A hora da verdade está chegando na Serie A. O campeonato vai se aproximando do seu final e é na 37ª (e penúltima) rodada que teremos a primeira possibilidade de definição do time vencedor da temporada 2021-22. O Milan terá o seu primeiro “match point” no domingo: para isso, basta pontuar mais do que a Inter. Ou seja, superar a Atalanta e, em seguida, ver a rival não bater o Cagliari. Ou, então, empatar com a Dea e torcer para a adversária ser derrotada na Sardenha.
A verdade é que os dois compromissos devem ser difíceis para a dupla de Milão. Jogando em casa, o líder do campeonato enfrenta uma Atalanta qualificada e que ainda busca vaga na Liga Europa, contra a qual tem um incômodo tabu vigente. Os vice-líderes, por sua vez, ganharam moral após o título da Coppa Italia, sobre a Juventus, mas encaram um Cagliari desesperado pela salvação. Quem leva a melhor? Confira a prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 15/5, 13h
Milan x Atalanta
Fazendo seu último jogo em San Siro na temporada, o Milan ficará muito perto do seu 19º scudetto se pontuar contra a Atalanta – uma vitória, então, deixaria os rossoneri com uma mão e quatro dedos na taça. No entanto, a Dea não perdeu nenhuma vez nas suas sete visitas mais recentes à casa do gigante lombardo, não tendo sido sequer vazada em cinco dessas partidas. O derradeiro triunfo milanista no confronto ocorreu em 2014, quando Massimiliano Allegri ainda treinava o time.
Já sob o comando de Stefano Pioli, o Milan venceu seus dois últimos jogos contra a Atalanta na Serie A, ambos em Bérgamo, depois de ter obtido apenas uma vitória nos 11 anteriores. O treinador confia especialmente em sua forte defesa, que sofreu apenas 14 gols em 2022, para transportar este retrospecto para os domínios dos rossoneri. É a retaguarda que pode parar uma Dea forte longe do Gewiss Stadium: com 12 triunfos como visitante, a equipe de Gian Piero Gasperini só não supera o próprio Diavolo, que teve 13 sucessos fora de casa no certame.
Prováveis escalações
Milan: Maignan; Calabria, Kalulu, Tomori, Hernandez; Tonali, Bennacer; Saelemaekers, Kessié, Rafael Leão; Giroud.
Verona: Musso; Djimsiti, Demiral, Palomino; Hateboer, De Roon, Freuler, Zappacosta; Koopmeiners; Muriel, Malinovskyi.
Fique de olho
Domingo, 15/4, 13h45
Cagliari x Inter
Com moral renovada após conquistar o título da Coppa Italia em virada sobre a Juventus, a Inter ainda tem chances de faturar a terceira taça de sua temporada. Para isso, precisa da vitória sobre um desesperado Cagliari, que está na zona de rebaixamento e pode ter o descenso confirmado já neste fim de semana, em caso de derrota combinada a um triunfo da Salernitana.
A Inter é favoritíssima na Sardenha. A Beneamata venceu oito dos últimos 10 jogos do campeonato contra o Cagliari e não sofreu gols nos dois mais recentes. Além disso, em seus sete derradeiros compromissos pela Serie A, a equipe de Simone Inzaghi conquistou seis triunfos. Por sua vez, o time rossoblù somou apenas três sucessos em casa durante todo o certame e, se não bater os nerazzurri, encerrará a campanha com recorde negativo no quesito, igualando a temporada 1999-2000 – concluída, a propósito, com seu rebaixamento à segundona.
Segunda, 16/5, 15h45
Juventus x Lazio
Sem objetivos na Serie A e sem títulos em 2021-22, a Juventus jogará pela honra e por Chiellini em seu último compromisso em Turim nesta temporada. Para o capitão, vencer em sua despedida do Allianz Stadium seria uma forma digna de dizer adeus e agradecer à torcida bianconera pelos 17 anos de união. Só que a Lazio, que ainda almeja uma vaga na Liga Europa, quer estragar a celebração.
O retrospecto das equipes na reta final de 2021-22 é favorável à Lazio, que venceu cinco dos últimos sete jogos fora de casa, incluindo os dois mais recentes. Além disso, os celestes têm um dos melhores ataques do returno, com 39 gols marcados. A Juventus até tem a terceira defesa menos vazada do período, com 19 tentos sofridos, mas teve suas redes violadas nas seis rodadas anteriores, nas quais somou apenas três vitórias.
O que pode vir a equilibrar este desempenho negativo é o ímpeto dos bianconeri em confrontos com os aquilotti: são 12 triunfos nos 15 últimos jogos, sendo que a Juventus é a equipe que mais bateu a Lazio na história da Serie A (84 vezes). Vale destacar ainda que, no comando da Velha Senhora, Max Allegri tem 10 vitórias em 11 partidas realizadas contra os capitolinos e que Maurizio Sarri perdeu seis dos nove compromissos anteriores ante o adversário pela competição.
Demais partidas
Sábado, 14/5, 10h
Empoli x Salernitana
Sábado, 14/5, 13h
Udinese x Spezia
Verona x Torino
Sábado, 14/5, 15h45
Roma x Venezia
Domingo, 15/5, 7h30
Bologna x Sassuolo
Domingo, 15/5, 10h
Napoli x Genoa
Segunda, 16/5, 13h30
Sampdoria x Fiorentina