Serie A

Após bom começo na Serie A, Milan e Atalanta medirão forças na 2ª rodada; confira a prévia

A Serie A começou cheia de emoções, com uma rodada repleta de gols e sem empates. No entanto, podemos dizer que não tivemos nenhuma grande surpresa na primeira jornada do campeonato. Ok, talvez não esperássemos que Dumfries seria o herói nerazzurro ante o Lecce ou que Radu, novamente, fosse responsável direto pela derrota do seu time com uma falha bizarra – dessa vez, no último lance, a vítima foi a Cremonese, contra a Fiorentina. Mas, no geral, como todas as equipes grandes venceram, pode-se dizer que os resultados eram esperados.

Na segunda rodada alguns desses vencedores terão que perder pontos, já que alguns confrontos diretos entre eles estão programados: o Torino enfrenta a Lazio, a Inter volta a San Siro para pegar o Spezia e Atalanta e Milan fazem o “big match” do fim de semana, em Bérgamo. Por sua vez, outros sairão do zero na tabela, já que pelo lado derrotados também se encaram – a Udinese encara a Salernitana, o Sassuolo mede forças com o Lecce e o Bologna, com o Verona. Confira a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 21/8, 15h45

Atalanta x Milan

Após um retrospecto de quatro derrotas, seis empates e apenas uma vitória nos 11 jogos precedentes, o Milan conseguiu reverter a situação e agora vem de uma sequência de três triunfos consecutivos contra a Atalanta – inclusive, a primeira dessas três partidas foi a que sacramentou o retorno dos rossoneri à Champions League após sete anos de ausência.

Em sua estreia nesta Serie A, a equipe bergamasca foi agraciada por uma prestação muito sólida de seu sistema defensivo. Além de ter contribuído com a vitória, com o gol de Rafael Toloi, a retaguarda da Atalanta foi a que menos concedeu finalizações ao adversário na rodada inaugural. Vencer o Milan e ir de encontro ao fato de ter somado triunfos nas duas primeiras jornadas de campeonato apenas quatro vezes (nas temporadas 1949-50, 1964-65, 2008-09 e 2020-21), pode ser uma ótima maneira para a Dea se reencontrar, após um ano irregular. Para os nerazzurri, seria uma boa forma de mostrar que podem ser um dos sérios concorrentes a vaga em competições europeias.

Prováveis escalações

Atalanta: Musso; Rafael Toloi, Okoli, Djimsiti; Hateboer, De Roon, Koopmeiners, Maehle; Pasalic; Muriel, Zapata.

Milan: Maignan; Calabria, Kalulu, Tomori, Hernandez; Tonali, Bennacer; Junior Messias, Díaz, Rafael Leão; Rebic.

Fique de olho

Domingo, 21/8, 13h30

Napoli x Monza

Com mais de 10 reforços, o Monza de Silvio Berlusconi é um dos times que mais contrataram na janela de transferências até agora. Também foi aquele que mais escalou italianos em sua formação inicial na primeira rodada, na qual foi derrotado pelo Torino: apenas a linha defensiva, que contava com o espanhol Pablo Marí e os brasileiros Carlos Augusto e Marlon, tinha estrangeiros. Já o Napoli, que se despediu dos ídolos Koulibaly, Insigne e Mertens na atual janela, venceu bem o Verona por 5 a 2, contando com uma ótima estreia de Kvaratskhelia, uma das peças que chegaram para repor as perdas do elenco azzurro.

Napoli e Monza já se enfrentaram 12 vezes, mas nunca pela Serie A – já que os biancorossi são estreantes na competição. O time do sul da Itália venceu em quatro ocasiões e os recém-promovidos em duas, sendo o empate, que ocorreu nos outros seis jogos, o resultado que mais prevaleceu. Inclusive no último duelo, realizado em janeiro de 2000, pela segundona. Para ir em busca de sua histórica primeira vitória na elite, a equipe brianzola conta com o ex-partenopeo Petagna, que em seis aparições contra o seu antigo clube fez três gols. Já os azzurri se fiam na ótima fase de Osimhen, que participou de 11 tentos em suas 10 aparições mais recentes no Campeonato Italiano. O nigeriano anotou oito e forneceu três assistências.

Osimhen, que entrou em evidência na primeira rodada, contra o Verona, será a esperança de gols do Napoli no duelo com o Monza (Getty)

Segunda, 22/8, 15h45

Sampdoria x Juventus

A Juventus vai até Gênova para enfrentar a Sampdoria, que nos últimos anos não costumou começar bem suas campanhas na Serie A. Nas três temporadas precedentes, o máximo que os blucerchiati conseguiram nos dois primeiros jogos foi um pontinho, fruto de um empate contra o Sassuolo em 2021-22. Se a Samp tem empilhado passos em falso na parte inicial dos certames, o mesmo não pode ser dito da Velha Senhora, que somou 6 pontos em oito das 12 edições mais recentes do torneio. Inclusive, foi a campeã em todas as ocasiões em que isto ocorreu, sendo a derradeira em 2019-20, sob o comando de Maurizio Sarri.

Nos últimos 15 jogos entre as duas equipes, em 13 a Juventus saiu como vencedora. Todos os seis encontros mais recentes entre Samp e Juve na Serie A se encerraram com vitória dos bianconeri. Vale salientar ainda que a Velha Senhora conta com Vlahovic, que marcou cinco gols nas quatro partidas em que foi titular contra os blucerchiati. Carrasco.

Demais jogos

Sábado, 20/8, 13h30
Torino x Lazio
Udinese x Salernitana

Sábado, 20/8, 15h45
Inter x Spezia
Sassuolo x Lecce

Domingo, 21/8, 13h30
Empoli x Fiorentina

Domingo, 21/8, 15h45
Bologna x Verona

Segunda, 22/8, 13h30
Roma x Cremonese

Compartilhe!

Deixe um comentário