Serie A

15ª rodada do Italiano terá jogaços entre líderes e dupla romana; confira a prévia



A 15ª rodada da Serie A promete ser uma das mais importantes do campeonato. O certame vai se aproximando de sua metade, algumas brigas começam a ganhar contornos mais nítidos e, por isso, teremos fortes emoções no fim de semana. Isso porque quatro dos cinco primeiros colocados se enfrentarão e poderemos ver ultrapassagens ou consolidações no topo da tabela. Confira a prévia da jornada, com destaque para Inter x Roma e Lazio x Juventus.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Inter x Roma

Data e horário: sexta, 6/12, 16h45
Transmissão: DAZN e Bet365

Uma capa de jornal pretensamente bem-intencionada, mas racista, ofuscou os preparativos para o jogo entre Inter e Roma, duelo mais aguardado da 15ª rodada da Serie A. É que, além da rivalidade construída nos anos em que duelaram pelo scudetto, as duas equipes têm ótimo desempenho recente no campeonato, com cinco vitórias nas seis últimas jornadas – só a Lazio, com 100% de aproveitamento no período, vem em sequência melhor. Lukaku e Smalling, que foram alvo da infame manchete, são dois dos principais responsáveis pelas fases de suas equipes.

Nova líder do campeonato, com 12 triunfos em 14 rodadas, a Inter também conta com um Martínez em altíssimo nível: de outubro até agora, Lautaro marcou 12 gols em todas as competições e, nesse período, só perde para Immobile (14). Já a Roma conta com Dzeko, que foi desejado por Conte na janela de transferências, mas renovou o contrato com a Loba. Em sua carreira, o bósnio tem três tentos e três assistências em San Siro – depois do Olímpico, é o palco em que tem melhor retrospecto na Itália.

Nos últimos anos, Inter e Roma têm feito duelos tão equilibrados – os três últimos terminaram empatados – quanto repletos de gols. Não à toa, o confronto entre nerazzurri e giallorossi é o que primeiro pode atingir 500 bolas nas redes na Serie A – até agora já foram anotados 499 em partidas entre as equipes. Curiosamente, é Roma que tem levado vantagem em San Siro nos últimos embates: nos 14 encontros mais recentes, venceu cinco contra três interistas, com seis empates completando o retrospecto. O último triunfo dos mandantes ocorreu no já distante 2015. Para manter a liderança, a Beneamata necessita encerrar o jejum; para se aproximar da vaga na Champions League, a Loba precisa manter a escrita. Vem jogaço por aí.

Prováveis escalações

Inter: Handanovic; Godín, De Vrij, Skriniar; Candreva, Vecino, Borja Valero, Brozovic, Biraghi; Lukaku, Martínez.

Roma: Pau López; Spinazzola, Mancini, Smalling, Kolarov; Veretout, Diawara; Zaniolo, Pellegrini, Mkhitaryan; Dzeko.

Fique de olho

Sábado, 7/12, 16h45

Lazio x Juventus

No outro duelo de um time romano e de uma gigante do norte que acontece na rodada, também estão em jogo um posto na Champions League e a liderança do campeonato. Só que é a Lazio que precisa quebrar uma escrita incômoda contra a Juventus para poder se aproximar da Velha Senhora – e, quem sabe, da Inter, se a sua rival ajudar. Os celestes venceram apenas um dos 29 últimos confrontos contra os bianconeri pela Serie A e, no Olímpico, não vencem desde 2003. Para que esse tabu caia, Immobile, Luis Alberto, Correa e Milinkovic-Savic terão de se esforçar bastante.

A Juventus – que venceu 22 dos 29 jogos citados acima, com 11 triunfos em Roma – só em uma ocasião não estufou as redes dos aquilotti. Dessa vez, contudo, a fase dos jogadores de ataque da Senhora não é das melhores: o time de Sarri tem 25 gols marcados no campeonato e tem o sistema ofensivo menos eficiente dentre os times que ocupam a zona de classificação para as competições europeias.

Por outro lado, o torcedor bianconero tem motivos para confiar numa reviravolta. A começar pelo fato de que Dybala e Higuaín têm a Lazio como vítima predileta. Coletivamente também há bons augúrios para eles: a Juve é a única invicta dos maiores campeonatos nacionais europeus e venceu todos os seis duelos que fez contra equipes que atualmente se encontram entre as 10 primeiras colocadas.

Após tropeço no Sassuolo, Juventus tentará reação contra uma Lazio embalada (AFP/Getty)

Domingo, 8/12, 16h45

Bologna x Milan

Numa rodada de tantos jogos interessantes – como os dois citados acima, Atalanta x Verona, Sassuolo x Cagliari e Torino x Fiorentina –, nosso terceiro destaque vai para o duelo do Renato Dall’Ara. Bologna e Milan estão no meio da tabela e se enfrentam num confronto direto de times que buscam encostar no pelotão que briga por Europa. Afinal, as duas equipes têm projetos de ambição superior a seu atual posicionamento na tabela.

No caso do Milan, a reação é praticamente obrigatória. O Diavolo tem apenas 17 pontos em 14 rodadas e, desde 1994-95, quando a vitória passou a valer três pontos, nenhum time com aproveitamento tão baixo conseguiu concluir a temporada entre os quatro primeiros. As visitas ao Dall’Ara, no entanto, tem sido frutíferas para os rossoneri, que perderam pela última vez no estádio em março de 2002 – de lá para cá, somou 11 triunfos e cinco empates. Por fim, o jogo ainda reserva uma boa notícia fora das quatro linhas: Mihajlovic estará no banco de reservas e comandará o Bologna.

Demais partidas

Sábado, 7/12, 11h
Atalanta x Verona

Sábado, 7/12, 14h
Udinese x Napoli

Domingo, 8/12, 8h30
Lecce x Genoa

Domingo, 8/12, 11h
Sassuolo x Cagliari
Spal x Brescia
Torino x Fiorentina

Domingo, 8/12, 14h
Sampdoria x Parma



Deixe um comentário