O último trem para o scudetto está partindo e Juventus (quarta colocada) e Inter (terceira) precisam garantir o bilhete. Como o Milan está com boa vantagem na liderança e recebe o modesto Bologna na 31ª rodada da Serie A, bianconeri e nerazzurri necessitam da vitória no Derby d’Italia. Só os três pontos podem fazer com que a dupla continue a sonhar com o título. O vice-líder Napoli, por sua vez, terá um compromisso bastante complicado no fim de semana, já que visita a Atalanta em Bérgamo. Confira a prévia da rodada.
O jogão
Domingo, 3/4, 15h45
Juventus x Inter
O mundo dá voltas. Há alguns meses seria difícil acreditar que a Juventus entraria em campo com favoritismo sobre a Inter no Derby d’Italia, considerando a bola que as equipes vinham jogando. Hoje, o time de Massimiliano Allegri é o dono da maior sequência de invencibilidade vigente na Serie A (16 jogos) e o que teve o melhor rendimento nas nove últimas rodadas, com 21 pontos somados. A formação de Simone Inzaghi conquistou somente 11, ficando apenas com o nono melhor aproveitamento no mesmo período. Fora de casa, os nerazzurri obtiveram quatro empates consecutivos.
Em que pese a clamorosa derrota caseira para o Villarreal, na Champions League, o Allianz Stadium voltou a ser uma fortaleza para a Juventus. A última queda dos bianconeri em seu estádio ocorreu na 14ª jornada, diante da Atalanta – desde então, pontuou nos oito jogos que fez na arena. Esse retrospecto tende a dar ainda mais confiança aos jogadores da Velha Senhora, principalmente se levarmos em conta que, considerando todas as competições, a Inter venceu apenas um dos derradeiros 15 clássicos disputados em Turim. Os mandantes triunfaram em 10 deles.
Prováveis escalações
Juventus: Szczesny; Danilo, De Ligt, Chiellini, De Sciglio; Cuadrado, Zakaria, Locatelli, Rabiot; Vlahovic, Morata.
Inter: Handanovic; D’Ambrosio, Skriniar, Bastoni; Dumfries, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Perisic; Dzeko, Martínez.
Fique de olho
Domingo, 3/4, 10h
Atalanta x Napoli
Vice-líder da Serie A, o Napoli viaja para enfrentar uma adversária muito qualificada, mas que estagnou na competição. A Atalanta venceu apenas três dos 12 últimos jogos no certame, com média de 1,2 gol por partida – no restante do campeonato, essa proporção foi de 2,2 por peleja. Por não conseguir exibir de forma regular um nível de atuação semelhante ao mostrado na vitória sobre os azzurri no primeiro turno (ou ao dos quatro triunfos nos seis duelos mais recentes com os partenopei) não é de surpreender que a Dea tenha caído para a quinta posição e se distanciado do pelotão que briga pela Champions League.
O Napoli é o segundo melhor visitante da Serie A, com 34 pontos somados em 15 jogos fora de casa neste campeonato – perdeu somente uma partida como visitante, inclusive. No entanto, a equipe de Luciano Spalletti precisará driblar o desfalque do suspenso Osimhen para se dar bem em Bérgamo. O time partenopeo venceu 70% dos compromissos em que o nigeriano esteve em campo neste campeonato (14 de 20); sem ele, triunfou em cinco de 10. Mertens, seu provável substituto, tem bom desempenho recente contra a Atalanta, já que marcou quatro gols nas quatro últimas pelejas como titular ante a Dea.
Segunda, 4/4, 15h45
Milan x Bologna
Favoritaço: este é o papel do Milan sempre que enfrenta o Bologna, ao menos desde o início da década de 1990. O Diavolo venceu 11 dos últimos 12 jogos da Serie A disputados contra os felsinei – inclusive todos os cinco em San Siro – e nos seis mais recentes marcou pelo menos dois gols, alcançando 18 tentos anotados, no total. Não deveremos ter um roteiro muito diferente disso na partida que encerra a rodada, na segunda.
O Bologna vem de duas derrotas consecutivas e não marca há três jogos no campeonato. O time emiliano tem sido muito dependente de Arnautovic, já que Barrow voltou da Copa Africana de Nações em má fase e não está sendo capaz de dividir as responsabilidades ofensivas dos rossoblù. Definitivamente não é um cenário muito auspicioso para uma equipe que vai enfrentar um rival que tem uma defesa acertada e com dois pilares em ótima fase, como Kalulu e Tomori.
Demais partidas
Sábado, 2/4, 10h
Spezia x Venezia
Sábado, 2/4, 13h
Lazio x Sassuolo
Sábado, 2/4, 15h45
Salernitana x Torino
Domingo, 3/4, 7h30
Fiorentina x Empoli
Domingo, 3/4, 10h
Udinese x Cagliari
Domingo, 3/4, 13h
Sampdoria x Roma
Segunda, 4/4, 13h30
Verona x Genoa