Serie A

Os melhores jogadores de futebol da história da Itália, parte 1

A Itália é um país que ficará para sempre ligado à história do futebol. O catenaccio, a defesa feroz e a garra dos italianos são lendários desde o primeiro momento, e se houvesse uma oferta específica de aposta para uma melhor seleção de todos os tempos, esta com certeza incluiria alguns italianos. Isso, em parte, graças aos grandes jogadores que vestiram a camisa azul da seleção nacional. Alguns deles não só podem ser considerados grandes lendas nacionais, como também figuram entre os melhores da história.

Por isso, neste artigo preparamos um ranking com os jogadores italianos que mais se destacaram em mais de 100 anos de história da seleção nacional. É claro que isso não seria possível em apenas um texto, então separamos essas lendas em duas partes. Confira a primeira!

Gianluigi Buffon

Gianluigi Buffon, um dos melhores goleiros não só da história da Serie A, mas um dos melhores da história do futebol. Para muitos, Gigi Buffon é o melhor goleiro de todos os tempos. Isso, em parte, graças à sua longevidade, excelente nível, carisma e talento.

Com a seleção italiana tornou-se o jogador europeu com mais atuações em seleções nacionais, porém, este recorde está em risco já que foi empatado recentemente por Sergio Ramos. No total, são 176 aparições, nas quais conseguiu vencer uma Copa do Mundo em 2006.

Luigi Riva

Luigi Riva é um jogador que não ocupa uma posição tão elevada nesta classificação devido aos seus títulos abundantes ou contribuições para os livros de história italianos. Em vez disso, este lendário atacante está na posição número 4 graças à mitologia que carrega. Ele era um jogador de origem modesta que nunca jogou por um grande time na Itália.

No entanto, a capacidade de marcar gols deste atacante permitiu-lhe quebrar recordes e destacar-se desde muito jovem na Serie A. Da mesma forma, é o maior goleador da seleção italiana, com 35 gols em 42 jogos, tendo conquistado um vice-campeonato mundial e um Europeu.

Fabio Cannavaro

Fabio Cannavaro é um dos jogadores mais lendários da história do futebol italiano e, como de costume neste ranking, é outro talentoso zagueiro italiano. Desde o início almejou o mais alto com a cabeça fria, uma capacidade defensiva inata e muita garra para ganhar todas as bolas disputadas.

Fabio é o segundo jogador com mais atuações na história da seleção nacional e um dos melhores zagueiros da história do futebol na atualidade.

Silvio Piola

Silvio Piola nos remete ao passado, embora seus registros ainda sejam válidos hoje. Ele figurar acima de muitas lendas italianas, apesar de ter nascido há mais de 100 anos, diz muito sobre seu talento no futebol.

Piola é o quarto maior artilheiro da seleção italiana, com a qual também conquistou uma Copa do Mundo, sendo figura importante na final contra a Hungria. Além disso, ele é o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Italiano, com impressionantes 290 gols.

Giuseppe Meazza

Giuseppe Meazza nasceu em 1910, na cidade de Milão. Estreou em 1927 ,com a tenra idade de 17 anos, graças ao seu grande talento e capacidade de marcar gols. Passou por grandes clubes da Itália, entre os quais se destacam Juventus, Milan, Inter e Atalanta. Ele é o terceiro artilheiro da história do Campeonato Italiano (262 gols) e o segundo artilheiro de todos os tempos da seleção (33 gols).

Ele venceu consecutivamente as Copas do Mundo dos anos 1934 e 1938 com a seleção italiana, sendo o encarregado de levantar a segunda taça, já que era o capitão. Sua qualidade lhe permitiu ser um jogador respeitado em todo o país, transportando inclusive seu legado para o nome do estádio de dois dos maiores clubes da Itália.

Compartilhe!

Deixe um comentário