Serie A

Derby d’Italia e clássico de Roma são destaques da agitada 18ª rodada do Italiano

A penúltima rodada do primeiro turno da Serie A é daquelas para serem acompanhadas de cabo a rabo, com máxima atenção. Seus maiores destaques são dois dos clássicos mais importantes do país, e que influenciam a briga pelo scudetto de 2020-21. A jornada começa na sexta, com o Derby della Capitale, entre uma Lazio que visa entrar no G6 e a Roma, terceira colocada e sedenta por encostar no líder. O Milan, que encerra a rodada contra o Cagliari, também é perseguido por Inter e Juventus, que fazem um importantíssimo Derby d’Italia no domingo. Confira a prévia.

O jogão

Domingo, 17/1, 16h45

Inter x Juventus

De um lado, a Inter precisa vencer a Juventus para continuar próxima ao Milan; do outro, a Velha Senhora quer bater a Beneamata para entrar de vez na briga pelo scudetto. O grande clássico da rodada não coloca o time nerazzurro frente apenas à sua maior rival, mas também a um carrasco, contra o qual colecionou péssimos resultados ao longo da década passada. A última vitória da Inter sobre a Juve ocorreu em setembro de 2016, naquela que foi a única derrota da equipe de Turim nas 10 últimas visitas a Milão.

A Juventus é a única adversária que a Inter não derrotou sequer uma vez de 2017 até aqui e também é a única equipe contra a qual Conte sempre foi derrotado como treinador, pela Serie A – três duelos e três derrotas. Historicamente, a Velha Senhora também tem uma grande vantagem no confronto: soma 84 vitórias contra 46 triunfos nerazzurri e 44 empates pelo campeonato. Na atual temporada, o futebol da Beneamata é superior ao da rival, e os desfalques de Cuadrado, De Ligt, Alex Sandro e Dybala podem comprometer a exibição do time de Pirlo. Contudo, a Juventus já se superou antes para bater o Milan em condições parecidas e tem capacidade de repetir a dose em San Siro.

Prováveis escalações

Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Hakimi, Barella, Brozovic, Vidal, Young; Lukaku, Martínez.

Juventus: Szczesny; Danilo, Bonucci, Chiellini; Chiesa, McKennie, Bentancur, Ramsey, Frabotta; Morata, Ronaldo.

Fique de olho

Sexta, 15/1, 16h45

Lazio x Roma

O dérbi romano de número 153 na Serie A abre a 18ª rodada nesta sexta – dia da semana em que o clássico nunca havia sido disputado anteriormente. Terceira colocada, com 34 pontos, a Roma tem seis a mais do que a Lazio e visa ampliar a sua superioridade no confronto: atualmente, soma 54 vitórias contra 38 triunfos celestes e 60 empates. A Loba tem levado a vantagem nos clássicos disputados no primeiro turno, visto que venceu cinco e empatou dois dos mais recentes. Por outro lado, não vence a rival como visitante desde 2016. Já a Lazio busca seu terceiro triunfo consecutivo no campeonato, algo que não acontece desde junho.

Os grandes duelos da partida devem se dar no setor de meio-campo, onde Luis Alberto e Milinkovic-Savic articulam o jogo da Lazio e Mkhitaryan, Pellegrini e Veretout fazem o mesmo para a Roma. No time de Inzaghi, temos um novo paradigma, visto que o camisa 10 espanhol ainda não contribuiu com nenhuma assistência nesta Serie A, enquanto SMS é o garçom da equipe, com cinco passes para gol. A Roma, por sua vez, tem o líder no quesito – Mkhitaryan, com oito. Olho também no capitão Dzeko, que pode entrar para uma lista seleta se marcar um gol. Se o fizer, o bósnio será o sexto a balançar as redes em pelo menos quatro dérbis capitolinos, se juntando a Totti, Delvecchio, Volk, Dino Da Costa e Amadei.

Morata será o companheiro de Ronaldo no ataque da Juventus (imago)

Segunda, 18/1, 16h45

Cagliari x Milan

Líder do campeonato, o Milan será o último time da parte alta da tabela a entrar em campo, já ciente de tudo o que terá acontecido a seus adversários no fim de semana. E o fará diante do Cagliari, seu freguês contumaz, que vive um momento muito negativo na temporada – perdeu seus últimos cinco jogos, sendo quatro deles pela Serie A. O Milan é o time que mais vezes derrotou o Cagliari no campeonato: 42, sendo 24 delas de 2004-05 para cá. Nas últimas 16 partidas em que foi mandante contra o Diavolo, a formação sarda venceu apenas uma, em 2017.

Como se esses números já não fossem ruins o bastante para os casteddu, os rossoneri marcam gols fora de casa há 18 jogos seguidos e ainda ocupam a segunda posição da Serie A em quantidade de chances claras de gol criadas. O Cagliari é o time que mais sofre com essas ocasiões e, para piorar, Ibrahimovic balançou as redes nas seis partidas mais recentes contra os rossoblù.

Demais partidas

Sábado, 16/1, 11h
Bologna x Verona

Sábado, 16/1, 14h
Torino x Spezia

Sábado, 16/1, 16h45
Sampdoria x Udinese

Domingo, 17/1, 8h30
Napoli x Fiorentina

Domingo, 17/1, 11h
Crotone x Benevento
Sassuolo x Parma

Domingo, 17/1, 14h
Atalanta x Genoa

Compartilhe!

Deixe um comentário