Serie A

19ª rodada: Dia de fazer história

Contra o Cesena, Totti marcou dois gols, chegou aos 211 na Serie A e se tornou o maior artilheiro da competição por um único time (Getty Images)

Dois jogos abriram a última rodada do primeiro turno da Serie A, neste sábado. No Olímpico, a Roma não tomou conhecimento do Cesena e, jogando bem, venceu por 5 a 1. O jogo ficou marcado também por mais um recorde estabelecido pelo capitão Totti. Com os dois gols que marcou na partida, se tornou o maior artilheiro da história da Serie A por um único time, chegando a marca de 211 gols. O antigo dono da marca era do sueco Gunnar Nordahl, pelo Milan (210 gols). Mais tarde, a Juventus superou a Atalanta em Bérgamo e garantiu o título de inverno, de forma invicta. Vamos aos resumos:

Roma 5×1 Cesena
Os comandados de Luis Enrique não tiveram muita dificuldade para vencer o Cesena, em casa. Aos nove minutos do primeiro tempo, o placar já marcava 3 a 0 para os donos da casa e o jogo estava praticamente decidido. Totti aproveitou passes de Lamela aos 2′ e aos 8′ para fazer os dois primeiros. No segundo, ele partiu de posição de impedimento, não marcado. Aos 9′, Comotto perdeu a bola infantilmente no meio de campo e viu Greco cruzar para Borini ampliar. No início da segunda etapa, Eder conseguiu diminuir para o Cesena, mas o jogo não mudou de figura. A Roma continuou muito superior e não demorou para mostrar isso com mais gols: Juan, aos 17 minutos, e Pjanic, aos 25, fecharam o caixão do Cesena, que vinha de boa atuação na última rodada. 

Além dos três pontos, que colocam a Roma na sexta posição, com 30 pontos, vale notar a evolução técnica do time, que mostra defesa sólida, meio veloz e ataque eficiente. O trabalho de Luis Enrique está dando resultado e o futuro parece muito bom para a equipe. Na quarta-feira, o time enfrenta a Juventus, pelas quartas-de-final da Coppa Italia. O Cesena tem uma semana de descanso para tentar superar o vexame e chegar bem para o jogo contra a Atalanta, no domingo que vem. O time termina o primeiro turno na zona de rebaixamento.

Atalanta 0x2 Juventus
Em Bérgamo, a Juventus conseguiu superar a Atalanta de boa campanha em seus territórios e garantiu o título do primeiro turno do campeonato. Em jogo movimentado, os bianconeri dominaram a partida quase inteira, sempre tomando a iniciativa. No primeiro tempo, faltou um pouco de pontaria e as melhores chances pararam nas traves do goleiro Consigli, primeiro com Barzagli e depois com Vidal. Apesar do bom futebol apresentado, a equipe foi para intervalo mesmo com o 0 a 0 no placar. Na segunda etapa, então, o gol veio logo cedo: Pirlo fez grande lançamento, aos nove minutos, e Lichtsteiner colocou no fundo do gol, de cabeça. 

A Velha Senhora não amaciou por causa da vantagem e continuou pressionando o time da casa. O gol que garantiu a vitória saiu já no final, em jogada de Marrone e Giacherrini, que entraram nos lugares dos lesionados Pepe e Marchisio, respectivamente, e fizeram bom jogo. E foi um belo gol: Pirlo tocou para Morrone e o jovem de 21 anos acertou, de primeiro, passe por cima da zaga. Giacherrini pegou de primeira e acertou belo voleio, fechando o placar. Assim, a equipe de Turim terminou o primeiro turno da competição sem perder (11 vitórias e 8 empates) e mostrando futebol sólido. Para os torcedores supersticiosos, vale lembrar que nos últimos sete anos, o campeão de inverno foi também o campeão no final.

Para resultados, escalações e estatísticas da 19ª rodada, clique aqui.
Para relembrar a 18ª rodada, clique aqui.

Compartilhe!

2 comentários

Deixe um comentário