Serie A

26ª rodada: a Inter fez a Atalanta ‘beijar a lona’ e manteve a sua vantagem no topo da Serie A

Uma rodada sem 0 a 0 não pode ser ruim, não é? No fim de semana que marcou a realização de dois terços do campeonato, a líder Inter manteve a sua vantagem na ponta da tabela ao bater a Atalanta, única equipe do G6 que não venceu. Sem grandes surpresas na jornada, a distância entre os times das metades superior e inferior da tabela vai aumentando ao mesmo tempo em que a briga contra o rebaixamento esquenta – como mostraram o triunfo do Crotone e os empates de seus adversários nos confrontos diretos ocorridos entre sábado e domingo. Confira o que aconteceu de melhor nas 10 partidas da rodada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Inter 1-0 Atalanta

Gols e assistências: Skriniar (Bastoni)
Tops: Skriniar e Handanovic (Inter)
Flops: Maehle e Gosens (Atalanta)

As expectativas eram grandes para o jogo que encerraria a rodada e, se Inter e Atalanta não entregaram uma partida muito vistosa, realizaram um confronto de estilos bastante salutar. O primeiro tempo foi de bastante intensidade e de vitórias dos sistemas defensivos, que evitavam que os últimos passes para definir as jogadas se concretizassem. Com isso, as grandes oportunidades ocorreram em lances esporádicos: Sportiello teve de usar a cabeça para evitar gol contra num forte recuo de Romero e, do outro lado, Zapata testou forte e obrigou Handanovic a fazer a defesa da rodada.

A Inter não teve chutou a gol nos 45 minutos iniciais – o que ocorreu quatro vezes nesta temporada, sendo duas delas contra a Atalanta. No segundo tempo, porém, a entrada de Eriksen no lugar de Vidal deu mais fluidez ao jogo dos mandantes e, aos 54, um escanteio batido pelo dinamarquês originou o gol solitário da peleja. Os três beques da Beneamata participaram da jogada e Skriniar mandou para a rede, fazendo a Dea ser vazada como visitante depois de 413 minutos. A boa atuação da Inter na zaga também fez com que a equipe de Gasperini não balançasse as redes numa partida pela Serie A pela primeira vez desde 17 de janeiro, no 0 a 0 contra o Genoa.

Verona 0-2 Milan

Gols e assistências: Krunic e Dalot (Saelemaekers)
Tops: Kessié e Krunic (Milan)
Flops: Miguel Veloso e Magnani (Verona)

O Milan conseguiu uma bela vitória fora de casa contra o qualificado Verona, adversário que costuma lhe complicar a vida – principalmente quando é mandante. Recheado de desfalques, o Diavolo teve Kessié como pilar habitual no centro do campo, mas contou com marcadores inusitados para superar o Hellas. Começando por Krunic, criticado pelos torcedores: neste domingo, o bósnio jogou como nos bons tempos de Empoli e foi determinante, substituindo Çalhanoglu à altura até mesmo nas cobranças de falta. Logo no primeiro tempo, o meia foi derrubado na entrada da área e ele mesmo cobrou o tiro livre, mandando no ângulo para fazer um golaço.

No segundo tempo foi a vez de Dalot marcar e definir o placar: o lateral emprestado pelo Manchester United efetuou um drible de corpo no marcador e também colocou a bola na gaveta. No restante do jogo, o Milan foi hábil para conter um Verona bastante disperso e apático. Juric foi mexendo no time e usou suas cinco substituições para tentar buscar o empate, mas os visitantes apenas sofreram alguma (pouca) pressão no final da partida.

Dalot indica: o Milan conseguiu marcar dois gols sobre o Verona e venceu no fim de semana (LaPresse)

Juventus 3-1 Lazio

Gols e assistências: Rabiot (Morata), Morata (Chiesa) e Morata (pênalti); Correa
Tops: Morata e Chiesa (Juventus)
Flops: Patric e Escalante (Lazio)

Pensando no duelo contra o Porto, pelas oitavas de final da Champions League, Pirlo decidiu poupar Ronaldo na Serie A. E, tendo o português a seu lado no banco de reservas por quase toda a peleja – CR7 jogou os 20 minutos finais –, o treinador da Juventus viu a sua equipe corresponder e vencer a Lazio de virada para continuar firme na briga pelo título nacional. Simone Inzaghi, por sua vez, só pode lamentar as escolhas que fez durante a partida.

Por conta dos desfalques na defesa, Pirlo testou movimentos diferentes: por vezes, Danilo saía da zaga para atuar como volante, Alex Sandro fechava como zagueiro e Bernardeschi recuava para a lateral esquerda. As mudanças atrapalharam o time no começo do duelo, que foi melhor para a Lazio. Em desatenção, Kulusevski errou um passe simples e Correa aproveitou para abrir o placar. Após o gol, a equipe romana deixou mais espaço para a Juventus trabalhar a bola e foi castigada pelo empate: Morata fez o pivô para Rabiot marcar um belo gol.

O segundo tempo começou equilibrado, com chances para os dois lados: Chiesa assustou Reina e, depois, Milinkovic-Savic acertou o travessão. Aos 55 minutos, porém, Inzaghi colocou Patric e Escalante nos lugares de Lulic e Lucas Leiva, o que fez a equipe desmoronar. Dois minutos depois, a dupla de recém-entrados falhou, cedeu contra-ataque aos mandantes e Morata marcou depois de arrancada de Chiesa. A Juve matou o jogo aos 60, quando um afoito Milinkovic-Savic derrubou Ramsey na área e deu a chance de Morata consagrar a sua partida: com a doppietta e o passe decisivo, chegou a sete gols e oito assistências nesta Serie A.

Roma 1-0 Genoa

Gols e assistências: Mancini (Pellegrini)
Tops: Pellegrini e Mancini (Roma)
Flops: Zajc e Badelj (Genoa)

O domingo começou com um jogo de placar magro, decidido no primeiro tempo. De um lado, El Shaarawy teve o seu primeiro jogo como titular no retorno à Roma – logo contra o clube que o revelou –; de outro, o veterano Marchetti começou na meta do Genoa no lugar do machucado Perin. O arqueiro fez um bom papel e não teve a mínima chance de defender a bela cabeçada de Mancini – seis dos 11 gols do zagueiro foram assim.

No segundo tempo, a Roma se manteve superior diante do Genoa, que tinha muita dificuldade na criação e pouco conseguia avançar perante o bloco de meio-campo do time da casa. Melhor no jogo – mas não tanto –, a dona da casa ainda acertou a trave com Villar e Pedro, além de ter visto um gol ser anulado. A Loba mais uma vez ganhou de um time localizado do meio para baixo na tabela e chegou aos 50 pontos, mas ainda precisa se provar ante equipes mais bem classificadas.

Morata e Rabiot comandaram a vitória da Juventus sobre a Lazio (IPA)

Napoli 3-1 Bologna

Gols e assistências: Insigne (Zielinski), Osimhen (Zielinski) e Insigne; Soriano (Skov Olsen)
Tops: Insigne e Zielinski (Napoli)
Flops: De Silvestri e Danilo (Bologna)

O Napoli segue firme na luta pela vaga na Champions League e conseguiu uma importante (e suada) vitória caseira sobre o Bologna. O placar até parece elástico, mas o time visitante teve grande atuação de Palacio, dois gols anulados e ainda acertou a trave uma vez. Apesar do resultado, não houve alterações na tabela: os azzurri mantiveram a sexta posição e os bolonheses continuam em 12º.

Logo nos minutos iniciais, Insigne recebeu passe de letra de Zielinski e bateu colocado, no contrapé de Skorupski. O Bologna melhorou depois do gol sofrido, acertou a trave com Skov Olsen e viu Palacio obrigar Ospina a fazer uma grande defesa – respondendo a outra bela intervenção de Skorupski ante Insigne. Depois de dois gols anulados do atacante argentino, o Napoli brecou o crescimento dos veltri com um contra-ataque puxado e finalizado por Osimhen. Soriano até diminuiu para os visitantes, mas o ímpeto rossoblù foi cortado três minutos depois, quando De Silvestri cometeu um erro feio para afastar uma bola e Insigne aproveitou. O camisa 24 é o italiano com mais marcou gols pela Serie A em 2021 (oito).

Crotone 4-2 Torino

Gols e assistências: Simy (pênalti), Simy, Reca (Ounas) e Ounas (Junior Messias); Mandragora (Ansaldi) e Sanabria (Ansaldi)
Tops: Ounas e Simy (Crotone)
Flops: Zaza e Rodríguez (Torino)

Quem diria que o jogaço da rodada aconteceria entre dois times da zona de rebaixamento? Depois de não entrar em campo nas últimas duas rodadas por conta de um surto de covid-19 no elenco, o Torino foi a campo com muitos desfalques e perdeu para o Crotone, último colocado. No primeiro jogo em casa feito por Cosmi desde que assumiu o comando dos calabreses, deu para perceber que o time pitagórico já estava mais solto, com a cara do treinador.

O Crotone saiu na frente com um pênalti cobrado por Simy, mas sofreu o empate no final da primeira etapa, depois que Mandragora desviou o chute cruzado de Ansaldi e marcou o seu primeiro gol pelo Torino. Os visitantes começaram mais ligados no segundo tempo e quase viraram com um petardo de Bonazzoli, que explodiu no travessão. Contudo, depois de uma blitz dos mandantes, Simy conferiu o segundo rebote de uma jogada confusa, anotando o seu 10º na temporada e o 100º do Crotone na Serie A.

Nicola realizou duas substituições na tentativa de reverter o placar e a partida ganhou muita emoção nos 15 minutos finais – além de três golaços. O primeiro foi de Reca, que emendou uma bomba da entrada da área e fez o terceiro dos mandantes. Sanabria diminuiu a vantagem dos squali com uma pancada cheio de efeito e Gojak quase empatou a peleja com uma finalização de fora da área que, levemente desviada pelo goleiro Cordaz, acertou o travessão. Já nos acréscimos, após uma falta dura cometida por Rincón – que foi expulso –, Ounas passou por quatro marcadores e fechou a conta. O Crotone continua na lanterna, com 15 pontos, enquanto o Toro abre a zona de descenso, com 20.

Insigne foi o nome da vitória do Napoli sobre o Bologna, enquanto Osimhen voltou a aparecer bem pelos azzurri (imago)

Fiorentina 3-3 Parma

Gols e assistências: Martínez Quarta (Pulgar), Milenkovic e Iacoponi (contra); Kucka (pênalti), Kurtic e Mihaila (Inglese)
Tops: Martínez Quarta (Fiorentina) e Kucka (Parma)
Flops: Malcuit (Fiorentina) e Iacoponi (Parma)

A Fiorentina queria ficar o mais longe possível da zona de rebaixamento e o Parma almejava se aproximar da saída da incômoda região. Contudo, o resultado não foi bom para nenhum dos dois times, que mantiveram a 14ª e a penúltima colocações, respectivamente. Se serve de alento para as torcidas, os jogadores duelaram até o fim para garantirem pontos neste duelo importante e mostraram que vontade não vai faltar.

Martínez Quarta abriu o placar no confronto ao completar uma cobrança de escanteio de Pulgar com forte cabeçada. O Parma empatou pouco tempo depois, quando Pulgar colocou a mão na bola dentro da área e Kucka manteve os 100% de aproveitamento que conserva desde a temporada 2018-19 – acertou suas sete cobranças. Ainda na etapa inicial, a Viola voltou a ficar na frente com Milenkovic, que aproveitou um erro técnico do goleiro Sepe.

O começo do segundo tempo foi bem mais tranquilo que a primeira etapa. Mas o francês Malcuit se esforçou para dar emoção à partida ao cometer dois erros graves de marcação, permitindo a virada do Parma. O primeiro aconteceu aos 72, quando Kurtic se antecipou ao lateral para finalizar, enquanto o segundo ocorreu já aos 90, quando Mihaila aparecer livre e completou o passe de Inglese. Quando a vitória dos crociati parecia certa, uma pressão no final resultou em gol contra de Iacoponi na tentativa de cortar um cruzamento rasteiro. O futebol pode ser cruel.

Sampdoria 2-2 Cagliari

Gols e assistências: Bereszynski (Ramírez) e Gabbiadini (Quagliarella); João Pedro e Nainggolan (Pavoletti)
Tops: Bereszynski (Sampdoria) e João Pedro (Cagliari)
Flops: Candreva (Sampdoria) e Lykogiannis (Cagliari)

Sampdoria e Cagliari fizeram um aguerrido duelo até o final e ficaram na igualdade. Quem saiu na frente foi o time visitante, que fez valer a imposição mostrada nos minutos iniciais e marcou com João Pedro, após pivô de Pavoletti e rebote de Audero. Mais uma vez, o camisa 10 dos sardos chegou a um momento da temporada sendo o brasileiro com maior número de gols nas grandes ligas da Europa – são 13. Depois do gol, o Cagliari continuou mandando na partida e pouco sofreu no primeiro tempo.

No intervalo, Ranieri sacou Augello e colocou Ramírez em campo. Mudança que acabaria se provando acertada, já que o uruguaio viria a aproveitar o recuo do Cagliari nos minutos finais: ele forneceu uma assistência para Bereszynski, que acertou um chutaço indefensável para Cragno. Enquanto o time visitante ainda sentia o gol tomado, a Samp virou com outra bela finalização, dessa vez de Gabbiadini. Só que o Cagliari não se deu por vencido e conseguiu diminuir o estrago, uma vez que tinha jogado melhor do que os blucerchiati por três quartos da partida: já nos acréscimos, Nainggolan chutou da entrada da área e contou com um desvio para vencer Audero.

Sob o comando de Simy, o Crotone venceu o Torino num dos grandes jogos do fim de semana (LaPresse)

Udinese 2-0 Sassuolo

Gols e assistências: Llorente (Molina) e Pereyra (De Paul)
Tops: De Paul e Stryger Larsen (Udinese)
Flops: Ayhan e Toljan (Sassuolo)

A Udinese segue em um bom momento e ao honrar uma superioridade histórica nos confrontos com o Sassuolo, conseguiu a sua segunda vitória nos últimos quatro jogos. Dessa vez, triunfou bem a seu estilo: manteve a bola com o adversário (só teve 28% da posse), mas quase não sofreu defensivamente e criou várias oportunidades de marcar, levando Consigli a fazer cinco defesas durante a partida.

O time da casa marcou o primeiro no final do primeiro tempo, depois de Stryger Larsen – que fez ótima partida e se redimiu do papelão contra o Milan – e Llorente testarem Consigli. Aos 42, o bomber espanhol foi mal marcado por Ayhan, que até tentou cometer pênalti, mas não impediu que o atacante se esticasse todo para encostar na bola e completar o cruzamento de Molina. No segundo tempo, o show foi de De Paul. O camisa 10 acertou um chutaço no travessão, cavou um pênalti que só não foi confirmado porque o VAR pegou impedimento na origem do lance e ainda forneceu uma assistência para, nos acréscimos, Pereyra garantir o resultado e deixar os friulanos ainda mais longe de um eventual descenso.

Spezia 1-1 Benevento

Gols e assistências: Verde; Gaich (Viola)
Tops: Maggiore (Spezia) e Gaich (Benevento)
Flops: Terzi (Spezia) e Tello (Benevento)

Os caçulas Spezia e Benevento seguem na luta contra o rebaixamento e, no sábado, ficaram num empate pouco interessante para ambos – afinal, continuam próximos da região perigosa da tabela. Os spezzini começaram melhor, mas o promissor Gaich fez sua estreia como titular na equipe visitante e mostrou a que veio: o atacante argentino, emprestado pelo CSKA Moscou, aproveitou um erro de domínio de Terzi, cortou Ricci e abriu o placar no primeiro tempo.

O Spezia, que teve 75% da posse de bola na primeira etapa, continuou martelando após o intervalo e chegou a acertar o travessão com Gyasi. Depois de quatro trocas realizadas pelo treinador Italiano, o time da casa melhorou: Maggiore causou impacto praticamente imediato em campo e participou da jogada do gol de empate. O volante recebeu cruzamento, chutou em cima do goleiro Montipò e, no rebote, Verde deixou tudo igual. A virada bianconera só não aconteceu porque o travessão salvou os giallorossi novamente, dessa vez em cabeceio de Erlic.

Seleção da rodada

Handanovic (Inter); Skriniar (Inter), Mancini (Roma), Bastoni (Inter); Stryger Larsen (Udinese), De Paul (Udinese), Kessié (Milan), Ounas (Crotone); Insigne (Napoli); Morata (Juventus), Simy (Crotone). Técnico: Antonio Conte (Inter).

Compartilhe!

Deixe um comentário