Serie A

Tudo sobre Zlatan Ibrahimovic: uma trajetória incrível no futebol

Zlatan Ibrahimovic é um sueco que conseguiu escrever a sua história e deixá-la marcada no meio dos gramados do campo de futebol para o mundo todo ver. Sua presença sempre foi muito forte e relevante dentro de campo e pela seleção em que jogava.

Sua carreira é de grande relevância e sempre foi inspiração para muitos, afinal, Ibrahimovic representa muito mais do que apenas alguns títulos e muitos gols. Ele também representa um povo sueco que tem garra, cultura e determinação.

Este artigo foi escrito por MightyTips. Visite MightyTips para outros artigos e para nossas prévias diárias gratuitas de futebol!

Infância e juventude do jogador sueco

Nascido em 3 de outubro de 1981, em Malmö, Suécia, Zlatan Ibrahimovic é filho de pais imigrantes. Seu pai, um zelador, era bósnio, enquanto isso, sua mãe, que trabalhava como faxineira, era croata. Na casa humilde, moravam Zlatan Ibrahimovic e seus irmãos. Com isso, sua infância foi fundada em alicerces de humildade. Ele cresceu em um bairro periférico, de alta criminalidade e alta pobreza.

Apesar das dificuldades, a sua carreira foi um sucesso, construída por mérito próprio e graças aos seus esforços contínuos. Inclusive, não há dúvidas de que a infância difícil e humilde tenha feito da personalidade de Ibrahimovic sólida e tornando ele uma pessoa resiliente acima da média.

O futebol foi presente na vida de Zlatan desde a sua infância, quando jogava nas ruas com seus vizinhos, amigos e conhecidos. Com apenas 6 anos de idade, Zlatan Ibrahimovic ingressou no seu primeiro clube de futebol, o FBK Balkan. Quando chegou aos 12 ele já era reconhecido e muito procurado pelas seleções. Com isso, foi parar no Malmö FF, time reconhecido na Suécia. Foi lá, inclusive, que ele começou a se moldar para virar o exímio jogador que todos conhecem hoje.

Carreira e prêmios

Apesar de jogar desde os 6 anos em times, o Ibrahimovic começou a ser de grande destaque quando chegou no Ajax, time de Amsterdã que trazia grandes promessas e, com Zlatan, conseguiu um destaque significativo.

Depois de entrar no Ajax, em 2004, seu rosto passou a ser mais conhecido e, com pouco tempo, conseguiu migrar para a Juventus, saindo da Holanda e indo para a Itália, em 2006. Nesse time ele marcou mais gols e, assim, se formavam estatísticas do Zlatan Ibrahimovic cada vez melhores, apontando para um crescimento contínuo.

Entre 2009 e 2016 o jogador passou por alguns times, indo para a Inter, então para o Milan e, por fim, Barcelona. Transitou, dessa forma, por muitos times, culturas e técnicos, sempre mostrando toda sua precisão, resiliência e determinação em campo.

A partir de 2016, no entanto, foi quando Zlatan começou a brilhar como uma estrela, de fato. Ele chegou em Paris, para jogar no PSG (Parc des Princes do Paris Saint-Germain). Ele foi o responsável por elevar esse clube a patamares nunca antes imaginados, onde ele seria reconhecido pelo seu time de peso, sucesso e coleção de gols. O futebol francês se viu, com Ibrahimovic, revolucionado.

No ano de 2018 ele teve ainda a oportunidade de jogar no Manchester United, indo para o LA Galaxy em 2020, nos EUA, e, para encerrar sua carreira, voltando para o Milan em 2023, onde encerrou a sua carreira e se aposentou.

Zlatan construiu uma carreira sólida e repleta de conquistas. Hoje, sabe-se que ele fez 496 gols em cerca de 827 partidas. Além disso, deu 204 assistências. Dentre os prêmios que ele conquistou, cabe mencionar 1 prêmio Puskás, 1 Mundial de Clubes, 5 Campeonatos Italianos, 4 Campeonatos Franceses, 1 Campeonato Espanhol e muitos outros troféus devido ao seu destaque contínuo.

Zlatan desafiando pessoas e obstáculos

Dentro de campo suas finalizações sempre intrigaram centenas de pessoas. Afinal, ele parecia desafiar até mesmo a física ao realizar acrobacias e chutar a bola a longas distâncias.

Sua presença em frente às câmeras sempre foi muito chamativa e marcante. Isso mostra ainda como, além de bom jogador, Zlatan consegue se destacar com uma autopromoção incrível e capacidade de se destacar numa entrevista ou em qualquer momento de sua carreira.

Muitos chegaram a considerá-lo arrogante e presunçoso em suas entrevistas. Apesar disso, ao procurar mais detalhes da sua vida, é possível perceber empatia, compaixão e preocupação com populações carentes vindas do jogador, que investiu pesado em trabalhos humanitários e atuou de forma filantrópica.

Aposentadoria

Zlatan Ibrahimovic se aposentou com 41 anos, quando se despediu de forma definitiva dos campos, deixando para trás apenas a saudade. Ele fez o anúncio do fim de carreira logo após a vitória do Milan na partida contra o Verona. Ao longo da sua carreira, que durou 24 anos, ele jogou em 9 clubes.

Produções sobre Zlatan

O potencial de produção de filmes de Zlatan Ibrahimovic surgiu após o lançamento da sua autobiografia, intitulada “I’m Zlatan” ou “Eu sou Zlatan”, em português. Pouco depois, um filme de mesmo nome foi lançado.

Nessas produções, Ibrahimovic mostrou um lado mais íntimo de sua vida para seus fãs, como vida pessoal, amorosa e familiar. O seu filme mostra toda sua trajetória, desde a pobreza e fragilidade financeira em um bairro periférico, até seu auge, como estrela do futebol.

Leia mais sobre Zlatan Ibrahimovic em MightyTips!

Compartilhe!

Deixe um comentário