Serie A

Esperando pelos play-offs

Varese e Novara estão praticamente garantidos nos play-offs de acesso e são as grandes surpresas da Serie B (La Presse)

No início do mês, quando falávamos de Serie B, já observávamos que muita coisa estava resolvida, mas também projetávamos brigas interessantes pelo título, por duas vagas nos play-offs de acesso e para evitar o rebaixamento direto ou indireto, através do play-out, que manda um time para a Lega Pro.

À medida que a vaga à primeira divisão foi se aproximando, o Siena (2°, 74) caiu muito de produção e voltou a ter a Atalanta (1°, 77) no seu encalço. Nos últimos quatros jogos, os bianconeri não venceram e com sete pontos neste mesmo período, os orobici os ultrapassaram e, agora, chegam como favoritos ao título, faltando apenas duas rodadas para o final da Serie B.

A dupla Novara (3°, 67) e Varese (4°, 65) têm a vida mais tranquila da disputa, pois só pensam em quem enfrentarão na primeira partida dos play-offs de acesso. É sempre bom lembrar que ambos subiram da Lega Pro no ano passado e, logo de cara, fazem ótimas campanhas, tendo a chance de asseguar uma das vagas na Serie A 2011-12, podendo repetir o feito do Cesena, que conseguiu a dupla promoção em dois anos e também a salvezza, neste domingo.

Abaixo da dupla, a disputa é intensa. A Reggina (5°, 60) tem a situação um pouco mais confortável e vem embalada pela dupla de ataque, composta por Emiliano Bonazzoli e Alessio Campagnacci. Os dois marcaram os quatro gols dos amaranto nas vitórias dos últimos dois jogos. Tais pontos garantem uma distância de quatro pontos em relação ao Padova (7°, 56), primeiro time fora da zona dos play-offs. A participação nos play-offs de acesso pode ser confirmada já na próxima rodada.

O último classificado é o tradicional Torino (6°, 57), que depois da volta de Franco Lerda ao comando da equipe ainda não perdeu e já soma quatro vitórias e quatro empates neste período. Mesmo com o ótimo desempenho recente, o Toro está longe de ter posição tranquila na zona dos play-offs, pois Padova, Livorno (8°, 56) e Empoli (9°, 55) estão logo atrás.

O Padova é o time que mostra mais força e tem a melhor sequência entre todos, embalado pela revelação El Shaarawy, emprestado pelo Genoa, e pelo brasileiro Marcos De Paula, emprestado pelo Chievo. A dupla marcou nove gols nos últimos nove jogos, pelos quais a equipe passou invicta.

Apesar da sequência positiva, o Padova terá dois confrontos diretos nas duas últimas rodadas, contra Livorno e Torino. O site oficial do clube padovano já projeta o confronto direto contra o Livorno com o slogan “Padova x Livorno, para manter vivo o sonho”. O jogo promete ser bastante interessante, pois os labronici também ostentam boa sequência: três vitórias consecutivas e apenas um gol sofrido.

O Torino também não terá vida fácil e passará por dois confrontos diretos: primeiro, viaja até a Toscana para enfrentar o Empoli (9°, 55), que após um resultado negativo, conseguiu duas vitórias e se recuperou. Em caso de surpresas e vitórias dos visitantes Livorno e Empoli, o confronto entre Torino e Padova na última rodada pode ganhar ares de desespero e emoção ainda maiores, pois um resultado positivo para qualquer das equipes pode não valer nada.

O Pescara (10°, 53) ainda pode sonhar, mas a situação é bastante complicada e os delfini devem seguir na Serie B no próximo ano. Crotone (11°, 50) e Vicenza (12°, 50) também não almejam o acesso e também não deverão ter problemas com a permanência na segunda divisão italiana. Grosseto (13°, 49) e Modena (14°, 49), mesmo sem vitórias nos últimos dois jogos, têm boas chances de escapar, pois contam com quatro pontos de vantagem em relação ao último time do play-out.

A situação é bastante complicada a partir da Cittadella (15°, 47), que com a vitória da última rodada, conseguiu ultrapassar Piacenza (16°, 46) e Sassuolo (17°, 45). O trunfo da citta é o artilheiro da Serie B, Federico Piovaccari, que tem 20 gols na competição. Os lupi venceram na penúltima rodada o confronto direto contra o Sassuolo (17°, 45) e ganharam moral para as últimas partidas.

Hoje, o Ascoli (18°, 45) é o primeiro clube na zona de play-out, mas conseguiu uma vitória contra o Siena, então líder da competição, e ganhou alguma moral para tentar sair da situação incômoda. Além disso, a torcida dos bianoconeri mostra força e mesmo com a campanha ruim, o time é o oitavo na média de público da Serie B. O Albinoleffe (19°, 43) vem na sequência e, hoje, com três derrotas seguidas, jogaria o play-out contra o Ascoli. A Triestina (20°, 40) depois de dar sinais de que se recuperaria, perdeu para o Torino e tem chances remotas de escapar do reabaixamento direto.

O Portogruaro (21°, 40) vem de três derrotas consecutivas e vê a salvezza como algo improvável. Outro que parece fadado ao descenso é o lanterna Frosinone (22°, 38), que conseguiu uma vitória na penúltima rodada, mas tem situação praticamente definida. Para escaparem, os canários dependeriam de uma improvável combinação de resultados nas duas últimas rodadas.

Compartilhe!

Deixe um comentário