Serie A

Sorteio das rodadas da Serie A: CR7 estreia em Verona; Napoli tem início traiçoeiro

O Campeonato Italiano da temporada 2018-19 já tem uma forma e gera altíssimas expectativas. Nesta quinta, foi sorteada nos estúdios da Sky a ordem dos confrontos: já sabemos por exemplo, que Cristiano Ronaldo estreará diante do Chievo, em Verona. O estádio Marcantonio Bentegodi foi o palco do primeiro jogo de Diego Armando Maradona pelo Napoli, em 1984, e voltará a ser o centro das atenções do futebol mundial, mais de 30 anos depois.

Para ver a tabela completa em tamanho maior, clique aqui.

As primeiras rodadas

Sem dúvidas, a visita da Juventus a Verona é o principal destaque da rodada inaugural do campeonato. Curiosamente, até alguns dias atrás a presença do Chievo na Serie A era incerta: o clube era investigado por falsificação de sua contabilidade e poderia ter sido rebaixado. Passa, então, do tapetão à condição de primeiro adversário de CR7 na Itália.

Além do duelo no Bentegodi, chamam a atenção três grandes jogos logo de cara. Carlo Ancelotti estreia pelo Napoli diante da Lazio de Simone Inzaghi, em Roma. Os romanistas, por sua vez, visitam o Torino. A outra partida chamativa acontece entre Sampdoria e Fiorentina.

Na segunda e na terceira rodadas, também há jogos de tirar o fôlego. Inter-Torino, Juve-Lazio, Roma-Atalanta e Napoli-Milan são as bolachas recheadas do pacote número dois e Milan-Roma vem a seguir.

O complicadíssimo início do Napoli

Num campeonato de pontos corridos, todos os times se enfrentam, mas não há dúvidas de que longas sequências de jogos muito duros não agradam a treinador algum – especialmente àqueles em início de trabalho. Superar isto será o primeiro desafio de Ancelotti em Nápoles.

Nas sete rodadas iniciais, os azzurri enfrentam Lazio (fora), Milan (casa), Sampdoria (fora), Fiorentina (casa), Torino (fora) e Juventus (fora). O único alívio é o Parma, na sexta jornada, mas já na décima a equipe sulista recebe a Roma. Entre os duelos com Fiorentina e Toro, o Napoli ainda fará sua estreia na Liga dos Campeões.

Inverno difícil para o trio de gigantes

Inter, Juventus e Milan não terão vida fácil nos meses de dezembro e janeiro. As mesmas séries “cascudas”  ocorrerão na fase final da temporada, mas uma eventual falta de compromissos nos torneios continentais pode equilibrar o maior desgaste físico dos elencos.

Atual heptacampeã, a Juve começa uma sequência decisiva pouco antes do início do inverno europeu: na rodada que tem 2 de dezembro como dia base, a Velha Senhora visita a Fiorentina. Na sequência, tem o Derby d’Italia contra a Inter (casa), o clássico local contra o Torino (fora) e o duelo com a Roma (casa). Nesse meio tempo, duas partidas da fase de grupos da Champions League.

Dezembro também será difícil para a Inter, que tem os duelos da Liga dos Campeões, duas partidas seguidas como visitante, contra Roma e Juve, e um confronto natalino com o Napoli. Para o Milan, o obstáculo será a pausa invernal: após um jogo acessível contra o Genoa, a equipe rossonera enfrenta Napoli (casa) e Roma (fora), com a possibilidade de jogar as quartas de final da Coppa Italia entre os dois jogões. Ademais, a ida das semifinais da copa está marcada para o dia 6 de fevereiro, logo após esta sequência.

Reta final em alta voltagem

Concorrentes ao título e a vagas na Liga dos Campeões, Inter, Juventus, Napoli e Roma farão confrontos diretos nas seis últimas rodadas da Serie A. A sequência é aberta na 33ª rodada, com Inter-Roma, continua com Inter-Juve (34ª); passa por Juve-Roma (36ª) e tem a cereja do bolo com Inter-Napoli (37ª). Jogos que têm tudo para ser decisivos.

De “brinde”, temos ainda Napoli-Atalanta (33ª); Torino-Milan (34ª); Lazio-Atalanta e Juve-Toro (35ª); Juve-Atalanta (37ª) e Samp-Juve (38ª).

Os clássicos

Para facilitar, ordenamos aqui os duelos mais importantes e os dérbis locais, a começar pelo já citado Napoli-Milan, da segunda rodada. Seguem: Juve-Napoli e Lazio-Roma (7ª); Inter-Milan (9ª); Napoli-Roma (10ª); Milan-Juve (12ª); Genoa-Samp (13ª); Roma-Inter (14ª); Juve-Inter (15ª); Torino-Juve (16ª); Napoli-Inter (17ª). Vale salientar que os quatro últimos jogos citados acontecem no arco das seis últimas rodadas do certame.

Dados e critérios para o sorteio

O campeonato será disputado de 18 de agosto de 2018 a 26 de maio de 2019. Teremos apenas três rodadas em meio da semana (26/9, 26/12 e 3/4) e cinco pausas: elas acontecem em 9/9, 14/10, 18/11 e 24/3. A quinta é a tradicional parada de inverno, que começa ao fim do primeiro turno (29/12) e vai até o dia 13/1.

As rodadas da Serie A acontecerão entre sábado e segunda. Quando houver data Fifa, o jogo da segunda será antecipado para sexta. Os horários dos jogos, no fuso da Itália, são os seguintes: sábado às 15, 18 e 20h30; domingo às 12h30, 15, 18 e 20h30; sexta/segunda às 20h30. As jornadas de meio de semana terão quarta como dia “cheio”, com seis jogos às 21h (horário local) e um mais cedo, às 19. Além disso, haverá um na terça (21), outro na quinta (21) e um terceiro no mesmo horário, com dia a definir a cada circunstância.

Toda a rodada inaugural será realizada à noite, por conta das altas temperaturas do verão. A segunda e a terceira também terão a maior parte dos confrontos realizados à noite, o que será definido por critérios geográficos e climáticos.

O sorteio foi dirigido. Não podia haver repetição de duelos das primeiras rodadas dos últimos dois campeonatos, além de confrontos nas mesmas rodadas em que foram realizados em 2017-18 e repetição de jogos da rodada final da última Serie A. Equipes que foram visitantes na última rodada do campeonato anterior serão mandantes na estreia, salvo impedimentos logísticos – caso do Napoli, que realiza reformas no estádio San Paolo. Além disso, foi observada a ocorrência de grandes eventos em todas as cidades para a definição dos mandos e de sua colocação no calendário. Isto foi feito para garantir que as partidas da Serie A sejam o fato mais importante do dia nas rotinas locais, não entrando em conflito com outros eventos esportivos ou comerciais.

Não era permitida a ocorrência de clássicos locais no meio de semana. Além disso, nenhum duelo entre Inter, Juventus, Lazio, Milan, Napoli e Roma podiam acontecer nessas rodadas. Estava previsto também que as equipes classificadas à Champions League e à Liga Europa também não se enfrentariam em rodadas anteriores ou posteriores a jogos pelos torneios continentais.

Algumas equipes foram alocadas em duplas para que houvesse alternância de mando. A saber: Empoli-Fiorentina, Genoa-Samp, Inter-Milan, Juve-Torino, Lazio-Roma. Sempre que uma das partes do chaveamento for mandante, a outra jogará fora de casa.

Compartilhe!

7 comentários

Deixe um comentário