Serie A

Na 24ª rodada do Italiano, Milan e Atalanta duelam por vaga na Champions League

A 24ª rodada da Serie A acontece após uma semana sensacional para as equipes italianas nas competições europeias: as quatro formações que disputam Conference League e Liga Europa garantiram a classificação, e as que participam da Champions League venceram os jogos de ida das oitavas de final. Inclusive, a grande partida da jornada é justamente um confronto direto por vaga no principal torneio continental, entre Milan e Atalanta. Ademais, correndo atrás do sétimo lugar, que pode resultar em acesso à Liga Conferência, Juventus e Torino duelam no Derby della Mole. Confira tudo na nossa prévia.

O jogão

Domingo, 26/2, 16h45

Milan x Atalanta

Na rodada passada, mais uma vez o Milan venceu por 1 a 0, mesmo tendo desperdiçado algumas chances que poderiam ter deixado o placar mais confortável. Já a Atalanta, após ter perdido para o Lecce na 14ª jornada, repetiu o placar e novamente sofreu uma derrota por 2 a 1 para os salentinos – desta vez, dentro de casa. O tropeço custou caro, visto que a equipe bergamasca viu o Diavolo e a Roma alcançarem 44 pontos e se colocarem na sua frente na luta por uma vaga na Champions League. Se perder em San Siro, a Dea verá os rossoneri abrirem seis de vantagem no G4.

O Milan está há quatro jogos sem perder para a Atalanta, mas dentro de casa o retrospecto não é tão bom: nos últimos oito encontros com a Dea em San Siro, os rossoneri saíram vitoriosos apenas em um. Por outro lado, vale salientar que, após viver um momento de crise, a defesa milanista ganhou solidez com a entrada de Thiaw na equipe titular. Ao lado de Kim, do Napoli, o alemão foi o defensor que mais ganhou duelos aéreos no campeonato em fevereiro (11). O jovem zagueiro deve novamente ser titular e terá a missão de parar Hojlund, dinamarquês que marcou nas duas partidas mais recentes dos nerazzurri e já balançou a rede seis vezes em menos de 20 aparições pela Serie A.

Prováveis escalações

Milan: Tatarusanu; Kalulu, Thiaw, Tomori; Junior Messias, Krunic, Tonali, Hernandez; Díaz, Rafael Leão; Giroud.

Atalanta: Musso; Rafael Toloi, Scalvini, Djimsiti; Zappacosta, Maehle, Koopmeiners, De Roon, Ruggeri; Hojlund, Lookman.

Fique de olho

Sábado, 24/2, 14h

Empoli x Napoli

Na atual temporada, o Empoli conseguiu arrancar alguns pontos de adversários importantes, como Fiorentina, Lazio e Inter, e ocupa a 12ª colocação, com 28 pontos somados e uma distância confortável para a zona de rebaixamento. Neste sábado, porém, o time toscano terá pela frente o Napoli, que, além de ser líder disparado da Serie A, venceu o confronto de ida da Champions League contra o Eintracht Frankfurt e, para alguns, começa a despontar até mesmo como candidato ao título da maior competição de clubes do planeta.

Quando recebe o Napoli, o Empoli costuma ser um adversário extremamente duro: perdeu apenas um dos últimos nove jogos contra o time partenopeo dentro do estádio Carlo Castellani. Além do retrospecto favorável no confronto direto, os toscanos contam também com a boa fase atual, já que somam cinco partidas seguidas sem derrotas em casa e podem chegar às mesmos seis de invencibilidade alcançadas em 2016, sob o comando de Marco Giampaolo. Só que jamais pode ser considerada fácil a tarefa de pontuar contra o atual líder da Serie A, que também tem a melhor defesa e o melhor ataque da competição, além do artilheiro Osimhen, que vem de sete rodadas consecutivas fazendo gols.

Em recuperação, Juventus visa manter hegemonia no Dérbi de Turim (AFP/Getty)

Terça, 28/2, 16h45

Juventus x Torino

Logo após a sentença que lhe tirou 15 pontos na tabela da Serie A, a Juventus empatou com a Atalanta e perdeu para o Monza, chegando a ficar na segunda metade da classificação. A situação levou o técnico Massimiliano Allegri a afirmar que a realidade dos bianconeri seria a luta contra o rebaixamento, mas o fato é que, desde então, a Velha Senhora somou três vitórias consecutivas e já ocupa a sétima colocação, com um pontinho a mais do que o Torino, seu rival.

É inegável o domínio da Juventus no Derby della Mole. Dos últimos 33 confrontos pela Serie A, a Velha Senhora saiu vitoriosa em 24 e o Torino venceu apenas um, em abril de 2015. A estatística é ainda mais impressionante se considerarmos os jogos em que a Juve foi mandante: a equipe bianconera não perde o clássico como dona da casa desde 1995. Além do grande jejum, o Toro conta com apenas um jogador em seu elenco atual que já balançou as redes contra a rival: Sanabria que marcou dois gols no duelo em abril de 2021.

Demais jogos

Sábado, 25/2, 16h45
Lecce x Sassuolo

Domingo, 26/2, 8h30
Bologna x Inter

Domingo, 26/2, 11h
Salernitana x Monza

Domingo, 26/2, 14h
Udinese x Spezia

Segunda, 27/2, 14h30
Verona x Fiorentina

Segunda, 27/2, 16h45
Lazio x Sampdoria

Terça, 28/2, 14h30
Cremonese x Roma

Compartilhe!

Deixe um comentário