Serie A

Na 5ª rodada da Serie A, o Dérbi de Milão pode selar o futuro de Paulo Fonseca no Milan

Para o bem ou para o mal, tivemos uma semana agitada no futebol italiano. Começando pelas más notícias, tivemos que nos despedir de Salvatore Schillaci, artilheiro e melhor jogador da Copa do Mundo de 1990. Para os romanistas, outro baque foi a inesperada demissão do ídolo Daniele De Rossi, primeiro técnico a cair nesta Serie A, que terminou substituído pelo croata Ivan Juric apenas alguns dias antes do confronto com a surpreendente líder Udinese. Ademais, tivemos as estreias de Atalanta, Bologna, Inter, Juventus e Milan na nova Champions League, e os resultados da dupla de Milão, considerando que os jogos ocorreram às vésperas do Derby della Madonnina, tiveram impacto considerável.

A acachapante derrota do Milan para o Liverpool, em casa, colocou em risco o cargo do técnico Paulo Fonseca, que deve viver neste domingo seu ultimato: para se manter no comando, precisa conseguir um bom resultado contra uma Inter que se portou muito bem contra o poderoso Manchester City. Vale destacar que os nerazzurri ganharam os seis dérbis mais recentes, então a tarefa não será das mais simples. Falando em clássico, teremos outro na rodada: em Turim, Juventus e Napoli, que estão de olho na liderança da Serie A, se enfrentam. Outro duelo entre equipes tradicionais será aquele entre Fiorentina e Lazio, em Florença. Confira, a seguir, a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 22/9, 15h45

Inter x Milan

O dérbi deste domingo será jogado por duas equipes que vivem momentos completamente opostos, mas que já deveriam ter se acostumado a se enfrentarem tão cedo: o clássico caiu numa das cinco primeiras rodadas do Campeonato Italiano em cinco dos seis anos mais recentes. Bem, de um lado está a Inter, detentora do scudetto e fortalecida por ter segurado o Manchester City na Inglaterra, num jogo em que não só se mostrou à altura de competir com um dos melhores times da atualidade como provou que integra este seleto grupo. Do outro está o Milan, que goleou o frágil Venezia na rodada anterior da Serie A, mas não confirmou a trajetória ascendente após sua primeira vitória na temporada. Ao contrário. Ao ser atropelado pelo Liverpool, mais uma vez mostrou suas fragilidades defensivas e a falta de clareza nas ideias.

Neste contexto, está sob risco máximo o cargo de Paulo Fonseca, que parece ter despertado na diretoria a sensação de que a opção pelo português não foi a correta. Edin Terzic, Thomas Tuchel, Maurizio Sarri e Massimiliano Allegri estariam entre os candidatos à substituição do atual comandante, em caso de demissão, e tal variedade de perfis só mostra que a cartolagem rossonera está realmente perdida no que diz respeito à filosofia de jogo que deseja para o time.

Favorita para o confronto deste domingo – aquele com maior renda da história do campeonato, com sete milhões de euros arrecadados –, a Inter venceu os últimos seis clássicos contra o Milan e pode bater um recorde: jamais um time ganhou o Derby della Madonnina por sete vezes consecutivas. Considerando apenas os confrontos válidos pela Serie A, a Beneamata superou o rival em nove dos 14 mais recentes. Desde a temporada 2016-17, a equipe nerazzurra só obteve mais triunfos sobre Udinese e Verona. Tal estatística é a prova definitiva do quão grande é o desequilíbrio recente no duelo milanês.

Prováveis escalações

Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, L. Martínez.

Milan: Maignan; Emerson Royal, Tomori, Pavlovic, Hernandez; Fofana, Reijnders; Pulisic, Loftus-Cheek, Rafael Leão; Morata.

Fique de olho

Sábado, 21/9, 13h

Juventus x Empoli

Mais uma vez de volta ao Allianz Stadium como adversário, Antonio Conte busca vencer a Juventus e se consolidar na briga pelo título italiano, após um tropeço do seu Napoli na rodada inaugural da Serie A. Já a Velha Senhora, depois de uma ótima estreia na Champions League, com vitória categórica sobre o PSV Eindhoven, precisa voltar a vencer no campeonato, depois de dois empates consecutivos por 0 a 0. Sem dúvidas, o clássico representa um confronto direto na briga pelo scudetto.

Pela Serie A, o Napoli venceu seis dos últimos nove confrontos com a Juventus. Entretanto, nos últimos 13 realizados no Allianz Stadium, perderam 10, incluindo o último. Uma estatística anula a outra, portanto?

A mesma lógica valeria para os gols? O Napoli tem um dos melhores ataques da Serie A, empatado com os de Inter e Milan, enquanto a Juventus tem a defesa mais sólida – que sequer foi vazada no campeonato, sendo a única com as redes ainda intactas. A linha de frente dos bianconeri tinha dado tilt, já que passou em branco nas duas últimas rodadas, mas parece ter se reencontrado contra o PSV, considerando que balançou o barbante em três ocasiões. Vlahovic não marcou no meio de semana e vale destacar que o sérvio não tem bons números contra os azzurri no certame: anotou um mísero tento em 516 minutos de duelo com os os partenopei.

Nome histórico da Juventus, Conte volta ao Allianz Stadium no sábado, como técnico do rival Napoli (Getty)

Domingo, 22/9, 7h30

Fiorentina x Lazio

A Fiorentina até jogou bem contra a Atalanta, no último fim de semana, mas não conseguiu manter a vantagem: perdeu e, mais uma vez, não sentiu o gosto da vitória no campeonato. A falta de triunfos começa a pesar para o técnico Raffaele Palladino, já que a Viola só passou as cinco primeiras rodadas da Serie A em jejum em três ocasiões – em 1935, 1946 e 1977. O alerta está ligado porque a trupe gigliata terá mais uma dura adversária pela frente, com dois sucessos em quatro rodadas. E isso vale mesmo se Marco Baroni pensar em descansar parte do elenco da Lazio visando a estreia na Liga Europa, contra o Dynamo Kyiv.

Pela Serie A, a Lazio é a equipe que mais venceu a Fiorentina, com 59 triunfos em 150 confrontos. Entretanto, embora os biancocelestes tenham perdido apenas dois dos últimos 14 jogos contra a rival, uma dessas derrotas ocorreu no último encontro com a Viola, em fevereiro. Dessa maneira, a formação da Toscana tentará conquistar duas vitórias seguidas sobre os aquilotti pela primeira vez desde 2012-13.

Demais jogos

Sexta, 20/9, 13h30
Cagliari x Empoli

Sexta, 20/9, 15h45
Verona x Torino

Sábado, 21/9, 10h
Venezia x Genoa

Sábado, 21/9, 15h45
Lecce x Parma

Domingo, 22/9, 10h
Monza x Bologna

Domingo, 22/9, 13h
Roma x Udinese

Segunda, 23/9, 15h45
Atalanta x Como

Compartilhe!

Deixe um comentário