Serie A

Reencontros, goleada e transferências

Lei do ex possível: três craques enfrentarão seus antigos clubes

O dia de hoje foi bastante cheio para o futebol italiano. O fato mais importante, obviamente, foi o sorteio da Liga dos Campeões, que reservou aos clubes da Bota um gostinho de déjà vu. Começando pela Juventus, cabeça-de-chave do grupo A, que terá no Bayern de Munique, adversário de quatro temporadas atrás, seu principal concorrente à liderança do grupo, que também conta com Bordeaux e Maccabi Haifa.

A Fiorentina, que foi sorteada para o grupo E, enfrentará novamente o Lyon, que, na temporada 2008-09 levou a melhor sobre os toscanos, e conquistou a segunda vaga do grupo, abaixo do Bayern de Munique. Dessa vez o grupo viola também conta com um gigante europeu, o Liverpool, além dos húngaros do Debrecen. A esperança de Cesare Prandelli e companhia é se vingar dos lioneses e buscar a classificação através da segunda colocação. Um objetivo tão acessível quanto na última temporada, mas que uma Fiorentina mais experiente pode conseguir, aproveitando-se das saídas de Juninho e Benzema.

Inter e Milan, por sua vez, enfrentarão Barcelona e Real Madrid, o que significa que vários jogadores enfrentarão seus ex-clubes, com destaque óbvio para os que estavam em seus antigos clubes há algum tempo e mudaram de clube neste mercado: Ibrahimovic, Eto’o e Kaká. Porém, outros jogadores também compartilham a mesma situação: Maxwell, Thiago Motta, Huntelaar e Seedorf.

A Inter, sorteada no grupo F – o único formado totalmente por equipes campeãs de suas respectivas ligas – fará com o Barcelona um dos duelos mais esperados desta fase de grupos. O duelo deve servir como tira-teima para definir qual das duas equipes terminará esta fase na liderança, sem contar que deve ser o termômetro das duas (modificadas) equipes para o restante da temporada. Vale lembrar que o primeiro dos dois jogos será a estreia das duas equipes nesta edição da Liga dos Campeões, em partida a ser disputada no Giuseppe Meazza. Os ucranianos do Dynamo Kyiv e os russos do Rubin Kazan completam o grupo e deverão brigar por uma vaga na Liga Europa.

O Milan pode sorrir, mas não tanto. Se a principal briga deve ser com o Real Madrid, pela liderança do grupo C, o Marseille deve incomodar bastante. Reforçado para a disputa da Ligue 1, os Phoncées podem brigar ferrenhamente com os rossoneri, que podem compensar eventuais desníveis técnicos com a sua tradição. Impossível, neste emparelhamento, não ser nostáligco: Milan e Real Madrid, com sete e nove títulos, respectivamente, são os maiores vencedores da competição. Além do mais, Milan e Marseille fizeram a primeira e disputadíssima final da Liga dos Campeões em seu novo formato, no início da década de 90. Na ocasião, os marselheses sagraram-se os primeiros e únicos franceses a levar o principal título europeu.

Ainda tem mais
Logo após o sorteio da LC, começaram os jogos da Liga Europa. Jogando no Olímpico, a Roma despachou o Kosice com uma maiúscula apresentação e um placar com o qual os romanistas se habituaram nos últimos anos: 7-1, com direito a cinco a zero em vinte minutos de jogo, tripletta de Totti, ótima atuação de Alessio Cerci e à irônica restrição à saída dos torcedores do Kosice do Olímpico, logo após o quinto gol giallorosso, por medidas de segurança.

Lazio e Genoa, por sua vez, foram à Escandinávia, para defender as boas vantagens conseguidas nas partidas de ida, frente aos suecos do Elfsborg e aos dinamarqueses do Odense, respectivamente. Embora os biancocelesti acabassem derrotados por 1-0 e os rossoblù empatassem em 1-1, a classificação não dependeu de muitos esforços. Para o sorteio de amanhã, romanistas estão no pote 1, enquanto a Lazio está no 2 e o Genoa no 4.

Para completar o dia, de uma vez por todas, a principal notícia ligada ao mercado de transferências foi a confirmação dada por Wesley Sneijder de que é o mais novo trequartista da Inter. Entrevistado ao desembarcar no aeroporto de Milão, o holandês confirmou que vestirá nerazzurro a partir de amanhã, quando deverá ser apresentado em Appiano Gentile. Sneijder treinará pela primeira vez com seus novos companheiros, com o objetivo de integrar o elenco interista para o Derby della Madonnina, no sábado.

Para completar a série de boas notícias para os interistas, o clube conseguiu fechar os empréstimos de Obinna ao Málaga – este, na noite de ontem – e o de Rivas ao Livorno. Com um elenco enfim reduzido e com um trequartista, Mourinho deve trabalhar com mais tranquilidade para o grande duelo da rodada.

ATUALIZAÇÃO (no dia seguinte): Sneijder foi apresentado e jogará com a camisa 10. Falando em trequartista, o Livorno negociou Diamanti com o West Ham, em uma transação que deixou clara a falta de poder aquisitivo das equipes médias da Serie A.

Quanto à Liga Europa, os grupos foram sorteados e, como sempre, enorme equilíbrio na maior parte dos grupos. O Genoa não terá vida fácil: no grupo B, terá a companhia de Valencia, Lille e Slavia Praga. É uma grande oportunidade para entrar com força máxima na disputa e ver até aonde este promissor time é capaz de chegar. A Roma, por sua vez, deu sorte no sorteio e terá adversários mais acessíveis no grupo E: Basel, Fulham e CSKA Sofia. Para terminar, a Lazio também tem boas chances no grupo G, no qual terá a companhia de Villarreal, Levski Sofia e Red Bull Salzburg.

Compartilhe!

Deixe um comentário