda o sorteio que acontece nesta sexta, 18 de março, para saber quem será seu adversário na próxima fase.

Compartilhe!

Deixe um comentário