Serie A

Na 8ª rodada da Serie A, duelos entre grandes técnicos e artilheiros chamam atenção

Após 12 dias de pausa para a data Fifa, a Serie A retorna com uma rodada em que as atenções tendem a ficar polarizadas entre dois jogos. Na 8ª jornada da competição, a Juventus de Max Allegri recebe a Roma de José Mourinho, num embate entre dois dos mais vitoriosos treinadores do futebol atual. De um lado, a Velha Senhora tenta recuperar espaço e encostar na zona de classificação para a Champions League; de outro, a Loba busca se consolidar no G4 e manter a rival bem distante.

Horas antes da partida do Allianz Stadium, Simone Inzaghi voltará ao Olímpico pela primeira vez após deixar a Lazio e deve ter uma recepção hostil – ao menos no âmbito esportivo – de Maurizio Sarri e seus comandados. A peleja entre os celestes e a Inter marca o duelo entre Immobile e Dzeko, artilheiros do campeonato, com seis gols. Confira a prévia da rodada.

O jogão

Domingo, 17/10, 15h45

Juventus x Roma

No Allianz Stadium, Juventus e Roma farão jogo-chave para a disputa de vagas na Liga dos Campeões. A equipe giallorossa, treinada por Mourinho, abre a zona de classificação para o torneio continental, com 15 pontos, e visa brecar a reação de Allegri e companhia, que venceram as suas últimas três partidas e ocupam a sexta colocação, com 11. Ambos os times têm problemas por conta da data Fifa – Dybala e Bentancur, na equipe da casa, e Abraham, na visitante, devem começar no banco.

Embora a Roma tenha vantagem na tabela, a Juventus leva enorme vantagem histórica no confronto, ratificada nos confrontos recentes. A Velha Senhora bateu a Loba em nove das últimas 10 partidas como mandante e ainda venceu a adversária em 83 oportunidades, com 269 gols a favor – na Serie A, só triunfou mais vezes contra a Inter e anotou mais tentos sobre a Lazio. Além de terem o retrospecto ruim para superarem, os giallorossi também terão de driblar uma marca negativa estabelecida em 2021. Neste ano, os romanistas somam nove derrotas fora de casa pelo campeonato, com apenas três triunfos.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; De Sciglio, Bonucci, Chiellini, Danilo; Cuadrado, McKennie, Locatelli, Bernardeschi; Kean, Chiesa.

Roma: Rui Patrício; Karsdorp, Mancini, Ibañez, Calafiori; Cristante, Veretout; Zaniolo, Pellegrini, Mkhitaryan; Shomurodov.

Fique de olho

Sábado, 16/10, 13h

Lazio x Inter

A recuperação de Immobile, que estava lesionado, permitiu que o sábado de Serie A seja palco do duelo entre seus artilheiros. A Lazio também tem outra boa notícia – ao menos para os supersticiosos. O outro goleador da competição é o interista Dzeko, que anotou apenas um tento nas 10 últimas vezes que encarou os celestes. No entanto, Inzaghi, ex-técnico do time da capital, conhece bem os adversários e certamente passou dicas valorosas para o seu camisa 9.

A Lazio não perde há 16 jogos como mandante e tem o seu melhor desempenho no quesito desde 2002, mas não tem encontrado paz quando se vê diante da Inter. O time da Cidade Eterna venceu apenas duas das 10 últimas partidas realizadas contra a Beneamata, que é a adversária que menos derrotou no campeonato de 2016-17 para cá. No Olímpico, os celestes só triunfaram em dois dos sete compromissos mais recentes contra os nerazzurri. Por outro lado, pela primeira vez em sua história, a equipe de Milão marcou pelo menos dois gols nas sete primeiras rodadas do campeonato. Na competição, o interistas já anotaram 249 tentos sobre a Lazio – só a Juventus castigou mais os romanos.

Em Roma, Dzeko e Lautaro tentarão conduzir a Inter a uma vitória sobre a Lazio de Immobile e Sarri (Getty)

Domingo, 17/10, 13h

Napoli x Torino

Líder do campeonato, com 100% de aproveitamento, o Napoli tem tudo para igualar o melhor início de Serie A de sua história. Além de viver um momento incrível e ter um elenco superior ao do Torino, que se encontra no meio da tabela, o time azzurro construiu uma ampla vantagem sobre os grenás ao longo dos últimos anos. Os napolitanos estão invictos há 12 jogos contra os piemonteses e perderam apenas um dos 18 derradeiros confrontos. A vitória mais recente do Toro no Maradona ocorreu em 2009.

No intuito de quebrar tantos tabus, a equipe de Juric terá um importante reforço: após se recuperar de leão, Belotti foi reintegrado e pode até começar a partida como titular, embora seja mais provável que o capitão seja opção a Sanabria. O Galo está a apenas um gol de se tornar o 87º jogador da história a marcar pelo menos 100 vezes pela Serie A. Por outro lado, Spalletti não terá grandes problemas para escalar o seu time e contará com a fina sintonia entre Osimhen e Insigne. O baixinho italiano costuma ser carrasco do Torino: nunca perdeu para o rival e participou de 11 gols contra os grenás, marcando cinco e fornecendo seis assistências.

Demais partidas

Sábado, 16/10, 10h
Spezia x Salernitana

Sábado, 16/10, 15h45
Milan x Verona

Domingo, 17/10, 7h30
Cagliari x Sampdoria

Domingo, 17/10, 10h
Empoli x Atalanta
Genoa x Sassuolo
Udinese x Bologna

Segunda, 18/10, 15h45
Venezia x Fiorentina

Compartilhe!

Deixe um comentário