Volta e meia, sobretudo nas redes sociais, vemos alguém dizer que “a Lazio é a equipe mais fascista do mundo”. O chavão pode parecer bonito para se posicionar contra esta nefasta ideologia, mas será que isso é verdade mesmo? A Lazio é uma agremiação fascista? A sua torcida é, na íntegra, adoradora dos ideais do ditador Benito Mussolini? Esta é uma exclusividade dos biancocelestes? Já adiantamos que não é bem por aí e que o assunto é muito mais complexo.
No 27º episódio do nosso podcast, debatemos sobre como, há algumas décadas, a torcida organizada mais expressiva da Lazio e suas descendentes, estas sim associadas ao neofascismo, têm levado a esta generalização. Também explicamos por que este é um problema mais profundo da sociedade italiana e como ele respinga ou já respingou em praticamente todos os times do país.
No programa, a Lazio também é tema no campo e bola. Afinal, após a eliminação na Champions League, que deixou evidentes alguns problemas da equipe na temporada, se intensificou a sensação de que o trabalho do técnico Maurizio Sarri está perto de chegar ao fim. Ainda debatemos sobre o desempenho de outros times italianos nas oitavas europeias: na Liga Europa, a Roma de Daniele De Rossi segue em grande fase, ao passo que o Milan oscila muito, mesmo ganhando. Por fim, na Conference League, a Fiorentina continua protagonizando partidas emocionantes e assustando sua torcida.
O podcast da Calciopédia é uma parceria com a Central 3, uma das produtoras líderes do segmento no Brasil. Para ter acesso a todos os nossos programas, clique aqui ou acesse esta playlist do Spotify. Para escutar apenas o episódio, utilize o player abaixo.
Disponível também nas seguintes plataformas: