Serie A

Com briga por UCL e jogaço entre Atalanta e Milan, Serie A terá última rodada eletrizante

Eis que a última rodada da Serie A chegou – e com peso. Neste domingo, saberemos quais serão os dois últimos classificados para a Champions League e responderemos a algumas perguntas. O Milan conseguirá perder a vaga mesmo tendo sido campeão de inverno ou retornará à competição após sete anos? A Juventus de Ronaldo ficará fora do maior torneio continental? Gattuso conseguirá levar o Napoli à Liga dos Campeões e calará os críticos? Sem o mesmo glamour, a disputa pela Conference League, entre Roma e Sassuolo, também terá um desfecho. Confira na prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 23/5, 15h45

Atalanta x Milan

O Milan bobeou e chegou à derradeira rodada do campeonato com a necessidade de vencer a perigosa Atalanta para não depender de outros resultados e, assim, retornar à Champions League, que não disputa desde 2013-14. Ainda que a Dea só cumpra tabela, a tarefa não será nada fácil, principalmente porque a equipe de Gasperini irá a campo completa e conta com um Malinovskyi em grande fase: eleito MVP de maio pela liga, o ucraniano participou diretamente de gols em suas 10 últimas aparições pelo campeonato.

Vice-líder, a Atalanta igualou o seu recorde de pontos na Serie A (78) e visa, pela primeira vez na história, vencer oito jogos consecutivos na competição – além de bater o Milan duas vezes seguidas como mandante pela segunda vez, repetindo o ocorrido entre 2006 e 2008. Com 27 gols marcados, nas nove últimas partidas em casa, a Dea encara um Diavolo que não foi vazado nas quatro jornadas mais recentes e vive a melhor sequência no quesito desde 2006.

O time de Pioli é o dono da melhor campanha como visitante neste campeonato e, se vencer, estabelecerá um novo recorde da Serie A no quesito, com 16 vitórias fora de casa numa única temporada. Se não ganhar, o Milan corre o risco de ser o segundo time da história a ter sido campeão de inverno e não terminar a competição em uma das três primeiras posições – só a Juventus de 1935-36 conseguiu este feito inglório até o momento. Vale lembrar que, nos 11 embates mais recentes com a Atalanta, os rossoneri só venceram uma vez.

Prováveis escalações

Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Romero, Djimsiti; Hateboer, De Roon, Freuler, Gosens; Malinovskyi; Zapata, Muriel.

Milan: Donnarumma; Calabria, Kjaer, Tomori, Hernandez; Bennacer, Kessié; Saelemaekers, Çalhanoglu, Rafael Leão; Rebic.

Fique de olho

Domingo, 23/5, 15h45

Bologna x Juventus

A história conta que o Bologna é um freguês de carteirinha da Juventus. Nenhum dado estatístico do confronto é favorável aos rossoblù, o que deixa Milan e Napoli (adversários da Velha Senhora por vaga na Liga dos Campeões) de cabelos em pé. O favoritismo do time de Pirlo é notório.

A Juventus venceu todas as suas últimas nove partidas da Serie A contra o Bologna, construindo a sua melhor sequência vigente de triunfos sobre qualquer adversário que, atualmente, dispute a competição. Mesmo jogando em casa, os felsinei não se dão bem contra os bianconeri há bastante tempo: venceram apenas um dos últimos 30 jogos contra a Velha Senhora no Renato Dall’Ara, no distante ano de 1998, e perderam 19 nesta sequência. Ademais, de 2012-13 para cá, o Bologna marcou apenas cinco gols em 15 duelos contra a Juve, sendo que o time de Turim acumulou clean sheets em 10 deles.

Hora da verdade: teremos a Juventus de Ronaldo na próxima Champions League? (imago)

Domingo, 23/5, 15h45

Napoli x Verona

O Napoli conserva uma grande rivalidade com o Verona, mas a verdade é que, nos últimos tempos, o antagonismo só existe na mente dos torcedores. Os azzurri têm sido muito superiores ao time do Vêneto e, sem dúvidas, carregarão o favoritismo na partida de domingo. Afinal, os napolitanos venceram 17 dos 21 últimos jogos contra o Hellas e, em casa, têm uma sequência de 11 triunfos consecutivos contra o adversário – a maior já obtida na elite do futebol italiano.

Nas últimas 10 partidas que fez em casa, o Napoli marcou incríveis 30 gols. O bom desempenho contrasta com o baixíssimo rendimento recente do Verona: apenas seis pontos somados nas 12 derradeiras rodadas (mais apenas do que o rebaixado Parma), com direito a três derrotas seguidas como visitante. Será muito difícil para o Hellas festejar contra os partenopei, como aconteceu no primeiro turno – 3 a 1 no Bentegodi. Desde 1986-87 os butei não sabem o que é passar uma Serie A inteirinha sem perderem pelo menos uma vez para o time da Campânia.

Demais partidas

Sábado, 22/5, 15h45
Cagliari x Genoa
Crotone x Fiorentina
Sampdoria x Parma

Domingo, 23/5, 10h
Inter x Udinese

Domingo, 23/5, 15h45
Sassuolo x Lazio
Spezia x Roma
Torino x Benevento

Compartilhe!

Deixe um comentário