Dificilmente a Serie A 2023-24 terá uma rodada mais decisiva do que a 23ª. Afinal, Inter e Juventus, as grandes postulantes ao scudetto, entram em campo para um Derby d’Italia que terá um enorme peso para a definição da campeã da temporada. Principalmente se a Beneamata, líder com um jogo a menos, se sagrar vitoriosa no domingo. Nesse caso, abrirá quatro pontos de vantagem para a rival e terá mais tranquilidade em sua trajetória. Em caso de empate ou mesmo de triunfo da Velha Senhora, com consequente ultrapassagem, a disputa seguirá acirrada.
Além do clássico que promete agitar a Bota e o mundo do futebol, o domingo de Serie A terá também um importante confronto direto por vagas em competições europeias: a Atalanta, quarta colocada, enfrenta a Lazio, sexta, que tem apenas dois pontos a menos. Mais cedo, no mesmo dia, os rivais Napoli e Verona se encaram em busca de objetivos diferentes: de um lado, a arrancada rumo à Champions League; do outro, a fuga do rebaixamento. Confira, a seguir, a prévia da 23ª rodada do Italianão.
O jogão
Domingo, 4/2, 16h45
Inter x Juventus
O Derby d’Italia não vai decidir o campeonato… mas quase, se a Inter ganhar. Como os nerazzurri têm um jogo a menos e lideram com um pontinho de vantagem sobre a Juventus, um triunfo pode resultar na ampliação da dianteira para quatro ou até sete, em caso de vitória da atual primeira colocada sobre a Atalanta, em San Siro. Considerando que a equipe de Simone Inzaghi atravessa ótima fase e está invicta fora de casa, seria uma distância – ainda que hipotética – difícil de ser alcançada. O fato é que Massimiliano Allegri trabalha para que uma derrota não seja o destino da Velha Senhora no domingo.
A Inter chegará ao clássico com uma sequência de cinco vitórias em 2024 – ganhou todos os os jogos no ano e desde 2007, com Roberto Mancini, não obtém o sucesso nos seis inaugurais. Nas partidas dessa sequência que foram válidas pela Serie A, os nerazzurri marcaram gols (o fizeram também nos compromissos da Supercopa Italiana) e podem se gabar de terem balançado as redes em todas as 21 rodadas da Serie A. Assim, a Beneamata pode se tornar a segunda equipe da história a anotar tentos nas 22 primeiras, igualando um feito que a Juventus alcançou em quatro temporadas (1957-58, 2005-06, 2013-14 e 2018-19).
Em oposição, a Juventus conta com um ótimo retrospecto no Derby d’Italia: tem larga hegemonia, com 87 vitórias, 46 empates e 48 derrotas. Há, também, outro fator histórico favorável à Velha Senhora. Em todas as vezes que obteve um aproveitamento de pelo menos 80% após 22 rodadas, como tem atualmente, a gigante de Turim foi campeã italiana.
Milão verá um duelo de grandes atacantes contra fortíssimas defesas. Inter (13) e Juventus (12) são as equipes que mais colecionaram clean sheets na Serie A – 13 e 12, respectivamente – e também têm as retaguardas menos vazadas, com 10 e 13 gols sofridos. Vencer o muro bianconero será tarefa dura para Lautaro, artilheiro do campeonato, com 19. Martínez até pode (e deve) se tornar o terceiro jogador nerazzurro a anotar 20 tentos em três temporadas seguidas do Italiano, repetindo Meazza (cinco) e Nyers (quatro), mas jamais balançou as redes em compromissos consecutivos contra a Velha Senhora. Do outro lado, Vlahovic nunca marcou em San Siro, mesmo tendo visitado o estádio sete vezes. Quem levará a melhor?
Prováveis escalações
Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Martínez, Thuram.
Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer, Danilo; Cambiaso, McKennie, Locatelli, Miretti, Kostic; Yildiz, Vlahovic.
Fique de olho
Domingo, 4/2, 11h
Napoli x Verona
Na decepcionante nona posição, a quatro pontos do G4, o Napoli precisa de uma vitória sobre o rival Verona para tentar encostar na zona de classificação para a Champions League. O triunfo caseiro é o único resultado que interessa à trupe de Walter Mazzarri, sobretudo se considerarmos que o Hellas, 16º colocado, à beira da zona de descenso, se desfigurou na janela de transferências de inverno: se desfez de 13 peças e contratou quatro reforços nesta quinta, último dia permitido para tratativas. O técnico Marco Baroni trabalha num canteiro a céu aberto.
O Napoli tem sido soberano no duelo com o Verona. O time azzurro perdeu apenas um dos últimos 13 jogos da Serie A para o Hellas, vencendo nove, anotando 27 gols (média de 2,1 por partida) e mantendo suas redes intactas em seis dos compromissos. Entretanto, os três empates dessa sequência ocorreram no estádio Diego Armando Maradona, onde o adversário só conseguiu vencer duas vezes em 30 visitas pela Serie A. Estranho, não? Mais esquisito ainda é que os atuais campeões italianos não balançaram as redes em sete das 10 pelejas mais recentes, mesmo tendo os maiores números de finalizações na competição. Não à toa, os partenopei têm a proporção mais baixa de tentos por arremates entre os 10 primeiros colocados do certame, com apenas 8,6% de conversão. Precisam colocar o pé na forma.
Domingo, 4/2, 14h
Atalanta x Lazio
Quarta colocada, a Atalanta recebe a Lazio, sexta, num jogo que pode ter efeito de elevador – afinal, somente dois pontos separam as equipes. Gian Piero Gasperini tem motivos para acreditar num bom resultado, visto que, na era dos três pontos por vitória, o desempenho caseiro da Dea é o melhor da história, considerando apenas as 11 primeiras partidas como mandante: são 25 pontos somados, tal qual em 1996-97. Historicamente, os orobici também se dão bem contra os celestes. O Bologna é o único adversário sobre o qual obteve mais vitórias (38 a 37).
O problema, para os nerazzurri? É que, do outro lado, Maurizio Sarri também pode se fiar na forma recente e em dados históricos – o que significa que as estatísticas não podem revelar tudo sobre este confronto. A Lazio está invicta há cinco rodadas, sendo que não sofreu gols em três delas, e só perdeu um dos seis últimos duelos contra a Atalanta, com direito a uma vitória no mais recente. Ainda que não ganhe da Dea em turno e returno desde 2016-17, a equipe capitolina conserva sequência de três visitas a Bérgamo sem derrotas – a maior desde aquela de seis compromissos sem máculas, obtida entre 1998 e 2007.
Demais jogos
Sexta, 2/2, 16h45
Lecce x Fiorentina
Sábado, 3/2, 11h
Empoli x Genoa
Udinese x Monza
Sábado, 3/2, 14h
Frosinone x Milan
Sábado, 3/2, 16h45
Bologna x Sassuolo
Domingo, 4/2, 8h30
Torino x Salernitana
Segunda, 5/2, 16h45
Roma x Cagliari