Serie A

Pela 18ª rodada, o líder Napoli enfrenta a Juventus e tentará disparar de vez na Serie A

Campeão de inverno da Serie A, o Napoli chega à 18ª rodada da competição com moral para o duelo que mais mexe com a sua fanática torcida: o clássico com a Juventus, que ocupa a segunda posição do torneio, ao lado do Milan. E é justamente esse jogaço que abre a jornada, na sexta-feira.

Numa rodada que começa logo com o prato principal, o Milan é que pode sair beneficiado, sobretudo em caso de igualdade em Nápoles. Após ter sofrido um amargo empate contra a Roma e passado por uma decepcionante eliminação na Coppa Italia, o Diavolo almeja aproveitar a perda de pontos que acometerá Napoli ou Juventus – ou ambas, na melhor das hipóteses para os rossoneri. Mas, para isso, precisará bater o Lecce. A Inter, que enfrenta o freguês Verona, também deseja se reaproximar do topo da tabela.

A rodada também terá confrontos interessantes no meio da tabela, como por exemplo o que envolve Udinese e Bologna, times que enfrentam fases ruins e dificuldades de se imporem. Também vale observar se a passagem para as oitavas irá exercer algum impacto positivo sobre o Torino na Serie A. Os grenás deixaram San Siro com a moral em alta, após terem eliminado o Milan com um jogador a menos, e recebem o Spezia no domingo.

O jogão

Sexta, 13/1, 16h45

Napoli x Juventus

Um confronto entre Napoli e Juventus tem sempre a sua importância, mas o da 18ª rodada da edição 2022-23 da Serie A tem tudo para ser um dos mais relevantes dos últimos anos. Sete pontos separam as duas equipes, mas talvez a partida valha mais a nível psicológico: nas entrevistas coletivas que antecederam o clássico, Luciano Spalletti e Massimiliano Allegri tentaram jogar a responsabilidade do triunfo para o adversário, trazendo argumentos sobre as fases vividas pelos times e o momento atual. Claramente, cada um deles busca pressionar os rivais.

Uma vitória napolitana significaria a abertura de 10 pontos de vantagem dos azzurri sobre a própria Juventus – e manteria o time em ótimas condições na corrida pelo scudetto, ainda que reste metade do campeonato em disputa. Por outro lado, um triunfo bianconero reduziria a distância entre as equipes para apenas quatro pontinhos. Não só: colocaria em dúvida a superioridade do Napoli. Apesar de ter vencido quase todos os seus principais compromissos até aqui, perdeu para a Inter na retomada da Serie A após a Copa do Mundo e, em caso de nova derrota, iniciaria 2023 com duas quedas em três compromissos.

Na temporada passada, o Napoli não perdeu para a Juventus e, inclusive, não cai para a adversária na Campânia desde 2019. O time de Spalletti, inclusive, tem o objetivo de manter a sequência positiva contra a rival e ainda tenta igualar a fila de cinco jogos sem derrotas para os bianconeri, vigente de 2009 a 2011. Já a Juve vem de oito vitórias consecutivas, todas sem sofrer gols – estatística que contribui com o fato de os piemonteses terem a melhor defesa da Serie A. Contra os partenopei, que têm o ataque mais positivo da competição, com 39 tentos anotados, a zaga da Velha Senhora passará por um teste de fogo.

Prováveis escalações

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Kim, Mário Rui; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia.

Juventus: Szczesny; Danilo, Bremer, Alex Sandro; McKennie, Locatelli, Paredes, Rabiot, Kostic; Di María; Milik.

Fique de olho

Sábado, 14/1, 16h45

Inter x Verona

Inter e Verona viveram a última rodada de formas diferentes. Enquanto o Hellas voltou a vencer após 11 jogos sem conseguir os três pontos, a Beneamata levou o empate do Monza nos acréscimos, tendo ainda sido prejudicada com a equivocada anulação de um gol de Acerbi, que poderia ter garantido a vitória. A equipe nerazzurra busca se consolidar no G4 e conta com o confronto entre Napoli e Juventus para voltar a sonhar com o título italiano. Seu adversário do sábado, por sua vez, deixou a lanterna com a Cremonese e quer manter o bom momento para, no médio prazo, sair do Z3.

Pela Serie A, a Inter não perde para o Verona desde 1992. De lá para cá, foram 22 partidas, 18 vitórias dos nerazurri e quatro empates. Além disso, o Hellas nunca bateu a Beneamata em San Siro – são 20 derrotas e 11 igualdades no estádio. Portanto, um triunfo gialloblù seria um feito e tanto. Outra tarefa difícil para a equipe do Vêneto será a de manter as suas redes intactas, já que a última vez em que não sofreu gols fora de casa foi há 31 jogos, contra o Cagliari, em abril de 2021.

Após tropeço contra o Monza, a Inter busca se recuperar ante o Verona, que está na zona de rebaixamento (Getty)

Domingo, 15/1, 16h45

Roma x Fiorentina

Roma e Fiorentina estão fora da zona de classificação para competições europeias e fazem temporadas que podem ser consideradas abaixo daquilo que se esperava, seja pelos investimentos feitos para reforçarem seus planteis, seja pelo que mostraram em suas campanhas em 2021-22 – isso vale, principalmente, para a Viola. Na última rodada, a Loba conquistou um empate suado e heroico contra o Milan, resultado que tem o potencial de elevar o moral da equipe de José Mourinho para o duelo do fim de semana.

A Roma perdeu apenas um de seus últimos oito jogos contra a Fiorentina, tendo sido este, porém, o mais recente – 2 a 0 no Artemio Franchi, em maio de 2022. Caso vençam, os toscanos podem conseguir duas vitórias consecutivas sobre os giallorossi pela primeira vez desde 2012. A Loba vem de empates em três de seus quatro compromissos mais recentes no campeonato, e a possibilidade de que vejamos outra igualdade neste domingo é grande. Afinal, este é o confronto que terminou em paridade em mais ocasiões na história da competição: 60.

Demais jogos

Sábado, 14/1, 11h
Cremonese x Monza

Sábado, 14/1, 14h
Lecce x Milan

Domingo, 15/1, 8h30
Sassuolo x Lazio

Domingo, 15/1, 11h
Torino x Spezia
Udinese x Bologna

Domingo, 15/1, 14h
Atalanta x Salernitana

Segunda, 16/1, 16h45
Empoli x Sampdoria

Compartilhe!

Deixe um comentário