Em meio aos confrontos de ida e volta das quartas de final nas competições da Uefa, a 30ª rodada da Serie A aparece para bagunçar o coreto. O topo da tabela do campeonato vai ganhando forma cada vez mais definitiva, com o Napoli praticamente campeão e a Lazio se firmando na vice-liderança, mas a corrida pelas duas vagas restante no G4 continua em aberto: Roma, Milan, Inter, e Atalanta e Juventus, correndo por fora, fazem a principal disputa ainda em aberto no certame. Neste fim de semana, inclusive, o Diavolo visita o surpreendente Bologna, que ainda sonha com vaga na Liga Europa – e nem pode pensar em derrapar.
A rodada passada embolou um pouco a briga contra o rebaixamento, com a Cremonese batendo a Sampdoria e passando a lanterna da competição para a equipe lígure – no entanto, ambas devem morrer abraçadas, visto que a Cremo ainda tem que tirar uma diferença de pelo menos 10 para o Spezia, primeiro time fora do Z3. Quem ainda tem chances concretas de escapar do descenso é o Verona, que está quatro pontinhos atrás dos spezzini: no último sábado, o Hellas bateu o Sassuolo com virada nos acréscimos e ganhou fôlego. Apesar disso, não terá refresco e, no fim de semana, precisará travar duelo complicadíssimo com o Napoli, na Campânia. Confira, a seguir, a prévia da jornada.
O jogão
Sábado, 15/4, 10h
Bologna x Milan
O Bologna de Thiago Motta é uma das surpresas mais positivas da segunda metade da Serie A: com 20 pontos no returno, tem a quarta melhor campanha do período, ao lado do Sassuolo e atrás apenas de Lazio (21), Juventus (21) e Napoli (24). Após um começo ruim na competição, o time treinado pelo ítalo-brasileiro ocupa a oitava posição e está de olho nos resultados da Coppa Italia e dos torneios da Uefa, que podem alterar a distribuição das vagas europeias no campeonato. Os emilianos sonham pelo menos com um lugar na próxima Conference League.
O próximo embate do Bologna pode ser perfeito para consolidar o seu bom returno. Afinal, devido aos seus compromissos europeus contra o Napoli, o Milan deve entrar no gramado do estádio Renato Dall’Ara com várias alterações e apenas um remanescente do onze inicial que encarou os azzurri em San Siro – o goleiro Maignan. Estratégia arriscada, se considerarmos que o Diavolo ocupa a quarta posição, com apenas um ponto de vantagem em relação à Inter, quinta colocada, e qualquer tropeço pode ser decisivo nesta reta final de Serie A.
Apesar do provável uso de um time reserva, o Milan tem retrospecto extremamente positivo contra o Bologna: pela Serie A, os rossoneri não sabem o que é derrota contra a equipe emiliana há 14 jogos, tendo obtido 12 vitórias e dois empates nessa sequência. Os números ficam ainda mais favoráveis ao Diavolo se contarmos apenas com os duelos fora de casa, onde os lombardos conservam invencibilidade de 16 partidas ante os felsinei, sendo 14 triunfos e duas igualdades. Apesar das estatísticas favoráveis aos visitantes, os rossoblù atravessam melhor momento no certame, já que não perdem há quatro compromissos e venceram seus dois últimos (confrontos diretos com Atalanta e Udinese) sem sofrer gols. Além disso, não foram vazados nas três pelejas mais recentes como mandantes.
Prováveis escalações
Bologna: Skorupski; Posch, Soumaoro, Lucumí, Kyriakopoulos; Schouten, Domínguez; Aebischer, Ferguson, Barrow; Sansone.
Milan: Maignan; Florenzi, Kalulu, Thiaw, Ballo-Touré; Vranckx, Pobega; Saelemaekers, De Ketelaere, Rebic; Origi.
Fique de olho
Sábado, 15/4, 13h
Napoli x Verona
Os 16 pontos de vantagem no topo da tabela fazem com que o Napoli possa atuar tranquilo contra o Verona, visando o jogo da volta na Champions League para reverter o resultado da ida. Apesar disso, Luciano Spalletti deve contar com grande parte de seus titulares para o compromisso deste sábado, dificultando a vida de Hellas que passou a sonhar mais intensamente com a permanência após bater o Sassuolo e voltar a encostar no Spezia.
No entanto, não sabemos o que esperar do jogo deste sábado. No estádio Diego Armando Maradona, os torcedores napolitanos poderão demonstrar todo o apoio e amor ao próprio clube, que vive uma temporada fantástica e está prestes a disputar uma das partidas mais importantes dos últimos anos, ou protagonizarem mais protestos contra o presidente Aurelio De Laurentiis, que, no duelo contra o Milan, foi alvo dos ultras pelo aumento dos preços dos ingressos na reta final do campeonato. O clima foi favorável aos rossoneri e pode ser benéfico também para o time vêneto, um dos maiores rivais dos azzurri.
Pela Serie A, Napoli e Verona já se enfrentaram 59 vezes, com ampla vantagem dos partenopei: são 32 vitórias dos azzurri contra 14 empates e apenas 13 triunfos veroneses. Somente dois dos sucessos dos gialloblù ocorreram na Campânia, sendo que a última ocorreu em janeiro de 1983. O herói dos mastini no embate com o Sassuolo foi o argentino Gaich, que marcou um golaço praticamente do meio-campo, mas a principal esperança do Hellas neste sábado será Lasagna, que deve começar como titular. O atacante, aliás, tem justamente o time sulista como sua vítima preferida no certame. São quatro gols marcados, contando com um anotado no primeiro turno.

Perto do título italiano e pensando em ir mais longe na Champions League, o Napoli encara o rival Verona (AFP/Getty)
Domingo, 17/4, 15h45
Roma x Udinese
Com os tropeços de Inter e Milan, que empataram seus jogos no fim de semana anterior, quem se deu melhor foi a Roma: vitoriosa ante o Torino, aproveitou os resultados dos rivais para entrar no G4. Já a Udinese, após ter ensaiado retornar à briga por Liga Europa graças a uma sequência de quatro rodadas sem derrotas, não venceu suas duas últimas partidas no campeonato e voltou a ficar estagnada no meio da tabela, na 10ª posição. A forma atual não lembra a daquela equipe que chegou a golear os giallorossi por 4 a 0, na quinta jornada, embora o resultado do início do certame sirva de alerta para os comandados de José Mourinho não bobearem.
Caso vença domingo, a Udinese sairia vitoriosa em ambos os confrontos contra a Roma numa mesma edição da Serie A pela primeira vez desde 1997-98. A tarefa, porém será dura, visto que os giallorossi costumam levar a melhor sobre os friulanos quando atuam em seus domínios: venceu oito dos nove últimos jogos com os bianconeri no Olímpico. A propósito, a equipe de Údine não vive seus melhores momentos na competição quando o assunto é ser visitante. Ganhou apenas duas das derradeiras 11 partidas longe da Dacia Arena e sequer balançou as redes em quatro das sete mais recentes.
Demais jogos
Sexta, 14/4, 13h30
Cremonese x Empoli
Sexta, 14/4, 15h45
Spezia x Lazio
Sábado, 15/4, 15h45
Inter x Monza
Domingo, 16/4, 7h30
Lecce x Sampdoria
Domingo, 16/4, 10h
Torino x Salernitana
Domingo, 16/4, 13h
Sassuolo x Juventus
Segunda, 17/4, 15h45
Fiorentina x Atalanta