Extracampo Serie A

Exclusivo: temporada 2018-19 do Campeonato Italiano pode ficar sem transmissão para o Brasil

ATUALIZADO em 1º de dezembro de 2018. Confira as formas de assistir o Campeonato Italiano.

O fã do futebol italiano pode se preparar para fortes emoções nos próximos meses: a temporada 2018-19 da Serie A corre o risco de não ter transmissão específica para o Brasil.

Atualmente, os direitos de transmissão da competição são da Fox Sports, que em 2015 abriu mão da exclusividade e cedeu parte do bolo aos canais ESPN, sublicenciando a exibição das rodadas do campeonato por um período de três anos, até maio de 2018. O contrato do grupo Fox com a Liga Serie A acaba no mesmo mês e não será renovado.

Em sigilo, uma fonte ligada aos canais ESPN informou com exclusividade à Calciopédia que a emissora tem interesse em continuar exibindo a Serie A e quer adquirir os direitos. Apesar disso, a sucursal brasileira do canal pertencente à gigante Disney tem encontrado entraves. A negociação está atrasada e há pessimismo nos bastidores quanto ao fechamento da transação.

Caso não haja acordo entre a ESPN e a cedente dos direitos, a alternativa para os amantes da Serie A será a Rai International, que transmite os jogos em italiano para todos os continentes. A TV pública da Itália oferece as partidas do campeonato na íntegra e, nas manhãs de domingo, quando há concorrência de horários entre diversos confrontos, concentra a transmissão em um deles e dá flashes das demais. O canal, porém, está disponível apenas para os assinantes de algumas operadoras de TV fechada (Claro, NET, Sky e Vivo) na modalidade à la carte. Deve ser assinado à parte, individualmente ou como integrante dos chamados pacotes “étnicos” ou “mundo”.

A exibição do Campeonato Italiano já havia provocado polêmica neste ano. Insatisfeitos, administradores de perfis de torcidas dos clubes da Velha Bota assinaram uma nota de repúdio aos canais Fox Sports e ESPN por suposto “descaso” com o produto.

Entre os cinco campeonatos mais importantes da Europa, a Serie A é o mais disputado na atual temporada e um dos dois únicos que ainda não tiveram seu vencedor definido – embora o Barcelona esteja muito perto de confirmar o título na Espanha. A partir de 2018-19, o futebol da Itália terá quatro times na Liga dos Campeões, o que não acontecia há sete anos.

Assine um plano da Calciopédia Pro e saiba em primeira mão quando a situação for definida.

Atualizado às 12h42: Nem mesmo na Itália há definição sobre os direitos de transmissão do campeonato para o próximo triênio. O grupo Mediapro venceu a licitação, mas a Sky questionou o edital na justiça e venceu na primeira instância. Enquanto isso, a liga pensa até mesmo em criar um canal próprio para a exibição dos jogos.

Compartilhe!

7 comentários

Deixe um comentário