A Serie A não cansa de surpreender. Na quarta, os três times que tinham objetivos nos jogos atrasados da 20ª rodada acabaram tropeçando em adversários que apenas cumpriam tabela e deixaram a 35ª jornada com uma cara bem diferente do que se imaginava. Após a derrota para o Bologna, a Inter terá de vencer a Udinese e, além disso, torcer para que o Milan perca em casa para a Fiorentina, no jogão do fim de semana. Só assim a liderança mudaria de mãos no domingo. Além do franco duelo entre as gigantes da Lombardia na ponta da classificação, teremos um clássico de Gênova que tem tudo para influenciar a corrida contra o rebaixamento. Confira a prévia.
O jogão
Domingo, 1/5, 10h
Milan x Fiorentina
Agraciado com o tropeço da Inter no meio de semana, o Milan encara uma Fiorentina que vem de duas derrotas inesperadas para Salernitana e Udinese. A Viola não emenda três insucessos consecutivos na Serie A desde dezembro de 2019 e precisa de uma reação para continuar a brigar fortemente por uma vaga na Liga Europa. Uma vitória seria fundamental para os comandados de Vincenzo Italiano, mas a equipe toscana não bate os rossoneri em turno e returno no campeonato desde 2000-01.
Milan e Fiorentina não empatam no Giuseppe Meazza desde outubro de 2014: duas vitórias para cada lado foram registradas depois disso. No entanto, vale salientar que o time de Stefano Pioli vem em melhor momento. O Diavolo não sofreu gols nos últimos três jogos em casa e, em 2022, foi vazado apenas oito vezes – por isso, tem a segunda melhor defesa da Europa no ano. Por outro lado, o time rossonero marcou pelo menos duas vezes em todos os seus últimos três confrontos com a Viola e a equipe gigliata teve suas redes violadas nas 13 viagens mais recentes que fez na Serie A.
Prováveis escalações
Milan: Maignan; Calabria, Kalulu, Tomori, Hernandez; Tonali, Bennacer; Junior Messias, Kessié, Rafael Leão; Giroud.
Fiorentina: Terracciano; Odriozola, Milenkovic, Igor, Biraghi; Bonaventura, Torreira, Duncan; González, Arthur Cabral, Saponara.
Fique de olho
Sábado, 30/4, 13h
Sampdoria x Genoa
O Derby della Lanterna de número 78 na Serie A mostra o tamanho do buraco em que Sampdoria e Genoa se meteram. Pela segunda vez em sete anos, o clássico lígure ocorre num momento em que os dois times se encontram nas cinco últimas colocações, brigando contra o rebaixamento. Em 2022, os blucerchiati podem dar o troco nos grifoni, que sacramentaram a sua queda para a categoria inferior com um triunfo no confronto, 11 anos atrás.
A Sampdoria leva ampla vantagem em dérbis disputados na elite. São 30 vitórias dos blucerchiati contra apenas 18 dos genoanos e mais 29 empates. Os rossoblù venceram o clássico somente em uma oportunidade nos 11 encontros mais recentes e ainda encaram um carrasco: o técnico Marco Giampaolo triunfou em metade das partidas que fez contra o Genoa (sete em 14). Era o próprio comandante que estava no banco doriano quando a Samp venceu o arquirrival no turno e no returno da Serie A pela última vez, em 2016-17.

Com a ausência de Çalhanoglu contra a Udinese, Dumfries terá ainda mais importância ofensiva para a Inter (Getty)
Domingo, 1/5, 13h
Udinese x Inter
A Udinese atuou como algoz da Inter por anos a fio. Embora não esteja exercendo esta função recentemente, os torcedores nerazzurri ainda veem correr um frio pela espinha antes e durante os confrontos com os bianconeri – principalmente quando ocorre um duelo tão decisivo, logo depois de os friulanos golearem a Fiorentina e a Beneamata tropeçar no Bologna. Os times treinados por Simone Inzaghi e Gabriele Cioffi, vale destacar, foram aqueles que, na Serie A, tiveram o melhor aproveitamento em abril, com uma média de 2,4 e 2,2 pontos somados por jogo, respectivamente.
A Inter vem em ótima sequência contra a Udinese. Venceu seis dos últimos oito jogos contra a equipe bianconera na Serie A e não sofreu gols em sete deles – a derradeira derrota nerazzurra no confronto ocorreu em 2017. No Friuli, a Beneamata tem sido muito eficaz, visto que somou seis triunfos e dois empates nas visitas mais recentes ao estádio. Aliás, não perde por lá em pelejas disputadas no returno desde 2011.
Demais partidas
Sábado, 30/4, 10h
Cagliari x Verona
Napoli x Sassuolo
Sábado, 30/4, 15h45
Spezia x Lazio
Domingo, 1/5, 7h30
Juventus x Venezia
Domingo, 1/5, 10h
Empoli x Torino
Domingo, 2/5, 15h45
Roma x Bologna
Segunda, 2/5, 15h45
Atalanta x Salernitana