A primeira rodada da Serie A 2021-22 realizada num meio de semana promete bastante. Em sua abertura, na terça, a jornada terá alguns de seus duelos mais empolgantes, como o confronto entre Fiorentina e Inter, que começaram bem na competição, e a partida entre Atalanta e Sassuolo, times que têm mostrado ótimo futebol nos últimos anos. Napoli e Sampdoria podem ter dificuldades no meio da semana, enquanto Juventus e Milan encaram adversários acessíveis. Confira na prévia.
O jogão
Terça, 21/9, 15h45
Fiorentina x Inter
Fiorentina e Inter não fazem um clássico propriamente dito, mas sem dúvidas protagonizam um dos confrontos mais nobres da Serie A. Os nerazzurri não costumam ter vida fácil na Toscana, ainda que estejam invictos há quatro visitas ao Artemio Franchi. Antes dessa sequência negativa, a Viola havia vencido a adversária em quatro de cinco jogos– retrospecto mais condizente à realidade histórica do duelo.
As partidas entre toscanos e lombardos costumam ser recheadas de emoções. Recentemente, tivemos, por exemplo, placares como o 5 a 4 aplicado pela Fiorentina (2017) um 3 a 3 com empate violeta no 11º minuto de acréscimo (2019) e o 4 a 3 a favor da Beneamata, no ano passado. O bom início de temporada das equipes, impulsionado pelos trabalhos recém-iniciados de Vincenzo Italiano e Simone Inzaghi, leva a crer que teremos mais um jogaço nesta terça.
Prováveis escalações
Fiorentina: Dragowski; Odriozola, Milenkovic, Martínez Quarta, Biraghi; Bonaventura, Torreira, Duncan; Callejón, Vlahovic, Saponara.
Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Dumfries, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Perisic; Martínez, Dzeko.
Fique de olho
Terça, 21/9, 15h45
Atalanta x Sassuolo
Falou em futebol agradável na Itália, lembrou de Atalanta e Sassuolo. Dois dos times mais interessantes nos últimos anos têm produzido partidas agitadas e, quase sempre, favoráveis à Dea: com nove vitórias e cinco empates, a equipe nerazzurra está invicta há 14 duelos com os neroverdi. Aliás, desde a chegada de Gasperini ao comando dos bergamascos, em 2016, os atalantinos somaram oito vitórias em 10 jogos, com 32 gols marcados – mais do que contra qualquer outro adversário no período.
O rolo compressor da Atalanta em partidas contra o Sassuolo tem sido fomentado pela sanha de Zapata. O atacante colombiano tem o time neroverde como a sua vítima favorita: marcou nove gols em 12 jogos contra os emilianos, sendo sete nas últimas seis partidas. Pode ser o adversário para a Dea deslanchar, enfim, nesta Serie A? Os comandados de Dionisi ainda não encontraram o rumo exato e têm oscilado bastante durante seus compromissos, mas já mostraram contra a Roma o quanto podem incomodar.
Quinta, 22/9, 13h30
Sampdoria x Napoli
Líder isolado da Serie A, o Napoli terá pela frente um adversário que também venceu com autoridade no fim de semana, mas que costuma lhe cair bem. A Sampdoria é uma pedra no sapato dos grandes, mas tem cedido muito ao Napoli: bateu os azzurri apenas uma vez nos últimos 20 encontros, tendo perdido 16 deles. Nos cinco jogos mais recentes contra o time campano, sempre perdeu com pelo menos dois gols sofridos.
Este retrospecto dá muito otimismo ao Napoli, visto que Spalletti tem feito jogadores evoluírem – a exemplo de Mário Rui, Ruiz e Osimhen – e ainda contou com o ótimo reforço de Anguissa para fortalecer o seu time. A solidez e o alto nível de competitividade dos partenopei serão postos a prova ante o bom sistema defensivo montado por D’Aversa: nesta Serie A, a sua Samp só levou gols de Milan e Inter, até agora.
Demais partidas
Terça, 21/9, 13h30
Bologna x Genoa
Quarta, 22/9, 13h30
Salernitana x Verona
Spezia x Juventus
Quarta, 22/9, 15h45
Cagliari x Empoli
Milan x Venezia
Quinta, 23/9, 13h30
Torino x Napoli
Quinta, 23/9, 15h45
Roma x Udinese