Grandes confrontos devem tomar a Itália na 5ª rodada da Serie A. O campeonato proporcionará a seus amantes um supersábado: além de contar com os duelos entre Fiorentina e Juventus e Lazio e Napoli, o sabadão será o palco de um Derby della Madonnina, entre Milan e Inter. Não vai dar para tirar o olho da telinha.
A rodada ainda conta com um duelo entre times tradicionais que começaram o campeonato de forma decepcionante: Verona e Sampdoria, duas equipes de que, normalmente, se espera melhor desempenho. Poderemos também ver como a Udinese, que surpreende positivamente nesse início de certame, irá se comportar contra a Roma, que divide a liderança com a Atalanta. A Serie A começou de forma bem equilibrada e até inesperada, então qualquer tropeço agora pode custar muito caro lá na frente. Confira a prévia da jornada.
O jogão
Sábado, 3/9, 13h
Milan x Inter
Na 5ª rodada, Milan e Inter farão o primeiro clássico entre times da mesma cidade na atual edição da Serie A. Curiosamente, desde 2016 o Diavolo não vence o Derby della Madonnina na condição de mandante. Outro jejum rossonero é o de vitórias consecutivas sobre a rival em partidas do campeonato: a equipe não bate a Beneamata em pelo menos duas seguidas no certame desde 2011, quando era comandada por Allegri. Agora é Pioli, um interista, que vai em busca dessa façanha.
A defesa do Milan vem se mostrado muito sólida nesse começo de campeonato, e os rossoneri mantiveram as redes intactas nos seus últimos dois jogos. Mas, para manter a marca positiva precisarão parar o poderoso ataque nerazzurro, que, apesar de não contar com Lukaku, será comandado por Martínez. Lautaro tentará participar ativamente de um gol interista pela quinta rodada consecutiva – em todas as anteriores, foi preponderante. Vale destacar que Correa, que disputa a outra vaga do setor com Dzeko, tem o Diavolo como sua vítima favorita na Serie A: são quatro tentos anotados em cinco partidas.
Prováveis escalações
Milan: Maignan; Calabria, Kalulu, Tomori, Hernandez; Tonali, Bennacer; Junior Messias, De Ketelaere, Rafael Leão; Giroud.
Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Dimarco; Dumfries, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Darmian; Dzeko, Martínez.
Fique de olho
Sábado, 3/9, 10h
Fiorentina x Juventus
No Artemio Franchi, a Fiorentina irá enfrentar a Juventus, time que mais a derrotou pela Serie A em toda a história. No total, a equipe violeta já perdeu 79 vezes para os bianconeri no Campeonato Italiano. Porém, os últimos resultados em casa são positivos para os gigliati, visto que a Velha Senhora não vence em Florença desde 2018.
O retrospecto recente do duelo até favorece a Fiorentina, mas também há de se salientar que as equipes vivem momentos bem diferentes. No campeonato, o time da casa só bateu a Cremonese, na estreia, e desde então não marcou mais um golzinho sequer. Já a Juventus depende de Vlahovic, que anotou quatro de seus seis tentos. O sérvio irá enfrentar seu antigo clube pela quarta vez, somando Coppa Italia e Serie A, e ainda está em busca de acionar a famosa lei do ex. Caso consiga, o camisa 9 balançará as redes pela terceira partida seguida no certame, o que jamais lhe ocorreu desde que passou a representar os bianconeri.
Sábado, 3/9, 15h45
Lazio x Napoli
O Napoli vai enfrentar a Lazio no Olímpico num duelo em que empates têm sido raros. O último ocorreu em 2016 e, desde então, tivemos nove vitórias dos partenopei e apenas duas dos laziali. Se, por um lado, o time da capital tem Immobile, que participou diretamente de nove gols – fez seis e forneceu três assistências – nas nove pelejas mais recentes com os napolitanos, os azzurri contam com Simeone, carrasco dos aquilotti. O argentino anotou oito vezes em 12 confrontos com os celestes, sendo quatro num único jogo, nos tempos de Verona.
O duelo também marca o encontro de dois ilustres treinadores: Spalletti, não muito querido pelos laziali por conta de sua passagem pela Roma, equipe com a qual foi bicampeão da Coppa Italia, e Sarri, que construiu sua história no Napoli. Com 114 jogos pelo time na Serie A, é o técnico com a maior média de pontos pelos azzurri. Apesar disso, o comandante parece ter dificuldade contra sua antiga esquadra, para a qual perdeu nas últimas três ocasiões.
Demais jogos
Domingo, 4/9, 7h30
Cremonese x Sassuolo
Domingo, 4/9, 10h
Spezia x Bologna
Verona x Sampdoria
Domingo, 4/9, 15h45
Udinese x Roma
Segunda, 5/9, 13h30
Monza x Atalanta
Salernitana x Empoli
Segunda, 5/9, 15h45
Torino x Lecce