Serie A

Pela 22ª rodada do Italiano, Lazio e Atalanta farão confronto direto pela Champions League

A 22ª rodada da Serie A antecede o retorno das competições europeias e coloca frente a frente times que ainda estão nas disputas continentais correntes, como Fiorentina e Juventus, e também equipes que querem uma vaga nos torneios da próxima temporada, como Lazio e Atalanta – que disputam ponto a ponto um lugar na Champions League 2023-24.

O Napoli, que no momento tem 13 pontos de vantagem na liderança, enfrentará a Cremonese, um dos poucos times que enfrentou e não derrotou na atual temporada – além disso, foi eliminado justamente pelos grigiorossi na Coppa Italia, há algumas semanas. A Cremo, porém, ainda busca a primeira vitória na Serie A e sonha em importunar novamente os comandados de Luciano Spalletti. A propósito, outro duelo de copa que se repete é aquele entre Milan e Torino. Teremos zebra novamente? Confira a prévia da rodada.

O jogão

Sábado, 11/2, 16h45

Lazio x Atalanta

O big match da rodada fica por conta de Lazio e Atalanta, duas boas equipes que costumam atravessar momentos de instabilidade. Os dois times brigam pelo quarto lugar e, separados por apenas um ponto, farão um confronto direto que ainda pode ser ruim para os dois em caso de empate. A Dea vem de uma derrota caótica para o Sassuolo: além de ter perdido o jogo, teve Maehle e Muriel expulsos. Já os capitolinos empataram com o Verona e perderam a chance de se manterem à frente da Roma, sua maior rival, a Roma, na tabela.

Neste jogo se enfrentarão ótimos atacantes que passam por má fase: enquanto Immobile, da Lazio, não balança as redes há quatro partidas, Zapata, da Atalanta, vive um momento ainda pior, tendo marcado apenas um gol nos 14 jogos que disputou. Pela Serie A, a equipe capitolina venceu apenas dois dos últimos 11 confrontos contra os lombardos, incluindo a mais recente. Caso vençam novamente, os biancocelesti triunfariam sobre a Dea em turno e returno pela primeira vez desde a temporada 2016-17, a de debute de Gian Piero Gasperini no comando dos bergamascos.

Prováveis escalações

Lazio: Provedel; Lazzari, Casale, Romagnoli, Marusic; Milinkovic-Savic, Vecino, Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile, Zaccagni.

Atalanta: Musso; Rafael Toloi, Djimsiti, Scalvini; Hateboer, De Roon, Koopmeiners, Ruggeri; Boga, Hojlund, Lookman.

Fique de olho

Sexta, 10/2, 16h45

Milan x Torino

O Milan recebe o Torino, seu algoz na Coppa Italia, mais uma vez em San Siro – e, agora, em uma situação ainda mais tensa. Afinal, a derrota para a Inter, no dérbi da rodada passada, fez com que os rossoneri chegassem ao sétimo jogo consecutivo sem vitórias. Quem não quer nada com isso é o Toro, que já provou ser uma pedra no sapato do Diavolo e pretende mais uma vez fazer um bom jogo para manter a sequência de três partidas seguidas sem derrotas na Serie A.

O Torino, que não bate o Milan em San Siro pelo Campeonato Italiano desde 1985, pode vencer os rossoneri em turno e returno pela primeira vez desde então. Não é tão improvável imaginar que isso possa ocorrer, visto que o Diavolo vive uma péssima fase e, considerando todas as competições, vem de quatro derrotas consecutivas. A propósito, caso perca novamente para o Toro, igualará uma marca negativa que não acontece desde a temporada 1929-30, quando foi derrotado em cinco jogos seguidos.

Juventus e Fiorentina estão no meio da tabela, mas a hostilidade entre as equipes permanece (Getty)

Domingo, 12/2, 14h

Juventus x Fiorentina

Rivais históricos, mais uma vez Fiorentina e Juventus vão se enfrentar num confronto direto, já que estão separados por apenas dois pontos. O duelo ganha importância porque as equipes estão no meio da tabela e uma eventual vencedora seria impulsionada para a briga por uma competição europeia – ao menos a Conference League. Na última rodada, após três jogos, a Velha Senhora voltou a vencer, enquanto os violetas, que também não triunfavam havia três partidas, perderam para o Bologna e aumentaram a própria sequência negativa. Portanto, chegam pressionados para o duelo com a Juve.

Pela Serie A, os últimos cinco confrontos entre Juventus e Fiorentina foram melhores para a equipe violeta, que perdeu apenas uma vez. Mas, apesar disso, dentro do Allianz Stadium, os toscanos venceram apenas uma das 11 partidas mais recentes e perderam todas as outras 10. Um importante reforço para os bianconeri é a volta ao time titular de Vlahovic, recuperado de lesão. O sérvio só não tem uma média de gols melhor do que a de Osimhen na atual edição do campeonato, mas nunca marcou contra sua antiga empregadora – sequer deu assistências, nestes duelos, aliás.

Demais jogos

Sábado, 11/2, 11h
Empoli x Spezia

Sábado, 11/2, 14h
Lecce x Roma

Domingo, 12/2, 8h30
Udinese x Sassuolo

Domingo, 12/2, 11h
Bologna x Monza

Domingo, 12/2, 16h45
Napoli x Cremonese

Segunda, 13/2, 14h30
Verona x Salernitana

Segunda, 13/2, 16h45
Sampdoria x Inter

Compartilhe!

Deixe um comentário