A Serie A vai se aproximando do fim e, cada vez mais, os grandes duelos terão peso importante para a definição do campeonato. É o caso do Derby della Capitale entre a Roma, sexta colocada, e a Lazio, quinta: qualquer esperança de as equipes se aproximarem da zona de classificação para a Champions League passa por uma vitória na partida deste domingo, e a própria corrida por vaga num torneio continental depende de um resultado positivo. Mais acima na tabela, Milan, Napoli e Juventus terão adversários acessíveis, enquanto a Inter encara uma qualificada Fiorentina. Confira a prévia da rodada.
O jogão
Domingo, 20/3, 14h
Roma x Lazio
Antes do decisivo Derby della Capitale, José Mourinho já soltou uma de suas típicas bordoadas: “não estou contente porque [contra o Vitesse] jogaram muitos que irão atuar domingo, enquanto a Lazio está em casa fumando cigarro com [Maurizio] Sarri”. A indireta, que tem como pano de fundo a continuidade da Roma em torneios continentais e a eliminação da Lazio na Liga Europa, evidencia que é o acesso a competições da Uefa que estará em jogo no clássico.
As duas equipes atravessam momento positivo na Serie A. De um lado, a Roma está invicta há oito jogos e vive a maior sequência sem derrotas desde 2019; do outro, a Lazio acertou a sua defesa e já conseguiu não ser vazada em seis partidas neste ano – nas cinco principais liga europeias, só a Real Sociedad (sete) obteve mais clean sheets. Em termos individuais, ainda teremos o encontro entre Abraham, autor de 21 gols na temporada, e Immobile, que fez 26 – sendo 21 no campeonato. Ciruzzo, aliás, almeja se tornar o maior artilheiro celeste no dérbi: ele já anotou seis vezes e está na cola de Piola (sete). Olho ainda em Milinkovic-Savic, que já participou de 17 tentos no atual certame, tendo marcado oito e fornecido nove assistências.
Prováveis escalações
Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibañez; Karsdorp, Cristante, Mkhitaryan, Zalewski; Pellegrini; Zaniolo, Abraham.
Lazio: Strakosha; Lazzari, Luiz Felipe, Acerbi, Marusic; Milinkovic-Savic, Lucas Leiva, Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile, Pedro.
Fique de olho
Sábado, 19/3, 14h
Inter x Fiorentina
Vencer ou vencer: a Inter depende de um triunfo sobre a Fiorentina para se manter numa posição competitiva na corrida pelo bicampeonato e superar o momento negativo na Serie A. Com apenas duas vitórias nas oito últimas rodadas, a Beneamata tem apenas o nono melhor aproveitamento do período, mostrando que vem sentindo a sequência de duelos importantes de fevereiro e março.
Por outro lado, Simone Inzaghi conta com alguns trunfos para superar o time de Vincenzo Italiano. O primeiro deles é o fato de a Fiorentina ter sido vazada em seus 10 compromissos mais recentes como visitante – um prato cheio para Çalhanoglu, que anotou quatro gols e forneceu quatro assistências em apenas nove duelos com a Viola pela Serie A. Além disso, a Inter ainda é a melhor mandante do campeonato, com 32 pontos em 14 partidas. Um desempenho forte e que faz a torcida confiar que a equipe poderá ampliar uma marca já expressiva: os nerazzurri somaram 16 vitórias nas 19 últimas vezes em que receberam os toscanaospelo certame.
Sábado, 19/3, 16h45
Cagliari x Milan
Na busca pela manutenção de sua boa vantagem na liderança da Serie A, o Milan terá pela frente um adversário bastante ameaçado pelo fantasma do rebaixamento. O Cagliari ensaiou uma reação e deixou a zona de descenso, mas perdeu fôlego nas últimas rodadas: após uma invencibilidade de cinco partidas, perdeu os dois jogos mais recentes e sequer marcou gols. Por sua vez, o time de Stefano Pioli balançou as redes em todos os 14 compromissos fora de casa deste campeonato – só em 1967-68 a equipe rossonera estabeleceu uma sequência maior no quesito.
Como se não bastasse o óbvio desnível entre as equipes no momento atual, o Milan tem um histórico amplamente favorável contra o Cagliari. O Diavolo perdeu somente um dos 36 últimos confrontos com os isolani, tendo vencido 27 deles, e marcou gols em todas as 11 visitas mais recentes à Sardenha. O time de Walter Mazzarri precisará fazer uma partida perfeita para quebrar estes tabus.
Demais partidas
Sexta, 18/3, 14h45
Sassuolo x Spezia
Sexta, 18/3, 17h
Genoa x Torino
Sábado, 19/3, 11h
Napoli x Udinese
Domingo, 20/3, 8h30
Venezia x Sampdoria
Domingo, 20/3, 11h
Empoli x Verona
Juventus x Salernitana
Domingo, 20/3, 16h45
Bologna x Atalanta