Serie A

Pela 37ª rodada da Serie A, Napoli e Fiorentina fazem duelo direto por vaga europeia

A penúltima rodada da Serie A pode antecipar algumas das sentenças ainda em aberto no campeonato. Como, por exemplo, a definição da última vaga para a Champions League ou mais um time rebaixado. Mas, também, pode ser a jornada em que o Napoli, atual campeão do torneio, pode dar adeus às chances de conseguir uma vaga na Conference League, o último bastião ao qual se agarra numa melancólica temporada. Se perder para a Fiorentina, adeus.

Na parte de cima da tabela, aliás, a Atalanta pode já nessa rodada garantir a vaga para a Liga dos Campeões em caso de vitória sobre o Lecce, e se preparar da melhor forma para a final da Europa League, sem preocupações adicionais com o campeonato. Um pouco à frente da Dea, os já classificados Bologna e Juventus fazem confronto direto pela terceira posição do certame e quem ganhar confirma o posto. Ainda teremos a entrega da taça para a Inter, após a partida contra a Lazio.

Na parte inferior da tabela, o Sassuolo poderá terminar a rodada rebaixado, em caso de derrota ou empate no confronto direto com o Cagliari e mais uma combinação de resultados. Outro duelo “de seis pontos” no fim de semana é aquele entre Udinese e Empoli. Confira, a seguir, a prévia da jornada.

O jogão

Sexta, 17/5, 15h45

Fiorentina x Napoli

Para disputar a Conference League, o Napoli precisa terminar a Serie A na oitava posição – o máximo que pode atingir, aliás. Para isso, vencer a Fiorentina, atual dona desse lugar, com dois pontos a mais, é fundamental. E, mesmo assim, os azzurri podem ser frustrados na semana posterior ao encerramento da temporada regular, já que a Viola viaja para enfrentar a Atalanta em jogo atrasado da 27ª rodada. Afinal, se os gigliati não ganharem a final com o Olympiacos e retomarem a colocação que ocupam agora, abocanhariam a vaga. A derrota napolitana simplesmente enterraria qualquer cenário descrito acima. Nesse caso, os toscanos confirmariam participação em alguma competição continental independentemente do resultado da decisão de Atenas e, ao mesmo tempo, eliminariam, por regulamento, a possibilidade de a Itália ter nove times nos torneios da Uefa em 2024-25.

Vitoriosa por 3 a 1 no duelo do primeiro turno, a Fiorentina terá a chance de vencer ambos os confrontos com o Napoli numa mesma edição da Serie A, o que não ocorre desde 1995-96. Os azzurri, por outro lado, não ganham há cinco rodadas e, sem Osimhen em campo, podem emplacar uma sequência de seis jogos sem triunfos, algo que não acontece há quatro anos e meio. A sequência dos partenopei é tão ruim que, caso sejam vazados nas duas próximas jornadas, igualarão o seu recorde negativo de partidas seguidas do campeonato sofrendo gols – 17, registrado em 1997-98, temporada de rebaixamento à segundona.

Prováveis escalações

Fiorentina: Terracciano; Dodô, Milenkovic, Ranieri, Biraghi; Bonaventura, Arthur; González, Beltrán, Kouamé; Belotti.

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Juan Jesus, Olivera; Anguissa, Lobotka, Cajuste, Politano, Raspadori, Kvaratskhelia.

Fique de olho

Domingo, 19/5, 13h

Inter x Lazio

Precisando contar com uma improvável combinação de resultados, a Lazio pode ainda se colocar na briga por uma vaga na próxima Champions League. Mas, para isso, tem que vencer a Inter, já campeã italiana, justamente na partida que marcará a entrega da taça para os nerazzurri. Além de não quererem estragar a festa dos milhares que lotarão San Siro – num evento que tem feito a festa dos cambistas, pela alta demanda –, os jogadores visam fechar a Serie A com 98 pontos, que constituiriam recorde da agremiação no certame, superando os 97 de 2006-07.

Outro recorde que a equipe de Simone Inzaghi pode bater é o de clean sheets numa temporada de Serie A. Atualmente, são 21 partidas sem sofrer gols e a Inter tem a oportunidade de igualar e até ultrapassar as marcas do Milan de 1993-94 e da Juventus de 2013-14, 2015-16 e 2017-18, que conseguiram manter redes intactas em 22 rodadas. No fim de semana, Felipe Anderson disputará seu 250º jogo pela Lazio no campeonato e, antes de rumar ao Palmeiras, ainda pode dar uma última contribuição aos biancocelesti. Afinal, os nerazzurri são sua vítima preferida no certame: contra a Beneamata, anotou seis tentos.

Na segunda, Bologna e Juventus disputam a terceira posição da Serie A (Getty)

Segunda, 20/5, 15h45

Bologna x Juventus

Bologna e Juventus devem fazer um jogo interessante em vários aspectos, ainda que já estejam classificados para a Liga dos Campeões. Para começar, o duelo poderia colocar frente a frente presente e futuro dos bianconeri, com o ítalo-brasileiro Thiago Motta como provável substituto do demitido Massimiliano Allegri – ele corria o risco de ser exonerado por justa causa antes da partida, mesmo após o título da Coppa Italia obtido na quarta, e a sua queda foi confirmada nesta sexta.

Como assim? Bem, Allegri transformou o final da decisão com a Atalanta e o pós-jogo num verdadeiro show de horrores. Expulso por reclamação acintosa e condenado à suspensão por duas partidas na própria Coppa Italia, o técnico fez gestos públicos de desprezo em direção a Cristiano Giuntoli, cartola bianconero, e ainda teria agredido verbalmente e quase ido às vias de fato com Guido Vaciago, diretor do jornal Tuttosport, o que teria indignado a cúpula da Juventus e levado à avaliação da rescisão imediata do seu contrato, o que acabou ocorrendo. O uruguaio Paolo Montero, ex-zagueiro da gigante do Piemonte e atual comandante do time sub-19, assume interinamente.

Assim, não irá ocorrer o encontro com Thiago Motta, que comandou o Bologna à primeira participação na fase moderna da Champions League e ao retorno à principal competição de clubes do continente após mais de 60 anos de ausência. Como se não bastasse todo esse contexto, o alvo da Velha Senhora irá relegá-la pelo menos à quarta posição da Serie A, caso saia vitorioso do Renato Dall’Ara na segunda.

O momento conturbado da Juventus, que empatou nas cinco rodadas mais recentes, pode ser a oportunidade perfeita para o Bologna voltar a vencer a adversária pela Serie A, o que não ocorre desde fevereiro de 2011 – inclusive, o time emiliano ganhou apenas um dos últimos 42 confrontos com a Velha Senhora e não a bate no Dall’Ara desde 1998, há mais de 25 anos. Bem, o triunfo ficou próximo já no primeiro turno, quando foi negado aos rossoblù um pênalti clamoroso na fase final da partida, que terminou empatada. O lance gerou a revolta de Thiago Motta, que preferiu emudecer em entrevista, quando perguntado sobre a omissão de Marco Di Bello. Uma decisão posteriormente reconhecida pela comissão de arbitragem como equivocada.

Demais jogos

Sábado, 18/5, 13h
Lecce x Atalanta

Sábado, 18/5, 15h45
Torino x Milan

Domingo, 19/5, 7h30
Sassuolo x Cagliari

Domingo, 19/5, 10h
Monza x Frosinone
Udinese x Empoli

Domingo, 19/5, 15h45
Roma x Genoa

Segunda, 20/5, 13h30
Salernitana x Verona

Compartilhe!

Deixe um comentário