Fake news, discurso de ódio, difamação, bullying. Enquanto as empresas de redes sociais lutam para tornar o ambiente digital um pouco menos tóxico, a Roma decidiu fazer algo de diferente neste verão europeu: usou o poder das plataformas para encontrar crianças desaparecidas.
Em julho, o clube giallorosso se juntou a instituições ligadas mundialmente à causa e usou o poder que tem no Twitter, Facebook e Instagram para causar impacto positivo. Graças a uma campanha que uniu anúncios da janela de transferências a imagens de crianças desaparecidas, um garoto e uma adolescente já voltaram às suas famílias.
A ideia era simples: a foto de cada reforço viria ao lado da imagem de uma criança longe de casa.
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O principal responsável pela ação é Paul Rogers, diretor mídias digitais do time desde 2015. Ele afirma que o clima de ódio nas redes sociais foi um motivador para a campanha. “Essa é uma causa na qual acreditamos muito e que pode unir torcedores no momento em que as redes sociais se tornam um ambiente tão tóxico”, contou Rogers, ao site Sky Sports.
O primeiro resultado apareceu no fim de agosto, quando uma menina de 15 anos, de Londres, foi encontrada, seis dias depois do anúncio do zagueiro turco Mert Cetin. Em setembro, o anúncio do lateral-direito Davide Zappacosta, emprestado do Chelsea, mostrou um menino de 9 anos. Ele estava desaparecido desde junho, na Bélgica, e foi encontrado.
♥️ Amazing news from @ICMEC_official & @ChildFocusNL!
FOUND! A 9-year-old boy who featured in the #ASRoma Zappacosta video 12 days ago, after going missing in Belgium, has been found safe.
Last month, a teenage girl from London, who also featured in a Roma video, was found safe pic.twitter.com/gPgpU6DSMe
— AS Roma English (@ASRomaEN) September 2, 2019
A equipe de redes sociais, então, obedecendo às recomendações da instituição, apagou os posts originais, dando às crianças o direito ao esquecimento. “Queremos que mais posts sejam deletados das nossas redes sociais, não há nada melhor”, comemorou Paul Rogers, em post emocionado no LinkedIn. A equipe recebeu um prêmio pela colaboração para a infância e a juventude.
O que outros times podem aprender
Com 1,8 milhão de seguidores na conta original no Twitter e 481 mil na conta em inglês, a Roma está longe de ser o time com maior número de fãs na rede. Ainda assim, coleciona cases positivos. De vídeos criativos e memes a ações de responsabilidade social, o clube usa medidas diferentes das planilhas publicitárias para medir resultados.
“É uma coisa simples para nós fazermos, mas que tem impacto e significado para muita gente. Nós não fizemos isso para ganhar um tapinha nas costas”, disse Paul Rogers, ao Sky Sports.
Queríamos fazer algo para mostrar que o futebol pode fazer o bem. É um mérito não só da Roma, mas também de outros torcedores e da mídia que apoiou isso.”
Em entrevista à CNN Sports, Rogers descartou que a ideia fosse tão inovadora ou original. A inspiração veio da banda Soul Asylum, que usou o clipe da música Runaway Train para divulgar a imagem de 36 crianças, em 1993. A ideia do diretor de mídias digitais da Roma é que esse tipo de ação se espalhe para outros clubes: “Acredito que, se outro time resolver fazer algo parecido, será um grande sucesso”.