Serie A

Três times brigam pelo vice no encerramento do Italiano; confira a prévia da 38ª rodada

Por volta das 18 horas de domingo, todo o mundo terá acesso aos vereditos da Serie A 2019-20. A última rodada do campeonato foi dividida igualmente em dois blocos no fim de semana: no sábado, ocorrem os jogos que definem as posições no topo da classificação; no dia seguinte, se decide a situação na parte inferior da tabela.

A Juventus já é campeã e todos os participantes italianos da próxima Champions League estão definidos. Contudo, uma boa grana motiva Inter, Atalanta e Lazio, que almejam o segundo posto da Serie A. É que o  valor dos prêmios pagos ao vice-campeão é 10 milhões de euros maior do que o recebido pelo quarto colocado – e cinco milhões a mais do que o entregue ao terceiro. Quem ganhar o confronto direto entre Inter e Atalanta sairá endinheirado. Um empate, contudo, pode ser péssimo para a dupla: nesse contexto, se os laziali vencerem o Napoli, terminam o torneio acima dos nerazzurri. No San Paolo, Immobile também pode se sagrar o maior artilheiro de uma edição do Italiano, superando o ex-azzurro Higuaín.

O campeonato também tem em aberto o seu último rebaixado. O Genoa vem vacilando nos últimos anos e, novamente, chega à derradeira rodada podendo cair para a Serie B. Para permanecer na elite, o tradicional time da Ligúria depende só de si e precisa vencer o Verona. O seu adversário pela salvezza é o Lecce, que recebe o Parma e, além de vencer, torce por um tropeço rossoblù. Confira a prévia da jornada.

O jogão

Atalanta x Inter

Data e horário: sábado, 1/8, 15h45
Transmissão: Rai e Bet365

O duelo entre o melhor ataque e a defesa menos vazada da categoria encerra a ótima Serie A em grande estilo. De um lado, o time de Gasperini, com 98 gols marcados, pode entrar para o rol de equipes com 100 tentos anotados no campeonato, o que não ocorre desde 1951. A Dea já igualou a Juventus de 1951-52, última a fazer 98. Se conseguirem ser vice-campeões italianos, os orobici encerrariam a competição com sua melhor colocação em toda a história. Justo num ano em que, por conta da covid-19, Bérgamo sofreu tanto.

A sensação da Itália, porém, terá pela frente a Beneamata de Conte, que sofreu 36 e é dona do segundo ataque mais prolífico, com 79 bolas nas redes. A Atalanta também encara um Lukaku que tem sido um indigesto visitante. O belga fez 15 gols fora de casa e é um dos três melhores neste quesito na história do torneio, atrás de Ibrahimovic e Immobile, com 16.

Historicamente, a Inter leva vantagem contra a Atalanta: em 117 partidas na Serie A, tem 62 triunfos, contra 24 da Dea e 31 empates. Porém, os bergamascos estão invictos no duelo há quatro jogos, com três empates e uma vitória por 4 a 1 na visita mais recente dos milaneses ao Gewiss Stadium. Ex-técnico da Dea, Conte nunca perdeu para os nerazzurri de Bérgamo – venceu seis dos sete compromissos – e também leva vantagem sobre Gasp, de curta passagem pela Inter. O apuliano venceu três dos cinco duelos e sofreu sua única derrota (3 a 0 para o Genoa) quando treinava o modesto Arezzo, na Serie B 2006-07.

Prováveis escalações

Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Caldara, Djimsiti; Castagne, De Roon, Freuler, Gosens; Pasalic, Gómez; Zapata.

Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Candreva, Barella, Brozovic, Biraghi; Borja Valero; Martínez, Lukaku.

Fique de olho

Por enquanto, Immobile olha para cima: apenas Higuaín tem mais gols do que ele numa mesma temporada da Serie A (Getty)

Sábado, 1/8, 15h45

Napoli x Lazio

Em 2016, milhões de napolitanos vibraram com o recorde de Higuaín, que marcou 36 gols e se tornou o maior artilheiro numa única temporada da Serie A. Em virtude do ódio alimentado pela transferência do argentino à Juventus, parte considerável dos que comemoraram o feito ficarão muito felizes se Immobile, dono de 35 bolas nas redes na edição de 2019-20, ultrapassá-lo no San Paolo. Ciro, nascido em Torre Annunziata, na região metropolitana de Nápoles, pode ter o prazer de entrar para a história muito perto de onde passou sua infância e sua adolescência. Seria algo similar a se casar com o “crush” da escola.

Immobile pode aproveitar a desmotivação do Napoli, que já está consolidado na sétima posição da Serie A e pensa no duelo com o Barcelona, pela Champions League. Se a sua Lazio vencer, conseguirá pelo menos mais cinco milhões de euros e algo que não ocorre desde 1993-94: bater os napolitanos nos dois turnos do campeonato.

Apesar do otimismo do lado romano, Inzaghi terá uma marca insólita para enterrar. O treinador conduziu os celestes em quatro rodadas finais de campeonato e perdeu todas essas pelejas com pelo menos três gols sofridos em cada uma delas. Além disso, a única vitória de Simone contra o Napoli em sete compromissos foi a que ocorreu no primeiro turno. Xô, zica?

Domingo, 2/8, 15h45

Genoa x Verona

O Genoa pode nem precisar de pontos contra o Verona para escapar da queda – se o Lecce não vencer o Parma, está livre. O time rossoblù se vê diante de uma situação insólita na última rodada, uma vez que o Hellas tem vários ex-genoanos em seu plantel e seu estafe técnico. Devem jogar Günter, Lazovic e Miguel Veloso (genro de Preziosi, mandatário grifone), enquanto Salcedo (genovês, com oito anos de casa) será opção de banco. O croata Juric também passou oito anos a serviço do Vecchio Balordo, com mais sucesso como volante do que treinador.

A princípio, a partida pode parecer envolta em claros conflitos de interesses. Por outro lado, a mística da lei do ex terá mais possibilidades de operar suas travessuras. O fato é que o Verona não tem jogado bem desde a retomada do campeonato e só venceu três dos 12 compromissos no período, com um único triunfo nas oito pelejas mais recentes – na última rodada, contra a rebaixada Spal. O Genoa tem uma quantidade igual de vitórias obtidas no pós-lockdown, mas leva ampla vantagem no Marassi contra o Hellas: venceu os cinco jogos mais recentes contra os butei em seus territórios. Vem aí mais uma salvação na bacia das almas para os rossoblù, tal qual em 2018-19?

Demais partidas

Sábado, 1/8, 13h
Brescia x Sampdoria

Sábado, 1/8, 15h45
Milan x Cagliari
Roma x Juventus

Domingo, 2/8, 13h
Spal x Fiorentina

Domingo, 2/8, 15h45
Bologna x Torino
Lecce x Parma
Sassuolo x Udinese

Deixe um comentário