Chegou ao fim a última data Fifa antes da Copa do Mundo de 2022 e com isso, a Serie A está de volta! As partidas entre seleções deixaram algumas “vítimas”, como Hernandez, Maignan, Brozovic e Miretti, que desfalcarão Milan, Inter e Juventus, respectivamente.
A 8ª rodada também marca o início de uma maratona para os clubes italianos: até o primeiro jogo da Copa do Mundo serão apenas quatro os dias em que nenhum clube de Serie A entrará em campo, seja pelo campeonato ou por alguma competição da Uefa. Confira a nossa prévia para o pontapé inicial dessa corrida.
O jogão
Sábado, 1/10, 13h
Inter x Roma
Derrotadas na rodada anterior, as duas equipes têm outra coisa em comum: precisam mostrar força contra uma rival direta. Até agora, nos confrontos mais importantes, nem Inter nem Roma venceram. Além da derrota para a Udinese, a Beneamata perdeu para Lazio e Milan, enquanto a Loba, que também caiu frente a formação de Údine, tropeçou em casa contra a Atalanta e ficou no empate com a Juventus.
Pela Serie A, a Inter é a equipe que mais vezes derrotou a Roma, tendo conquistado a vitória em 75 dos 178 jogos – completam a estatística 54 empates e 49 triunfos da Loba. Além disso, os giallorossi ainda terão que quebrar um longo jejum de 10 partidas sem sucessos contra os nerazzurri pela competição, já que o último foi em 2017. Já a Beneamata, com o tropeço para a Udinese, chegou a seu terceiro revés nas sete primeiras rodadas pela 10ª vez no Italiano. Caso perca, igualará a marca negativa de 2011-12, quando não pontuou em metade das jornadas disputadas até então.
Prováveis escalações
Inter: Handanovic; Skriniar, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Asllani, Çalhanoglu, Dimarco; Dzeko, Martínez.
Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibañez; Çelik, Cristante, Matic, Spinazzola; Zaniolo, Pellegrini; Abraham.
Fique de olho
Sábado, 1/10, 10h
Napoli x Torino
Após um bom começo de campeonato, o Torino precisa se recuperar de duas derrotas consecutivas, e que vieram com circunstâncias parecidas: um bom jogo dos granata se tornando um tropeço por 1 a 0 nos últimos cinco minutos, contra Inter e Sassuolo, respectivamente. Pela Serie A, a vitória mais recente do Toro contra o Napoli foi em 2015, e o jejum fica ainda maior se considerarmos os triunfos dos piemonteses no estádio Diego Armando Maradona, que na época ainda levava o nome de San Paolo. Ocorreu em 2009 e, desde então, tivemos 10 duelos, com seis sucessos napolitanos e quatro empates.
Por ter vencido o Milan na última rodada, o Napoli agora é quem detém a maior sequência invicta no campeonato, estando há 11 jogos sem perder. O time pode, inclusive, igualar a melhor marca de Spalletti pelos partenopei: no ano passado, os campanos ficaram invictos por 12 partidas, de agosto a novembro. Alcançar este feito com uma vitória seria uma bela forma de comemorar a manutenção da liderança.
Domingo, 2/10, 13h
Atalanta x Fiorentina
Atalanta e Fiorentina vivem momentos diferentes, porém algumas situações semelhantes. A Dea, com 17 pontos divide a liderança com o Napoli, mas venceu apenas um dos últimos nove jogos em casa, tendo empatado cinco e perdido três. Já a Viola soma apenas 9, que podem ser considerados decepcionantes se levarmos em conta o resultado no campeonato anterior e a janela de transferências animadora. Além disso, atravessa uma sequência negativa de seis partidas sem triunfar como visitante, com cinco derrotas.
Pela Serie A passada, a Fiorentina saiu com os 3 pontos em ambos os jogos, tendo sido Vlahovic o protagonista do duelo em Bérgamo, com dois gols. Jovic, grande contratação da Viola para temporada e substituto ideal de seu compatriota, até agora não deslanchou – marcou apenas uma vez em seis partidas realizada no certame. Outra grande dificuldade para a equipe toscana vai ser furar a defesa da Atalanta, a melhor do campeonato, com apenas três tentos sofridos até o momento.
Demais jogos
Sábado, 1/10, 15h45
Empoli x Milan
Domingo, 2/10, 7h30
Lazio x Spezia
Domingo, 2/10, 10h
Lecce x Cremonese
Sampdoria x Monza
Sassuolo x Salernitana
Domingo, 2/10, 15h45
Juventus x Bologna
Segunda, 3/10, 15h45
Verona x Udinese