Serie A

Prévia: estreia de Pirlo na Juve e confrontos equilibrados marcam a 1° rodada da Serie A

Depois de uma pausa de apenas 48 dias, a Serie A está de volta. A pandemia de covid-19 atrasou o fim da última temporada e, para que o calendário volte a se ajustar, as férias de 2020-21 foram mais curtas, de modo que a primeira rodada do Italiano ocorre neste final de semana.

As partidas continuam sem público, por conta de uma nova crescente nos casos de coronavírus, mas a liga e o governo do país estudam condições e protocolos para liberar, num futuro próximo, o acesso de uma parcela dos torcedores aos estádios. Em campo, teremos bastante novidades entre jogadores e técnicos. A Juventus terá a estreia de Andrea Pirlo no comando técnico, enquanto Inter, Lazio e Atalanta – que brigaram pelo título da última temporada com a Velha Senhora – perderam poucas peças e se reforçaram bem. Quem faz uma excelente janela é o Milan: contratou promessas e entrega a Pioli um time competitivo.

Neste fim de semana, teremos apenas sete jogos da rodada inaugural. Como Inter, Atalanta e o estreante Spezia terminaram 2019-20 mais tarde, por conta de competições europeias e playoffs de acesso, a liga aceitou o adiamento de seus jogos para o dia 30. Confira, abaixo, a prévia das principais partidas que ocorrem entre sábado e segunda.

O jogão

Domingo, 20/9, 15h45

Juventus x Sampdoria

No domingo, a atual eneacampeã consecutiva terá a estreia de Andrea Pirlo como treinador profissional: foi ainda nesta semana que o ex-regista conseguiu a licença da Uefa para poder dirigir times das séries A e B. No único amistoso de pré-temporada da Juve, um 5 a 0 sobre o Novara, foi possível ter uma ideia de como o time vai jogar: a equipe bianconera alternou entre linhas de três e quatro defensores, num estilo de “perde e pressiona”. Lesionados, Bernardeschi, Dybala e De Ligt desfalcam a Velha Senhora contra a Sampdoria e, por isso, devemos ter Kulusevski e Chiellini entre os titulares. O brasileiro Arthur também estreia.

A Samp vem de uma temporada em que brigou do meio para baixo na tabela e, neste ano, dificilmente ficará entre os 10 primeiros colocados. Claudio Ranieri perdeu Linetty, uma peça importante do seu meio-campo e um dos mais regulares do time, e precisará confiar em Thorsby e Ekdal. Por sua vez, como Quagliarella está com 37 anos e já não tem o mesmo fôlego de antes, o desfalque de Gabbiadini neste fim de semana pode acabar sendo sentido. A esperança dos blucerchiati reside em jogar fechado, no melhor estilo Ranieri, e esperar pelo contra-ataque certo ante uma Juve repleta de incógnitas.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Danilo, Bonucci, Chiellini; Cuadrado, Rabiot, Arthur, Ramsey, Alex Sandro; Kulusevski, Ronaldo.

Sampdoria: Audero; Bereszynski, Yoshida, Colley, Augello; Depaoli, Thorsby, Ekdal, Jankto; Bonazzoli, Quagliarella.

Fique de olho

Depois de boa atuação na Liga Europa, Çalhanoglu irá comandar o meio de campo do Milan na estreia da Serie A (Getty)

Sábado, 19/9, 15h45

Verona x Roma

Uma das grandes surpresas da última temporada, o Verona veio da Serie B e, mesmo assim, conseguiu brigar por vaga na Liga Europa e terminou o campeonato em nono lugar. Será difícil repetir o feito nesse ano, já que o elenco à disposição de Juric perdeu qualidade com as saídas de jogadores-chave. Como Kumbulla, que acertou com a Roma e pode estrear contra seu antigo time logo na primeira rodada.

Todo ano o torcedor da Roma se pergunta: será que agora vai? Pois bem, ainda não sabemos a resposta para esta questão, mas Paulo Fonseca se manteve no cargo depois de uma temporada turbulenta. Entre a nova lesão de ligamento de Zaniolo – que o fará perder grande parte da temporada – e a provável venda de Dzeko para a Juventus, o treinador pode improvisar Mkhitaryan como falso nove neste sábado. As laterais romanistas também sofrem e Karsdorp, anteriormente fora dos planos da Loba, deve acabar entrando em campo.

Segunda, 21/9, 15h45

Milan x Bologna 

O Milan tem uma das melhores atuações no mercado entre os times italianos e chegadas como a de Brahim Díaz e Tonali melhoraram o já interessante meio-campo rossonero – para a felicidade de Ibrahimovic e Rebic, com novos contratos assinados. Pioli tem grandes chances de continuar o bom trabalho pós-lockdown e ter um confronto difícil logo de cara representa uma boa oportunidade de o time provar que tem nível para disputar os lugares mais altos na tabela.

A boa campanha do Bologna no último campeonato animou os torcedores. Mihajlovic ratificou quão bom é como treinador e ganhou alguns reforços que podem fazer o time rossoblù render mais. O meia ítalo-brasileiro Emanuel Vignato, ex-Chievo, e o veterano Lorenzo De Silvestri, ex-Torino, já devem estrear em San Siro – o lateral será titular. Olho ainda em Palacio, Orsolini e Barrow, capaz de colocar água no chopp dos rossoneri.

Demais partidas

Sábado, 19/9, 13h
Fiorentina x Torino

Domingo, 20/9, 7h30
Parma x Napoli

Domingo, 20/9, 10h
Genoa x Crotone

Domingo, 20/9, 13h
Sassuolo x Cagliari

Quarta, 30/9, 13h
Benevento x Inter
Udinese x Spezia

Quarta, 30/9, 15h45
Lazio x Atalanta

Deixe um comentário