A classificação da Serie A está, cada vez, mais tomando forma e, na 9ª rodada do certame, teremos mais partidas que poderão nos oferecer mais respostas sobre alguns times. De cara, teremos o clássico entre uma Juventus em recuperação e um Milan desfalcado: caso vença, a Velha Senhora pode ficar a apenas um pontinho de distância do Diavolo e se colocar de vez na luta pelo título. Ainda se enfrentam Udinese e Atalanta, num jogo que pode tirar uma das duas equipes do G4, e Fiorentina e Lazio, num duelo de clubes tradicionais que vêm mostrando irregularidade. Inter e Sassuolo, que têm a mesma quantidade de pontos, também se enfrentarão.
A parte de baixo da tabela também reserva fortes emoções no fim de semana, uma vez que o Monza busca sua terceira vitória consecutiva em duelo com o Spezia. Já a Sampdoria, lanterna do campeonato, jogará sua primeira partida desde a demissão de Marco Giampaolo e o estreante Dejan Stankovic, ex-Inter, irá enfrentar Thiago Motta, seu antigo colega de meio-campo em Milão, que comanda o Bologna – primeiro time fora da zona de rebaixamento. Confira a prévia da rodada.
O jogão
Sábado, 8/10, 13h
Milan x Juventus
Ao longo dos últimos dias, Milan e Juventus tiveram atuações e resultados bem diferentes. No sábado, se enfrentam em busca de respostas. Os rossoneri viveram um drama contra o Empoli, na Serie A, e quase deixaram a vitória escapar nos derradeiros minutos, além de terem sido dominados pelo Chelsea, na Champions League. Já a Velha Senhora, após aplicar um tranquilo 3 a 0 sobre o Bologna, pelo campeonato nacional, também venceu o Maccabi Haifa pela Liga dos Campeões, apresentando sinais de recuperação. Uma trajetória ascendente que pode ser confirmada em caso de vitória contra a equipe lombarda.
Na temporada passada, Milan e Juventus ficaram duas vezes no empate. Desde janeiro de 2021 os bianconeri não vencem o clássico e precisarão quebrar uma sequência de três jogos sem derrotas do Diavolo no confronto. Caso a Juve vença, o time rossonero chegaria à segunda derrota consecutiva em casa, determinando, assim, a primeira sequência de derrotas do técnico Stefano Pioli em San Siro desde que chegou ao clube. A última vez que a equipe lombarda caiu seguidamente em seus domínios foi em setembro de 2019, quando ainda era comandado por Giampaolo.
Prováveis escalações
Milan: Tatarusanu; Dest, Kalulu, Tomori, Hernandez; Bennacer, Tonali; Krunic, De Ketelaere, Rafael Leão; Giroud.
Juventus: Szczesny; Danilo, Bonucci, Bremer; Cuadrado, Locatelli, Paredes, Rabiot, Kostic; Vlahovic, Milik.
Fique de olho
Domingo, 9/10, 10h
Udinese x Atalanta
Udinese e Atalanta são as duas maiores surpresas da Serie A até aqui e se enfrentarão no domingo na expectativa de manterem a boa fase e se consolidarem de vez na briga por uma vaga na Champions League. Caso consiga os três pontos, a equipe de Údine quebraria uma sequência negativa de nove jogos sem vitórias contra a Dea (sete derrotas e dois empates) e chegaria ao sétimo triunfo consecutivo na atual temporada. Assim, se aproximaria de seu recorde na competição, que é de oito sucessos seguidos – obtidos em 2013, sob o comando de Francesco Guidolin.
O jogo tende a ser ofensivo, já que a Udinese divide o posto de segundo melhor ataque da competição com a Lazio, com 17 gols marcados. Já a Atalanta, apesar de ter a melhor defesa, também se garante na frente, com 12 tentos anotados até aqui. Para vencer o confronto, a Dea conta com Muriel, que de todos os jogadores da Serie A é o que mais marcou contra um mesmo adversário. Este rival é justamente a equipe de Údine, a qual ele defendeu por dois anos e meio: o colombiano balançou as redes dos bianconeri por 11 vezes.
Segunda, 10/10, 15h45
Fiorentina x Lazio
A Lazio vai até Florença para tentar emplacar sua quarta vitória consecutiva pela Serie A, enquanto a Fiorentina tenta espantar sua má fase – no campeonato, soma apenas um triunfo nos últimos cinco jogos. O retrospecto dos 10 duelos mais recentes é favorável à equipe da capital, que perdeu apenas uma vez, em 2021, graças a uma doppietta de Vlahovic.
Se, de um lado, temos a defesa da Viola, que foi vazada apenas sete vezes e é a melhor entre as dos times situados na parte inferior da tabela, do outro temos Milinkovic-Savic. Com três tentos e cinco assistências, o sérvio é o segundo meia com mais participações em gols nas cinco principais ligas da Europa, atrás apenas de Kevin De Bruyne. O ataque biancoceleste também conta com Immobile, que fará sua 300ª partida na Serie A. O capitão colocou a bola no barbante em 187 ocasiões, produzindo uma média de 0,62 gol por jogo.
Demais jogos
Sábado, 8/10, 10h
Sassuolo x Inter
Sábado, 8/10, 15h45
Bologna x Sampdoria
Domingo, 9/10, 7h30
Torino x Empoli
Domingo, 9/10, 10h
Monza x Spezia
Salernitana x Verona
Domingo, 9/10, 13h
Cremonese x Napoli
Domingo, 9/10, 15h45
Roma x Lecce