Serie A

Inter ao resgate, outsiders em busca de afirmação e clássico de Gênova: a prévia da 16ª rodada

O esporte assinou um compromisso nessa semana: não abaixar os níveis de adrenalina no corpo do aficionado pelo futebol italiano. Depois de uma rodada de Serie A eletrizante, com um grande jogo entre Lazio e Juventus, a Atalanta conseguiu a vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões de maneira heroica e voltaremos a ter jogaços no Italianão nos próximos dias.

O cardápio do fim de semana tem, por exemplo, Fiorentina x Inter, Cagliari x Lazio e o dérbi entre Genoa e Sampdoria. E não para por aí: além dos destaques da jornada, teremos duelos interessantes, como Napoli x Parma, Verona x Torino e Bologna x Atalanta. Confira a prévia da 16ª rodada do certame.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Fiorentina x Inter

Data e horário: domingo, 15/12, 16h45
Transmissão: DAZN, Rai e Bet365

Após a derrota para o Barcelona e a consequente eliminação da Champions League, a Inter busca juntar os cacos e se concentrar na disputa da Serie A, que lidera com dois pontos de vantagem sobre a Juventus. Seu desafio no domingo será vencer uma Fiorentina que, embora cambaleante, vem lhe causando problemas nos últimos anos. A Viola não perde para a Beneamata no Artemio Franchi há cinco temporadas.

As estatísticas do campeonato 2019-20, porém, favorecem os nerazzurri. A Inter tem seu terceiro melhor início de Italiano desde 1994 e emplacou sete vitórias em seus sete compromissos como visitante. Já a Fiorentina vem de quatro derrotas nas quatro últimas rodadas e, neste milênio, só começou a Serie A com uma pontuação menor em 2001-02.

Os dois times terão desfalques importantes para o jogão. A Fiorentina não contará com Ribéry, que operou o tornozelo e ficará parado por cerca de dois meses. Já a Inter continua sem Sánchez e com carência de opções no meio-campo: Sensi, Barella, Gagliardini e Asamoah foram vetados para o duelo.

Prováveis escalações

Fiorentina: Dragowski; Milenkovic, Pezzella, Cáceres; Lirola, Pulgar, Badelj, Castrovilli, Dalbert; Chiesa, Vlahovic.

Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; D’Ambrosio, Vecino, Borja Valero, Brozovic, Lazaro; Lukaku, Martínez.

Fique de olho

Sábado, 14/12, 16h45

Genoa x Sampdoria

O clássico de Gênova é um dos mais quentes da Itália e promete ser ainda mais acirrado neste sábado. Afinal, o resultado provocará efeitos na disputa contra o rebaixamento: em caso de vitória, o Genoa deixa a zona perigosa e joga a Sampdoria para lá. Contudo, os grifoni não têm ido bem em nível local e não conseguiram bater a sua maior adversária nos seis confrontos mais recentes. Em quatro deles, nem mesmo marcaram gols.

O Genoa vem flertando com a queda há alguns anos e, embora Thiago Motta venha conseguindo fazer o time jogar melhor, os resultados não vem aparecendo. Entre as 17 participantes da atual edição da Serie A que também jogaram o último campeonato, a equipe rossoblù é a que menos venceu e pontuou no ano de 2019 – respectivamente, cinco triunfos e 29 pontos. Mudar essa realidade diante da Samp será um feito e tanto para um time dizimado por desfalques: Zapata, Lerager, Pajac e Kouamé estão lesionados (o marfinense não atua mais em 2019-20), enquanto Pandev e Agudelo estão suspensos.

A Sampdoria também melhorou com Ranieri, ao menos em relação ao que vinha produzindo sob as ordens de Di Francesco. Ainda que o ataque não seja tão produtivo quando outrora, a equipe garantiu solidez defensiva e três clean sheets em oito rodadas com o novo treinador, que se tornará o primeiro na era dos três pontos a participar de quatro dérbis locais. Além do genovês, Don Claudio já treinou a Juve no clássico de Turim, a Roma no embate capitolino e a Inter no choque de gigantes de Milão.

Após triunfo impactante sobre a Juve, Lazio contará com seu quarteto mágico para tentar continuar em ascensão (AFP/Getty)

Segunda, 16/12, 16h45

Cagliari x Lazio

Depois da prova de força contra a Juventus, no último fim de semana, a Lazio terá mais um duro desafio pela frente. A equipe de Inzaghi encara o Cagliari, um dos outsiders do campeonato e reconhecido pelo espírito de luta de seu elenco. A rodada terá um encerramento de luxo, com um jogão repleto de jogadores em ótimo momento, como João Pedro, Nainggolan, Luis Alberto e Immobile.

Tanto os laziali, que ocupam a 3ª posição, quanto os casteddu, donos da 4ª, vivem os seus melhores inícios de campeonato na era dos três pontos e se destacam por ataques bastante positivos: 36 gols para os romanos e 31 para os sardos. Além disso, ostentam longos períodos de invencibilidade. O Cagliari não perde há 13 rodadas e a Lazio está invicta há 10, com sete triunfos em sequência – os dois times caíram pela última vez contra a Inter, que lidera a Serie A.

Liderados por Nainggolan (ex-Roma), os rossoblù precisarão lutar bastante para encerrar um longo jejum e um histórico negativo contra os celestes. A última vitória dos sardos sobre os romanos ocorreu em maio de 2013 e, de lá para cá, tivemos oito triunfos dos aquilotti e dois empates. Ademais, o Cagliari só venceu três dos 19 jogos mais recentes como mandante contra a Lazio.

Demais partidas

Sábado, 14/12, 11h
Brescia x Lecce

Sábado, 14/12, 14h
Napoli x Parma

Domingo, 15/12, 8h30
Verona x Torino

Domingo, 15/12, 11h
Bologna x Atalanta
Juventus x Udinese
Milan x Sassuolo

Domingo, 15/12, 14h
Roma x Spal

Deixe um comentário