Após a segunda rodada da Serie A, apenas três times se mantiveram com 100% de aproveitamento: Inter, Roma e Napoli. Alguns deixaram pontos pelo caminho, como Milan e Atalanta, que ficaram no empate em Bérgamo, ou a Juve, que não conseguiu sair do zero com a Sampdoria, em Gênova. Na terceira jornada, a promessa é de ainda mais emoções, já que a distância entre as principais postulantes ao título e a vagas europeias pode diminuir, por conta de alguns confrontos diretos: no fim de semana, teremos Lazio-Inter, Juventus-Roma e Fiorentina-Napoli. Confira a prévia.
O jogão
Sábado, 27/8, 13h30
Juventus x Roma
Duas equipes que fizeram um grande mercado vão se enfrentar no Allianz Stadium. Se, por um lado, a Juventus apresentou uma defesa extremamente sólida, mantendo seu gol inviolado nas primeiras rodadas, as ideias de jogo de Allegri parecem não agradar a todos, principalmente na fase ofensiva. Já a Roma de Mourinho venceu seus compromissos por 1 a 0, mas ainda não viu Abraham, Zaniolo – que saiu lesionado contra a Cremonese – ou Dybala balançarem as redes.
Oportunidades, porém não faltarão, visto que a Roma é a equipe que mais finalizou na competição, até aqui. E isso pode ajudar Dybala, maior artilheiro da história do Allianz Stadium, a anotar o seu primeiro tento pelos giallorossi justamente contra o time do qual ele é o 10º maior goleador em partidas de Serie A. Para bater a Velha Senhora, a Loba precisará ir de encontro a um retrospecto negativo: em 11 encontros na arena bianconera, venceu apenas um. Terá, também, que quebrar uma sequência de três derrotas consecutivas contra a Juventus.
Prováveis escalações
Juventus: Perin; Danilo, Bonucci, Bremer, Alex Sandro; McKennie, Locatelli, Rabiot; Cuadrado, Vlahovic, Kostic.
Roma: Rui Patrício; Ibañez, Smalling, Mancini; Spinazzola, Matic, Cristante, Karsdorp; Pellegrini, Dybala; Abraham.
Fique de olho
Sexta, 26/8, 15h45
Lazio x Inter
A Inter vai até o Olímpico enfrentar a Lazio para tentar manter 100% de aproveitamento na Serie A. A dupla Lu-La, formada por Lukaku e Lautaro, está de volta e já somou dois gols e duas assistências, mudando a opinião que alguns céticos tinham sobre o retorno da parceria – agora sob o comando de Inzaghi. Caso os nerazzurri anotem dois tentos ou mais na Cidade Eterna, repetindo o que fizeram em seus compromissos anteriores, pela primeira vez poderão estabelecer uma sequência tão prolífica nas três jornadas inaugurais em campeonatos seguidos.
Pela Serie A, a Lazio não perdeu nenhum dos últimos três confrontos contra a Inter no Olímpico – venceu dois e empatou um. A equipe capitolina busca manter este retrospecto e, para isso, conta com a pontaria afiada de seu ataque, que conseguiu que 67% das finalizações efetuadas fossem na direção da meta adversária. Até aqui, o time de Sarri é o melhor do campeonato nessa estatística. Os biancocelesti ainda contam com Milinkovic-Savic, que tem a Beneamata como vítima preferida no certame, com cinco gols marcados, sendo que todos foram anotados nos sete duelos mais recentes com os nerazzurri.

Unida em torno da dupla formada por Lukaku e Lautaro, a Inter encara a forte Lazio, na capital (Getty)
Domingo, 28/8, 15h45
Fiorentina x Napoli
O Napoli começou o campeonato de forma avassaladora, com nove gols em apenas dois jogos. Com isso, os azzurri estabeleceram um novo recorde do clube, com um a mais do que os marcados na temporada 2020-21. Já a Fiorentina, que confirmou a sua volta à fase de grupos de uma competição europeia, ao bater o Twente e avançar na Conference League, teve um início de certame mais lento. A Viola bateu a Cremonese apenas nos últimos minutos e ficou no empate contra o Empoli.
Os últimos três confrontos entre os times no Artemio Franchi terminaram com os napolitanos como vencedores. Ademais, em todos eles houve pelo menos dois gols marcados pela equipe visitante. Mas o jogo mais recente entre Fiorentina e Napoli terminou com triunfo violeta. Caso os toscanos vençam novamente, chegarão a duas vitórias consecutivas contra os partenopei pela primeira vez em 20 anos.
Demais jogos
Sexta, 26/8, 13h30
Monza x Udinese
Sábado, 27/8, 13h30
Cremonese x Torino
Sábado, 27/8, 15h45
Milan x Bologna
Spezia x Sassuolo
Domingo, 28/8, 13h30
Verona x Atalanta
Salernitana x Sampdoria
Domingo, 28/8, 15h45
Lecce x Empoli