Serie A

5ª rodada: com vitória impactante sobre a Inter, o Milan se manteve na cola da Atalanta

Pouca gente apostaria que, após cinco rodadas disputadas na Serie A, a Atalanta seria líder isolada da competição e que times como Udinese e Torino estariam acima de Juventus e Inter na tabela. Mas, além dessas equipes que se destacam pelo desempenho surpreendente, encontra-se o Milan, que já mostrou que defenderá o scudetto com unhas e dentes. O Diavolo venceu o Derby della Madonnina com autoridade, no jogo mais importante da jornada, e se tornou vice-líder do certame, ao lado do Napoli. Confira o que de melhor aconteceu no fim de semana.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Milan 3-2 Inter

Gols e assistências: Rafael Leão (Tonali), Giroud (Rafael Leão) e Rafael Leão (Giroud); Brozovic (Correa) e Dzeko (Darmian)
Tops: Rafael Leão e Maignan (Milan)
Flops: Bastoni e De Vrij (Inter)

O Milan levou a melhor no Derby della Madonnina, vencendo a Inter por 3 a 2. O destaque, além da velha confusão entre Hernandez e Dumfries, que haviam se estranhado em outros clássicos, foi para Rafael Leão. Ele nunca tinha marcado sobre a Beneamata e aproveitou a tarde de sábado para quebrar o tabu de maneira brilhante.

O clássico começou pegado e, como na temporada passada, um dos maiores duelos foi entre Dumfries e Hernandez. Com menos de 10 minutos, os dois já se estranharam e levaram cartão amarelo. Dentro das quatro linhas, o jogo era bem proposto pelos dois lados. Aos 20, a primeira chance clara já resultou em gol para a Inter. Lautaro fez o pivô, sustentando a marcação, e tocou para Correa. O camisa 11 deu um passe que deixou Brozovic cara a cara com o goleiro Maignan e aí ficou fácil para a Beneamata passar à frente no placar.

No entanto, a vantagem não durou muito tempo. Tonali aproveitou o erro de Çalhanoglu na saída da Inter e carregou a bola até a entrada da área, até encontrar Rafael Leão. O português, que atravessava um marasmo nos últimos jogos, não desperdiçou e mandou no canto do gol de Handanovic.

No segundo tempo, o Milan continuou a mostrar a superioridade imposta a partir do gol, que desmontou a rival. Como um “TBT” da temporada 2021-22, o homem-dérbi Giroud deixou sua marca mais uma vez e, aproveitando falha de posicionamento da zaga e a lentidão de Handanovic, recebeu de Leão e colocou o mandante à frente do placar. Pouco depois, a dupla voltou a interagir e o português, em ótima jogada pelo lado esquerdo, achou espaço e finalizou para as redes.

No entanto, ainda havia tempo e histórias para enriquecerem o dérbi. A Inter acordou na partida e diminuiu com Dzeko, personagem improvável. Os nerazzurri queriam mais e impuseram perigo e pressão à área de Maignan. Em uma das oportunidades, o goleiro francês precisou se esticar para impedir o tento de Lautaro de cabeça. Também foi plástico num chutaço de Çalhanoglu. Apesar disso, o Milan conseguiu segurar o resultado e quebrou dois tabus na Serie A: não vencia clássicos como mandante contra os nerazzurri desde 2016 e nem derrotava a rival consecutivamente desde 2011.

Fiorentina 1-1 Juventus

Gols e assistências: Kouamé (Sottil); Milik (Kostic)
Tops: Sottil (Fiorentina) e Perin (Juventus)
Flops: Jovic (Fiorentina) e Paredes (Juventus)

O clássico que abriu a rodada terminou em empate na cidade de Florença. No entanto, o resultado poderia ter sido mais positivo para Fiorentina, que desperdiçou um pênalti com Jovic e encontrou dificuldades para passar por Perin. A Juventus, outra vez, não fez uma partida primorosa.

O equilíbrio foi a tônica os minutos iniciais do duelo. Allegri optou por iniciar o jogo com novas peças, como o recém-chegado Paredes e Milik, que entrou contra o Spezia – Vlahovic ficou no banco. Aos 8, a aposta deu frutos, já que o polonês deixou sua segunda marca pela Juventus. Cuadrado buscou Kostic sozinho na área e, após a finalização de primeira do sérvio, a bola sobrou para Milik escorar de barriga.

Atrás do placar dentro de casa, a Fiorentina buscou a posse de bola para passar pela defesa da Juve. No entanto, foi pelo contra-ataque que a Viola se saiu melhor e deixou tudo igual. No passe vertical de Sottil, Kouamé disparou pelo lado direito, entrou na área e bateu entre Perin e a trave. A virada poderia ter vindo com Jovic após um pênalti cometido por Paredes, que já havia falhado no gol toscano. No entanto, o sérvio parou no arqueiro bianconero, que resvalou na bola e ainda contou com a ajuda da trave para evitar o tento.

Já na segunda etapa, a dona da casa fez valer seu mando e rumou ao ataque. Em uma das boas oportunidades criadas, Biraghi mandou a bola na trave e Jovic tentou a sobra. Apesar de promissor, o chute saiu pela linha de fundo. A Juventus parecia conformada com o resultado nos minutos finais, enquanto a Fiorentina dava tudo de si para conquistar a virada. Amrabat arrematou de fora da área e, para seu azar, Perin estava inspirado. Assim, o empate foi consumado, mais por vontade da Juve do que da Viola.

Allegri não tem feito a Juventus jogar bem, mas a equipe conquistou um ponto numa dura partida com a Fiorentina (Getty)

Udinese 4-0 Roma

Gols e assistências: Udogie, Samardzic (Deulofeu), Pereyra (Makengo) e Lovric (Pereyra)
Tops: Pereyra e Deulofeu (Udinese)
Flops: Rui Patrício e Karsdorp (Roma)

A Udinese acabou com a boa sequência de jogos da Roma de Mourinho ao não tomar conhecimento da equipe capitolina e aplicar-lhe uma goleada sonora no Friuli. Por conta de muitos erros de recomposição, coletivos e individuais, a Loba teve frustrados os planos de assumir a liderança isolada da Serie A. Por outro lado, os bianconeri chegaram a sua terceira vitória consecutiva no campeonato, empatando em pontos com os próprios giallorossi, na quarta posição.

O jogo parecia promissor para a Roma, que conseguiu subir bem no primeiro ataque. Abraham recebeu a bola e deixou Dybala condicionado para disparar pelo lado esquerdo. No entanto, La Joya finalizou ao lado do gol de Silvestri. No entanto, ao invés de o grande esquadrão apavorar a Udinese, o inverso aconteceu. O bombardeio bianconero começou aos 5 minutos. Ao invés de afastar o cruzamento de Pereyra, Karsdorp ajeitou a bola com o peito na medida para Udogie, da Udinese, completar para as redes.

Já a Roma tentava a reação a todo custo. Novamente bem posicionado, Dybala recebeu o lançamento de Spinazzola e, nas costas do marcador, finalizou em cima de Silvestri. Mas o que a Loba não esperava era que as descidas da dona da casa iriam se intensificar. As investidas cresciam, mas o placar só foi ampliado na segunda etapa.

A Udinese aproveitava os erros de marcação da Roma no último terço do gramado e, assim, chegou ao segundo gol. Samardzic notou que a defesa giallorossa se abriu e disparou uma bomba de fora da área; já Rui Patrício viu a bola quicar em sua frente e lhe surpreender. A Loba ainda conseguiu carimbar a trave, mas se desmilinguiu na sequência: os friulanos trocaram passes na área e, após a deixadinha de Makengo, Pereyra mandou a pelota com efeito no canto direito. Ainda houve tempo para o argentino, o melhor em campo, trabalhar com Udogie e acionar Lovric, que fechou o placar.

Lazio 1-2 Napoli

Gols e assistências: Zaccagni (Felipe Anderson); Kim (Zielinski) e Kvaratskhelia (Anguissa)
Tops: Kvaratskhelia e Anguissa (Napoli)
Flops: Immobile e Patric (Lazio)

Vencer fora de casa em uma atmosfera como a do Olímpico de Roma não é fácil, mas o Napoli chegou à virada contra a Lazio graças ao seu coletivo. O placar terminou em 2 a 1 para o visitante, novamente com a marca de Kvaratskhelia. A equipe de Spalletti chegou a assumir a primeira posição, mas perdeu o posto com a vitória da Atalanta e ficou na vice-liderança, ao lado do Milan.

A Lazio foi eficiente no ataque logo aos 4 minutos, quando saiu à frente no placar. Felipe Anderson recebeu a bola de Milinkovic-Savic e aproveitou a chegada de Zaccagni na entrada da área do Napoli para fazer o passe. O camisa 20 recebeu, fez o giro e anotou o primeiro gol da partida.

Não foi a primeira vez que o time de Spalletti saiu atrás no placar. Logo na rodada inaugural, o treinador italiano contou com a joia georgiana Kvaratskhelia para virar o jogo contra o Verona. Dessa vez, o reforço gerou desgaste na zaga laziale, acertou a trave e ainda participou do lance do gol equalizador, que saiu de um escanteio pela esquerda. Kim, que estava dentro da pequena área, cabeceou na trave e Provedel não conseguiu defender antes de a bola cruzar a linha.

O Napoli seguiu com sua missão no segundo tempo. Osimhen contribuiu para fazer Provedel trabalhar mais do que o normal, mas seria o homem-gol georgiano quem levaria a torcida do Napoli dentro do Olímpico à loucura. Anguissa recebeu a bola de Politano e fez o passe na área. Kvara saiu de surpresa por trás da defesa e mandou uma bomba para virar o jogo e definir a peleja.

Com show de Pereyra e Udogie, a Udinese goleou a Roma e obteve um dos resultados mais surpreendentes desta Serie A (Getty)

Monza 0-2 Atalanta

Gols e assistências: Hojlund (Lookman) e Marlon (contra)
Tops: Lookman e Soppy (Atalanta)
Flops: Marlon e Pablo Marí (Monza)

O Monza está em apuros na Serie A e a derrota para a Atalanta dentro de casa agravou ainda mais a sua situação. O clube de Berlusconi ocupa a última posição na tabela e ainda não conseguiu pontuar na competição. Já a Atalanta assumiu a liderança isolada, com 13 pontos na tabela.

O Monza teve boas oportunidades durante a primeira etapa e chegou a colocar a adversária nas cordas. Caprari cobrou uma falta perigosa dentro da área e, preparado, Musso fez a defesa. Em outra chegada, desta vez em velocidade, Sensi tentou a finalização e contou com uma nova intervenção do goleiro da Atalanta.

Do lado da Dea, Éderson e Malinovskyi trocaram passes e o jogador ucraniano tentou chutar a gol. A bola passou ao lado, levando perigo à meta de Di Gregorio. No entanto, embalada pelo bom final de primeiro tempo, a Atalanta controlou os últimos 45 minutos. A entrada de Soppy no lugar de Zappacosta acabou mudando o jogo, pois o francês passou a formar uma dupla azeitada com Lookman, dificultando sobremaneira a marcação do Monza.

Hojlund foi o responsável por tirar o zero do marcador. Em seu segundo jogo pela Serie A, o atacante dinamarquês aproveitou o cruzamento rasteiro de Lookman e deixou a Atalanta com a vantagem. Para ampliar o placar, a Dea ainda contou com um erro do Monza. Éderson construiu a jogada e rolou para o nigeriano, que tentou colocar para o centro da área e viu a bola resvalar em Marlon antes de entrar. Assim, mesmo sem atuar mal, o Monza perdeu a oportunidade de pontuar novamente.

Torino 1-0 Lecce

Gol e assistência: Vlasic (Vojvoda)
Tops: Vojvoda e Vlasic (Torino)
Flops: Di Francesco e Baschirotto (Lecce)

No encerramento da rodada, o Torino não foi brilhante, mas dominou o Lecce e conseguiu uma vitória que o colocou num surpreendente quarto lugar, ao lado de Udinese e Roma. Os salentinos, por sua vez, seguem fora da zona de rebaixamento, mas sem triunfos na Serie A.

Sem o técnico Juric, que está com pneumonia, o Torino teve menos brio nesta segunda. Até controlou o jogo e chegou com frequência, mas pareceu menos ligado do que de costume. Na etapa inicial, produziu duas oportunidades pelos flancos, que terminaram com finalização à queima-roupa de Pellegri, defendida por Falcone, e num chute perigoso de Radonjic. Aos 40 minutos, então, Vojvoda viu Vlasic atacando o espaço e efetuou um passe primoroso para que o croata abrisse o placar.

A segunda etapa foi praticamente uma cópia da primeira: o Torino continuou a ter a bola, mas não teve precisão. Já no final, um passe de Sanabria clareou tudo para Vojvoda, que bateu no contrapé de Falcone e só não marcou porque o goleiro efetuou ótima defesa. Os piemonteses também tiveram gol de Pellegri anulado por impedimento.

De virada, o Napoli venceu a Lazio no Olímpico e continuou bem posicionado na tabela (Getty)

Verona 2-1 Sampdoria

Gols e assistências: Doig (Lasagna) e Audero (contra); Caputo (Rincón)
Tops: Doig e Lazovic (Verona)
Flops: Ferrari e Colley (Sampdoria)

O cenário chegou a parecer apático na partida entre os tradicionais Verona e Sampdoria. No entanto, tudo foi resolvido dentro de oito minutos, no final da primeira etapa, o que agitou o duelo. A Samp saiu na frente, mas o Hellas reagiu e garantiu a vitória. Do outro lado, a equipe de Gênova ainda não venceu na competição e se complica cada vez mais.

O jogo era morno e controlado, sem muitas emoções para ambos os lados. Depois de quase 40 minutos sem nada acontecer, a Sampdoria conseguiu abrir o placar. Rincón efetuou passe em profundidade e Caputo recebeu a bola. Com a marcação muito próxima, ele ainda fez o giro e se livrou dos adversários antes de finalizar para as redes.

O empate não demorou para chegar, como se todo o gás da partida tivesse sido guardado para o final da primeira etapa. Henry recebeu o cruzamento pelo alto, cabeceou a gol, e a bola ainda tocou nas costas de Audero. Para completar o salto de hiperatividade do jogo, a virada do Verona chegou com a sobra do goleiro. Lasagna trombou com o arqueiro da Sampdoria e Doig ficou livre para anotar o segundo.

O cenário do segundo tempo ficou favorável ao Verona, que passou a mandar na partida graças aos dois gols anotados. No entanto, diferentemente da etapa inicial, Audero apresentou mais consistência e efetuou cinco boas defesas. Ele ainda seria ainda importante próximo ao final do jogo quando, numa confusão, conseguiu espalmar chutes de Miguel Veloso e Lazovic. O arqueiro manteve o placar apertado e permitiu que a Samp sonhasse com o empate. Mesmo com pouca posse de bola e lutando contra o muro gialloblù, a equipe visitante chegou a ter uma chance de ouro quando Caputo recebeu passe de Pussetto, mas acabou errando o alvo.

Spezia 2-2 Bologna

Gols e assistências: Bastoni e Schouten (contra); Arnautovic (Medel) e Arnautovic (Soriano)
Tops: Bastoni (Spezia) e Arnautovic (Bologna)
Flops: Nzola (Spezia) e Schouten (Bologna)

O Bologna tinha as cartas na mesa para vencer, mas uma série de erros levou a equipe ao empate fora de casa. Mais uma vez, o time de Mihajlovic mostrou muita dependência de Arnautovic, que é o artilheiro da Serie A e marcou todos os cinco gols dos rossoblù.

O Spezia teve a primeira boa chance do jogo em uma finalização de Gyasi defendida por Skorupski. No entanto, aos 4 minutos, o Bologna levou a melhor. Medel mandou um lançamento da área contrária e encontrou Arnautovic, que afundou a bola na rede. O time visitante tentou ampliar com Orsolini, mas os mandantes correram atrás do prejuízo ainda na antes do intervalo e encontraram o empate nos acréscimos. De média distância, Bastoni achou espaço por dentro da marcação e bateu direto para o gol.

Na segunda etapa, o Spezia conseguiu a virada graças a um erro do Bologna. Bastoni cobrou uma falta dentro da área e, na tentativa de afastar, Schouten cabeceou em cheio para dentro do próprio gol. No entanto, a sorte ainda abraçava os emilianos. O time visitante chegou ao empate mais uma vez com seu artilheiro. Em uma jogada parecida com a do primeiro tento, os felsinei tiveram o contra-ataque e Soriano efetuou o passe em profundidade para o camisa 9 deixar tudo igual e, assim, fechar o placar.

Com vitória sólida sobre o Monza, a Atalanta se tornou líder isolada do campeonato (AFP/Getty)

Cremonese 0-0 Sassuolo

Tops: Radu (Cremonese) e Consigli (Sassuolo)
Flops: Ghiglione (Cremonese) e Rogério (Sassuolo)

Após empatar dentro de casa com o Milan, o Sassuolo foi atrás dos três pontos contra a Cremonese, mas acabou empatando sem gols. Os arqueiros foram os grandes nomes da tarde, pois responsáveis pelo 0 a 0 que deu ao time da Lombardia o seu primeiro ponto nesta Serie A.

Apesar do placar, as equipes tiveram oportunidades de gols. Logo com 2 minutos, Rogério fez o lançamento e Thorstvedt tentou cruzar na área. Sem sucesso para encontrar Pinamonti, a bola acabou nas mãos de Radu. Já a Cremonese arriscou com Pickel, que tocou na entrada da área para Dessers. O nigeriano fez o pivô e Zanimacchia chegou finalizando, mas a pelota passou ao lado da meta de Consigli.

Se, de um lado as equipes encontraram dificuldades para sair do empate, os goleiros faziam um papel fundamental para segurá-lo. Uma das defesas fundamentais de Radu foi em uma finalização de Kyriakopoulos, pelo lado direito. O grego recebeu o cruzamento pelo alto e falhou ao tentar arrematar de primeira. Ainda com a posse, levou para a linha de fundo e chutou cruzado. A sobra ainda poderia ser promissora para o Sassuolo, que teria o gol aberto, mas ninguém chegou a tempo e a defesa grigiorossa cortou.

Na segunda etapa, o Sassuolo foi mais eficiente no ataque e levou perigo à Cremonese. A dona da casa, por outro lado, ainda lutava para conquistar os pontos no Giovanni Zini. Dessers teve uma boa chance, limpou, pedalou e, na hora de finalizar, mandou pelo lado da rede.

Salernitana 2-2 Empoli

Gols e assistências: Mazzocchi e Dia (Vilhena); Satriano (Henderson) e Lammers
Tops: Dia (Salernitana) e Lammers (Empoli)
Flops: Fazio (Salernitana) e Pjaca (Empoli)

Em um jogo que pouco prometia na rodada, Salernitana e Empoli entregaram um duelo divertido. Aos 31 minutos, um gol dos visitantes movimentou a partida, que começou morna. Satriano correu para completar o cruzamento de Henderson, se antecipando a Fazio, e mandou a bola para as redes. Pouco depois, Mazzocchi insistiu bastante, passou por três marcadores e acertou uma finalização em cheio, vazando Vicario.

Na segunda etapa, novamente, as equipes se encontravam em um marasmo. Mas, desta vez por parte da Salernitana, um gol surgiu para movimentar a peleja novamente. Vilhena bateu um escanteio e, de virilha, Dia assinou a virada dos donos da casa. Com o tento do inspirado senegalês, os grenás pareciam ter encaminhado a vitória, mas o Empoli cresceu: Satriano teve outra boa chance, desta vez em um passe em profundidade de Parisi, mas encontrou Fazio na trajetória. No entanto, quem deixou sua marca foi Lammers, que arriscou um chute e contou com um desvio no argentino para deixar o placar igual e manter os times no meio da tabela.

Seleção da rodada

Maignan (Milan); Soppy (Atalanta), Rodrigo Becão (Udinese), Pérez (Udinese), Udogie (Udinese); Pereyra (Udinese), Tonali (Milan), Kvaratskhelia (Napoli); Arnautovic (Bologna), Giroud (Milan), Rafael Leão (Milan). Técnico: Stefano Pioli (Milan).

Compartilhe!

Deixe um comentário