Após uma semana de saldo positivo para as equipes italianas na Europa, a Serie A está de volta. Chance para ver novamente o invicto Napoli dar show. Afinal, não é um exagero dizer que o time de Luciano Spalletti está entre os que têm estilo mais bonito e interessante do mundo atualmente. Por conta disso, as suas perseguidoras na busca pelo scudetto devem se atentar para não cometerem passos em falso.
Foi o que aconteceu com a Atalanta na última rodada. A Dea perdeu para a Lazio e deixou a equipe partenopea como única a ainda não ter sido derrotada no campeonato. Dessa vez, na 12ª jornada, enquanto o Napoli recebe o Sassuolo e tem tudo para vencer, o Milan, que está logo atrás, tem um duro adversário: o Torino, fora de casa.
Na rodada anterior, também tivemos um sinal de força da Inter, que conseguiu uma vitória importantíssima contra a Fiorentina no último lance. Agora, os nerazzurri buscarão consolidar o bom momento diante da Sampdoria, que obteve seu primeiro triunfo no campeonato. Confira a prévia da jornada.
O jogão
Sábado, 29/10, 10h
Napoli x Sassuolo
O Sassuolo, que não começou sua trajetória no Campeonato Italiano de forma empolgante, voltou a vencer na última rodada, batendo o Verona com um belíssimo gol de Laurienté. Neste fim de semana, encara o Napoli, cada vez mais seguro e sólido. O time partenopeo ganhou mais um “big match” na jornada anterior, superando a Roma por 1 a 0, além de seguir com 100% de aproveitamento na Champions League, com direito a show de Cholito Simeone.
Considerando as cinco principais ligas europeias, só três equipes ainda seguem invictas em seus campeonatos: Real Madrid, Paris Saint-Germain e Napoli. Pela Serie A, o time de Spalletti não perde há 15 jogos, nos quais somou 13 vitórias e dois empates. Curiosamente, essa sequência começou ainda na temporada passada, justamente contra o Sassuolo, adversário de sábado, com uma goleada por 6 a 1. A propósito, os neroverdi conservam péssimo retrospecto contra os azzurri, com apenas dois sucessos em 18 confrontos pelo Italiano. O último ocorreu em 2020, na única ocasião em que os emilianos não sofreram gols em duelos com o rival do sul.
Prováveis escalações
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Ostigard, Kim, Olivera; Anguissa, Lobotka, Zielinski; Lozano, Osimhen, Kvaratskhelia.
Sassuolo: Consigli; Toljan, Erlic, Ferrari, Rogério; Frattesi, Lopez, Thorstvedt; D’Andrea, Pinamonti, Laurienté.
Fique de olho
Sábado, 29/10, 15h45
Inter x Sampdoria
Ícone nerazzurro, Dejan Stankovic vai reencontrar a Inter pela primeira vez em sua carreira como treinador e terá um duro desafio: tentar bater, em San Siro, uma Beneamata com a moral cada vez mais elevada. A equipe de Simone Inzaghi já soma três vitórias consecutivas pela Serie A, além de ter garantido a classificação para as oitavas de final da Champions League com uma rodada de antecedência, deixando para trás o Barcelona de Xavi.
Além da classificação para as oitavas da Coppa Italia, Stankovic fez a Sampdoria alcançar sua primeira vitória na Serie A (1 a 0 sobre a Cremonese) e vai em busca de seu segundo triunfo consecutivo, algo que os blucerchiati não conseguem desde novembro de 2021, quando bateram Salernitana e Verona. Contudo, os nerazzurri costumam ser uma pedreira para a equipe de Gênova, que venceu só um dos últimos 10 confrontos entre as agremiações. A marca fica ainda maior se considerarmos apenas os jogos em San Siro, estádio em que a Samp comemorou em somente um dos 20 mais recentes.
Domingo, 30/10, 16h45
Torino x Milan
O Torino reconquistou sua confiança após um triunfo elástico sobre o Cittadella, na Coppa Italia, e uma importante vitória fora de casa contra uma ótima Udinese. Agora o time de Ivan Juric busca continuar a sequência positiva diante do Milan, atual campeão italiano. Os rossoneri golearam o Dinamo Zagreb na Croácia e agora só dependem de si próprios para conseguir a classificação na Champions League. Pelo fato de o compromisso continental ser objetivo prioritário de Stefano Pioli, o Diavolo pode ir a campo com uma equipe mista.
Enfrentando o Milan, o Torino parece ter um problema ofensivo. Pela Serie A, a última vez que os granata fizeram um gol contra os rossoneri foi em 2019, quando venceram por 2 a 1 no jogo que marca também a sua vitória mais recente sobre o Diavolo. É ainda mais surpreendente a estatística de que Sanabria é o único atleta do elenco do Torino a ter balançado as redes contra o time de Milão – e, pasmem, num confronto de Europa League, quando o paraguaio ainda defendia o Betis.
Demais jogos
Sábado, 29/10, 13h
Lecce x Juventus
Domingo, 30/10, 8h30
Empoli x Atalanta
Domingo, 30/10, 11h
Cremonese x Udinese
Spezia x Fiorentina
Domingo, 30/10, 14h
Lazio x Salernitana
Segunda, 31/10, 14h30
Verona x Roma
Segunda, 31/10, 16h45
Monza x Bologna