Serie A

33ª rodada: Inter e Milan seguem na briga pelo título, enquanto o Napoli tropeçou na Roma

A corrida de três cavalos não parece muito distante de se tornar uma com apenas dois. Com poucos jogos remanescentes, o Napoli vacilou feio pela segunda rodada consecutiva e não conseguiu matar o duelo contra a Roma, sofrendo um gol no finalzinho, marcado pelo talismã de José Mourinho. Sorte de Inter e Milan, que foram capazes, sem dificuldades de outro mundo, de bater dois times que brigam contra o rebaixamento – Spezia e Genoa.

E não foram só os partenopei que decepcionaram. A Juventus, por muito pouco, não perdeu para o Bologna em casa. Arnautovic mostrou mais uma vez o faro de gol apurado, sendo, aliás, o único entre seus companheiros. Pelo outro lado, Vlahovic foi quem resgatou pelo menos um pontinho para os comandados de Allegri não saírem tanto no prejuízo. Também em casa, a Atalanta perdeu para o Verona, mais uma vez demonstrando uma fragilidade enorme em conseguir pontos em Bérgamo. Assim, está seriamente ameaçada de ficar sem competições europeias na próxima temporada.

Entre o terceiro e oitavo colocado, só um clube venceu: a Fiorentina. Há seis jogos sem perder, a Viola bateu o Venezia perdendo um caminhão de gols e está a apenas dois pontos da Roma, sonhando com uma vaga na Europa League. E, naquele que pode ter sido o resultado mais inesperado da jornada, a Salernitana venceu a Sampdoria fora de casa, com tento brasileiro. A equipe de Gênova chegou a incríveis 20 derrotas nesta edição da Serie A, e graças a um pouco de sorte, não está envolvida diretamente (ainda?) na briga contra o rebaixamento. Confira o que de melhor aconteceu no resumo da rodada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Spezia 1-3 Inter

Gols e assistências: Maggiore (Ferrer); Brozovic (D’Ambrosio), Martínez (Perisic) e Sánchez (Martínez)
Tops: Martínez e Perisic (Inter)
Flops: Bastoni e Nzola (Spezia)

Reencontrando Thiago Motta, a Inter certamente ficou mais feliz do que seu ex-jogador, que agora é treinador do Spezia. Perdendo gols a rodo, a equipe nerazzurra dominou a maior parte da partida e precisou recorrer a Martínez, que começou no banco, para conseguir a vantagem mais confortável. Nzola, outro que entrou no decorrer do jogo, não teve nem tempo de causar qualquer impacto e protagonizou uma senhora bizarrice.

Antes das substituições, a Inter saiu na frente ainda numa morna etapa inicial. D’Ambrosio foi lançado na área e ajeitou de cabeça para quem vinha de trás. Brozovic, cheio de estilo, acertou uma bela pancada, fazendo seu primeiro gol nesta Serie A. Em busca do empate, Motta resolveu colocar Nzola no segundo tempo. No entanto, o angolano estava com um brinco e o juiz pediu para ele sair de campo até retirar o acessório. No fim das contas, o item não saía, e o treinador ítalo-brasileiro resolveu substituí-lo por Antiste. Baita lambança.

O Spezia até tinha voltado bem depois do intervalo, ainda mais com a presença de Agudelo. No entanto, assim que os visitantes se organizaram novamente, veio o segundo. Martínez, desviando levemente o cruzamento de Perisic, ampliou a vantagem. Torcedor da Inter declarado, Maggiore fez valer seu profissionalismo e diminuiu com um chutaço cruzado. Já nos minutos finais, a Beneamata empilhou mais oportunidades e Sánchez fez o terceiro da equipe de Simone Inzaghi, após Lautaro clarear toda a jogada.

Milan 2-0 Genoa

Gols e assistências: Rafael Leão (Kalulu) e Junior Messias
Tops: Hernandez e Kalulu (Milan)
Flops: Amiri e Hefti (Genoa)

A defesa sólida do Milan continuou sem ser vazada após uma boa exibição contra o Genoa – e uma defesa sensacional de Maignan nos momentos finais. São seis clean sheets consecutivos. E com isso, Stefano Pioli se tornou o terceiro treinador rossonero a alcançar esta marca na Serie A, se juntando ao lendários Fabio Capello e Nereo Rocco. O mais importante é que, após duas rodadas em branco, o ataque voltou a funcionar. Do outro lado, com os dois gols da Salernitana na rodada, o time genovês se tornou o dono do pior ataque do Italiano, novamente emendando uma sequência de derrotas.

O jogo amarrado, com poucas chances claras, contou com um lampejo de Kalulu para tirar o zero do placar. O lateral francês achou um belo cruzamento para Rafael Leão aos 11 minutos de jogo, e o português completou de primeira, com a perna esquerda. A vantagem deu o conforto que os mandantes precisavam para controlarem a peleja a seu critério. Depois, a três minutos do fim, Junior Messias completou o rebote de sua própria finalização para matar de vez o jogo. Com o placar, o Milan segue dois pontos à frente da Inter, que tem uma partida a menos, e ampliou para quatro a vantagem sobre o Napoli.

O Milan voltou a encontrar o caminho do gol e reagiu após os tropeços das duas últimas semanas (Getty)

Napoli 1-1 Roma

Gols e assistências: Insigne (pênalti); El Shaarawy (Abraham)
Tops: Insigne (Napoli) e Zalewski (Roma)
Flops: Ruiz (Napoli) e Sérgio Oliveira (Roma)

Um tempo bom para cada lado determinou o empate no Diego Armando Maradona. O Napoli começou bem, saiu na frente, mas foi se desmilinguindo fisicamente e acabou desperdiçando pontos importantes na disputa pelo scudetto. Felizmente para José Mourinho, El Shaarawy vem se tornando o seu talismã, ou melhor, o faraó dos gols nos acréscimos: depois de marcar contra Sassuolo e Milan, anotou seu terceiro tento consecutivo nos minutos extras.

Com dez minutos de jogo, Lozano foi atropelado por Ibañez dentro da área. Insigne cobrou o pênalti no cantinho e não deu chances a Rui Patrício, que até foi na bola. Após a vantagem, os comandados de Spalletti pareciam mais dispostos a segurar o placar do que ampliá-lo, embora tenham criado algumas oportunidades, quase sempre com seu capitão.

Nessa, os azzurri caíram de produção na segunda etapa, na medida em que a Roma mostrava ter mais fôlego. Não deu outra: sofreram o tento quando os giallorossi cresceram na partida. Em boa troca de passes, El Shaarawy ficou em ótima condição depois de ajeitada de calcanhar de Abraham e finalizou forte, dando números finais à partida. O empate foi bom para a Loba, que se manteve a cinco pontos da Juventus, quarta colocada. Para o Napoli, foi um desastre: agora, viu sua distância para o Milan subir para quatro.

Juventus 1-1 Bologna

Gols e assistências: Vlahovic (Morata); Arnautovic (Soriano)
Tops: Morata (Juventus) e Arnautovic (Bologna)
Flops: Dybala (Juventus) e Medel (Bologna)

Dependentes de suas referências no ataque, Juventus e Bologna empataram em um jogo que terminou com os nervos à flor da pele para ambos os lados. Vlahovic e Arnautovic marcaram, com o austríaco chegando a uma marca curiosa. Todos os últimos seis gols do Bologna foram marcados por Marko, sendo o segundo na história do clube a fazer isso após o ídolo Schiavio.

Jogando por Mihajlovic, que segue afastado para tratar de uma leucemia, o time rossoblù fez uma ótima partida e só veio sofrer o empate nos minutos finais. Arnautovic abriu o placar com um belo gol: Soriano encontrou um passe entre a defesa bianconera e o austríaco, cheio de categoria, fintou Szczesny antes de empurrar a bola para o fundo das redes. Antes disso, o camisa 9 havia tirado tinta da trave com chute perigoso.

Nos acréscimos, Soumaoro derrubou Morata na entrada da área, com um desarme por trás. Depois da revisão do VAR, o árbitro Sacchi entendeu o lance como uma chance clara de gol e expulsou o zagueiro. Medel foi tirar satisfação, reclamou, reclamou… e o juiz deu um amarelo. As contestações continuaram, como se o chileno não tivesse entendido que uma penalidade não havia sido marcada, e subiu o vermelho direto para o defensor. Sorte da Juve.

No abafa dos minutos finais, com superioridade numérica de dois jogadores, Morata acertou uma bela bicicleta e Vlahovic, já na pequena área, cabeceou para garantir pelo menos um pontinho para a Vecchia Signora. Com o tento, Dusan se tornou o segundo estrangeiro mais jovem a alcançar 50 gols na Serie A. Alexandre Pato foi o mais novo a alcançar a marca.

Nada feito: o Napoli tropeçou na Roma e viu a dupla de Milão abrir vantagem na briga pelo scudetto (Getty)

Lazio 1-1 Torino

Gols e assistências: Immobile (Milinkovic-Savic); Pellegri (Rodríguez)
Tops: Milinkovic-Savic (Lazio) e Bremer (Torino)
Flops: Luis Alberto (Lazio) e Belotti (Torino)

Bremer e o Torino faziam uma partida perfeita até os derradeiros momentos – e no caso do brasileiro, até, literalmente, o minuto final. Pelo menos, para o lado granata, os gols perdidos não fizeram tanta falta, uma vez que o time está consolidado no meio da tabela e não tem mais objetivos a essa altura da Serie A. O empate, o terceiro seguido, alongou ainda mais um tabu que vem desde 2019, quando foi registrada a última vez que os biancocelesti perderam para a equipe de Turim.

Da série quem é vivo sempre aparece, Pellegri voltou a marcar no campeonato depois de cinco anos. Depois de substituir Belotti no intervalo, o centroavante saltou alto para completar, de cabeça, o ótimo corner batido por Rodríguez e abrir o placar para os visitantes. Na mesma moeda, Milinkovic-Savic encontrou Immobile, livre, na segunda trave, e o artilheiro da Serie A não perdoou. Terceira temporada com 25 gols ou mais para Ciruzzo na liga, uma marca que nenhum italiano tinha alcançado até agora. De quebra, o laziale igualou Quagliarella como o maior goleador em atividade do certame, com 180 tentos.

Atalanta 1-2 Verona

Gols e assistências: Scalvini (Zappacosta); Ceccherini (Simeone) e Koopmeiners (contra)
Tops: Caprari e Tameze (Verona)
Flops: Miranchuk e De Roon (Atalanta)

Dois times ofensivos fizeram valer o espetáculo em duelo com mais de 40 finalizações. A Atalanta, decepção dessa Serie A, principalmente em casa, voltou a frustrar seus torcedores. Na gestão de Gian Piero Gasperini, a equipe nerazzurra ficou conhecida por arrancar na metade final das campanhas, mas, pela primeira vez, ocorre o inverso: já soma seis derrotas caseiras na segunda parte da temporada e, por isso, é apenas a oitava colocada. O Verona, grande sensação do torneio, continuou a impressionar e bateu a Dea com uma exibição dominante, principalmente na etapa inicial.

A arbitragem chamou atenção, pelas falhas e pela confusão. Günter, que poderia ter sido expulso por acúmulo de cartões, foi agraciado por Piccinini e acabou substituído ainda na primeira etapa, por precaução do técnico Igor Tudor. Nessa altura, o Verona já estava na frente. Em ataque veloz, Simeone recebeu na ponta direita e cruzou para o meio da área. Ceccherini, como elemento surpresa, subiu livre e testou para balançar as redes em Bérgamo.

Musso começou a aparecer muito, mas não evitou o segundo tento dos visitantes. Ilic tabelou com Tameze, saiu na cara do arqueiro argentino e finalizou para a defesa dele. No entanto, Koopmeiners, que vinha atrás, levou uma bolada do rebote na boca no estômago e acabou fazendo contra. Acordando nos minutos finais, a Atalanta diminuiu com Scalvini, de cabeça, em seu primeiro tento como profissional. Porém, a reação parou por aí. O Hellas dominava o meio-campo e só não anotou mais vezes porque o arqueiro nerazzurro vivia uma noite iluminada.

Vlahovic até arrancou empate para a Juventus, mas o resultado afastou os bianconeri do título e lhes manteve ameaçados pela Roma (AFP/Getty)

Fiorentina 1-0 Venezia

Gol: Torreira
Tops: Torreira e Biraghi (Fiorentina)
Flops: Johnsen e Busio (Venezia)

Em seu sexto jogo consecutivo sem derrota, a Fiorentina parece ter esquecido de vez do seu antigo camisa 9 e mais uma vez saiu com a vitória no Artemio Franchi. A segunda melhor mandante da Serie A agora está empatada em número de pontos com a Lazio, na sexta posição, e a apenas dois da Roma, primeiro time na zona da Liga Europa. A vítima da vez foi o Venezia, que pouco demonstrou algum poder de reação frente ao domínio dos homens de Vincenzo Italiano.

Apesar de chances desperdiçadas por Ikoné e Arthur Cabral, Torreira foi quem resolveu as coisas para a Viola. Na bola parada, Biraghi cruzou na segunda trave e Igor devolveu para o meio da área. No bate-rebate, a bola caiu no pé do uruguaio, que praticamente em baixo da trave, só teve o trabalho de empurrar para dentro do gol. No restante da partida, a Viola se contentou em administrar o resultado, tendo no volante o controlador do ritmo de jogo. Triunfo consistente dos toscanos e derrota pesada para os arancioneroverdi, já que o Cagliari ampliou a vantagem para seis pontos.

Cagliari 1-0 Sassuolo

Gol e assistência: Deiola (Marin)
Tops: Marin e Deiola (Cagliari)
Flops: Defrel e Scamacca (Sassuolo)

Finalmente o Cagliari voltou a vencer e respirar na briga contra o rebaixamento. O time somava cinco derrotas consecutivas e mais de um mês sem pontuar, mas na Sardenha, pelo placar mínimo, garantiu um triunfo que lhe deu uma vantagem de seis pontos sobre a zona de descenso e um clean sheet que não vinha desde novembro. Foi o primeiro do arqueiro Cragno, que também teve boa prestação para segurar o excelente ataque do Sassuolo.

O gol dos rossoblù veio em chuveiro de Marin. O cruzamento do romeno encontrou Deiola, que se jogou de carrinho para conseguir completar para o fundo das redes. No meio-campo, o jogador do Leste Europeu fez uma partida de altíssimo nível, sendo o armador de quase todas as jogadas de perigo dos sardos. João Pedro teve algumas chances, mas não caprichou ou parou em Consigli. E Djuricic, saindo do banco, quase marcou contra de joelho, contando com pouco de sorte ao ver a bola desviar na trave e não entrar.

Atravessando longo período de baixo rendimento, a Atalanta vive o pior ano da gestão de Gasperini (Getty)

Sampdoria 1-2 Salernitana

Gols e assistências: Caputo; Fazio (Mazzocchi) e Éderson
Tops: Éderson e Mazzocchi (Salernitana)
Flops: Murru e Candreva (Sampdoria)

A Sampdoria chegou à marca de 20 derrotas nesta Serie A com aquela que pode ter sido a mais inacreditável entre todas elas. Em poucos minutos, a partida foi liquidada e demonstrou as fragilidades dos blucerchiati, que passam longe de ser uma equipe confiável. A Salernitana, por sua vez, ainda sonha. Com dois jogos a menos que o Cagliari, pode ficar a apenas três pontos de sair da zona de rebaixamento – isso, claro, se conseguir a difícil tarefa de vencer os duelos remanescentes, contra Udinese e Venezia.

Com apenas quatro minutos de bola rolando, Fazio subiu no décimo andar e cabeceou firme para abrir o placar no Luigi Ferraris. Dois minutos depois, Éderson arrancou, após raspadinha de Djuric e, chegando na cara de Audero, chutou suficientemente forte para bater o goleiro e fazer o segundo. Precisando subir uma senhora ladeira, a Sampdoria só conseguiu diminuir. Ciccio Caputo, saindo na cara do gol após Sensi ser desarmado, bateu cruzado e contou com uma ajudinha de Sepe. No tempo complementar, o time de Davide Nicola controlou o ritmo da partida e jamais viu o triunfo ser ameaçado.

Udinese 4-1 Empoli

Gols e assistências: Ismajli (contra), Deulofeu (Isaac), Pussetto (Deulofeu) e Samardzic (Pussetto); Pinamonti (pênalti)
Tops: Deulofeu e Marí (Udinese)
Flops: Ismajli e Bajrami (Empoli)

Apesar de Udinese e Empoli terem chegado ao confronto direto com uma distância de apenas dois pontos entre si, os times vivem momentos completamente opostos – que se refletiram em campo. Os comandados de Gabriele Cioffi chegaram à terceira vitória consecutiva, a segunda marcando quatro gols ou mais. O Empoli de Aurelio Andreazzoli ainda não venceu em 2022 na Serie A, e certamente agradece os pontos conquistados na boa campanha do primeiro turno.

Sem o artilheiro Beto, lesionado, a Udinese contou com uma partidaça de Deulofeu, que ultrapassou a marca dos dois dígitos de gols na Serie A – o espanhol chegou a 11, igualando o português. A última vez que uma dupla da equipe de Údine havia feito isso fora com Di Natale e Muriel. No entanto, o placar da Dacia Arena foi inaugurado com uma grande lambança. Molina, pela direita, cruzou na área e Ismajli acabou jogando contra o próprio patrimônio.

Foi só depois do intervalo que Deulofeu passou a iluminar os bianconeri. Tudo começou quando ele acertou uma pancada de fora da área para fazer o segundo. Em pipocada na área, a defesa friulana não afastou e Success fez pênalti. Na cobrança, Pinamonti diminuiu, cobrando forte. Nove minutos depois saiu o terceiro da Udinese, através de linda tabela de Pussetto e Deulofeu – o argentino saiu na cara do gol e finalizou bem. E, em mais uma pintura, Samardzic fintou dois, puxou para a esquerda e emendou uma bomba cruzada para completar a goleada.

Seleção da rodada

Musso (Atalanta); Kalulu (Milan), Marí (Udinese), Rodrigo Becão (Udinese); Deulofeu (Udinese), Marin (Cagliari), Torreira (Fiorentina), Tameze (Verona), Perisic (Inter); Martínez (Inter), Arnautovic (Bologna). Técnico: Igor Tudor (Verona).

Compartilhe!

Deixe um comentário