A 4ª rodada da Serie A tem tudo para pegar fogo, já que teremos grandes clássicos e confrontos diretos nas partes de cima e de baixo da tabela. Enquanto Inter e Milan disputarão a liderança num dérbi que já entrou para história antes mesmo de seu pontapé inicial, a bola ainda rola para potencialmente frenéticos duelos entre Juventus e Lazio e Fiorentina e Atalanta. Ademais, a Roma, atualmente na zona de rebaixamento, encara o Empoli, lanterna da competição.
A Serie A volta após uma semana de pausa para a data Fifa, onde pudemos ver alguns dos principais jogadores do campeonato em ação, como Thuram, que curiosamente tomou o lugar do lesionado Giroud e, na vitória da França sobre a Irlanda, marcou o seu primeiro gol pelos Bleus – apesar do baque, o milanista deve estar disponível para o dérbi. Além disso, nos compromissos iniciais de Luciano Spalletti à frente da Itália, outro atleta da Inter se destacou: Frattesi, autor de doppietta no triunfo contra a Ucrânia. Será que o meio-campista, atualmente reserva nerazzurro, já receberá mais minutos no clássico? Confira, abaixo, a prévia da rodada.
O jogão
Sábado, 16/9, 13h
Inter x Milan
O Dérbi de Milão é um dos jogos mais relevantes de todo o futebol mundial, mas Inter e Milan brigarão por algo a mais neste sábado. Após terem disputado a Supercopa Italiana e as semifinais de Champions League na última temporada, com desfecho favorável aos nerazzurri em ambas as ocasiões, os times da capital da Lombardia jogam pela liderança isolada da Serie A, já que dividem o topo da tabela, com 9 pontos – são, portanto, as duas únicas equipes com 100% de aproveitamento no campeonato. Pela primeira vez na história um Derby della Madonnina acontece num momento em que apenas a Beneamata e o Diavolo ocupam, juntos, o topo da tabela do certame.
O dérbi será no início da noite de sábado na Itália, por conta do início da Champions League – na rodada inaugural do torneio europeu, o Milan recebe o Newcastle na terça e a Inter viaja à Espanha para enfrentar a Real Sociedad na quarta. Os compromissos complicados no meio da semana serão um elemento adicional para o clássico deste sábado, obrigando os técnicos Simone Inzaghi e Stefano Pioli a administrarem os seus elencos de forma a darem a importância necessária para os dois frontes.
Foram poucas as vezes em que Inter e Milan se enfrentaram no momento em que tinham a mesma quantidade de pontos na tabela, sendo a última em 11 de maio de 2001, quando os rossoneri venceram seus rivais por 6 a 0, na maior goleada registrada na história do Derby della Madonnina. É válido lembrar ainda do clássico de 4 de fevereiro de 1962, quando, além da pontuação idêntica, Beneamata e Diavolo compartilhavam a liderança – juntamente com a Fiorentina, porém, que tinha vantagem nos critérios de desempate. Naquela ocasião, os nerazzurri levaram a melhor, por 2 a 0. Por fim, é importante destacar que, para se sagrar vitorioso neste sábado, o time de Pioli precisará vazar a equipe de Inzaghi pela primeira vez no campeonato, o que encerraria um jejum de quatro duelos sem gols marcados contra a adversária citadina.
Prováveis escalações
Inter: Sommer; Darmian, De Vrij, Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Martínez.
Milan: Maignan; Calabria, Kjaer, Thiaw, Hernandez; Loftus-Cheek, Krunic, Reijnders; Pulisic, Giroud, Rafael Leão.
Fique de olho
Sábado, 16/9, 10h
Juventus x Lazio
A Juventus não tem tido sossego nos últimos meses. Após toda a confusão que a fez ser excluída das competições europeias, nesta semana, a Velha Senhora foi avisada de que será processada por Bonucci, que deve entrar em ação legal por danos morais e profissionais, e ainda viu Pogba ter resultado positivo para testosterona em exame antidoping, Suspenso preventivamente, enquanto aguarda a contraprova, o francês pode pegar uma suspensão de até quatro anos. Mas quem não quer saber dos problemas dos bianconeri é a Lazio, que reencontrou o bom futebol após um péssimo começo de Serie A ao bater o Napoli fora de casa. Agora, a equipe celeste busca sua segunda vitória consecutiva.
Apesar de ter vencido a Juventus no último confronto entre as duas equipes, a Lazio tem na Velha Senhora a adversária que mais vezes a bateu na Serie A – são 85 vitórias dos bianconeri em 158 jogos, incluindo quatro nos sete mais recentes. Em embates do Italiano que aconteceram no Allianz Stadium, os aquilotti só derrotaram a rival numa oportunidade, tendo perdido em nove das 13 ocasiões em que atuou nesta praça esportiva. Vale destacar que a Juve não ganha em sua arena há duas partidas e, se não triunfar, igualará sequência de jejum caseiro que amargou apenas em 2015.
Domingo, 17/9, 13h
Fiorentina x Atalanta
Fiorentina e Atalanta começaram a Serie A de forma parecida, com vitória imponente e enchendo os torcedores de expectativas que logo logo frustradas, ao menos temporariamente: a Dea tropeçou logo na segunda rodada, contra o Frosinone, enquanto a Viola ficou no empate com o Lecce e perdeu para a Inter. Como se imagina que as duas equipes brigarão por vagas em competições europeias, o jogo deste domingo é considerado um confronto direto entre elas.
A Atalanta perdeu apenas três dos 14 últimos duelos com a Fiorentina na Serie A, tendo somado seis empates e cinco vitórias nesta sequência – embora só tenha vencido um dos quatro mais recentes, em casa. Historicamente, a Viola é uma equipe que faz valer o mando de campo. Prova disso é que jamais iniciou o campeonato sem vencer pelo menos um de seus dois primeiros jogos em seus domínios. Como os gigliati apenas empataram com o Lecce no Artemio Franchi, a Dea pode conseguir um feito e tanto se tirar pontos da adversária.
Demais jogos
Sábado, 16/9, 15h45
Genoa x Napoli
Domingo, 17/9, 7h30
Cagliari x Udinese
Domingo, 17/9, 10h
Frosinone x Sassuolo
Monza x Lecce
Domingo, 17/9, 15h45
Roma x Empoli
Segunda, 18/9, 13h30
Salernitana x Torino
Segunda, 18/9, 15h45
Verona x Bologna