Serie A

Napoli e Milan chegam à 11ª rodada em busca de manutenção da liderança e feitos históricos

Na 11ª rodada da Serie A, Napoli e Milan escreverão mais um capítulo de sua disputa pela liderança do campeonato. Empatados em pontos e com as mesmas nove vitórias em 10 jogos, os dois times pretendem fazer história na competição. Afinal, somente quatro vezes uma equipe conseguiu 10 triunfos nos primeiros 11 compromissos do certame: a Juventus, em 2005-06 e 2018-19, a Roma, em 2013-14, e os próprios azzurri, em 2017-18. Neste fim de semana, a tarefa parece mais simples para Spalletti e companhia, visto que os partenopei visitam a Salernitana, ao passo que os rossoneri precisarão encarar a Roma no Olímpico. Confira a prévia da jornada e fique atento para os horários: devido ao fim do horário de verão europeu, as partidas começarão uma hora mais tarde a partir de domingo.

O jogão

Domingo, 31/10, 16h45

Roma x Milan

Para se manter colado ao Napoli na liderança da Serie A e seguir distante da Inter, o Milan precisará derrotar a Roma de Mourinho num Olímpico hostil. Bater a Loba em seu território é algo complicado até mesmo para um gigante e prova disso é que é bastante raro para o Diavolo repetir triunfos no estádio. Vitorioso na capital na última temporada, o time de Milão não supera os giallorossi consecutivamente na condição de visitante desde 2005.

Apesar disso, Pioli e seu grupo confiam no seu excelente retrospecto fora de casa – em 2021, soma 14 vitórias longe de seus domínios – e na vantagem histórica sobre a Roma: os capitolinos são os adversários que os rossoneri mais vezes superaram na Serie A, com 76 triunfos em 172 partidas. De quebra, a Loba só venceu o Milan em um dos sete encontros mais recentes, deixando no passado uma sequência de quatro sucessos consecutivos. Olho em Ibrahimovic, que costuma ser carrasco da equipe da Cidade Eterna: o sueco já marcou 10 gols sobre a sua vítima favorita no certame.

Prováveis escalações

Roma: Rui Patrício; Karsdorp, Mancini, Ibañez, Viña; Cristante, Veretout; Zaniolo, Pellegrini, Mkhitaryan; Abraham.

Milan: Tatarusanu; Calabria, Tomori, Kjaer, Hernandez; Tonali, Kessié; Saelemaekers, Díaz, Rafael Leão; Ibrahimovic.

Fique de olho

Sábado, 30/10, 10h

Atalanta x Lazio

Na abertura da rodada da Serie A, se enfrentam duas das equipes mais ofensivas da Itália: a Atalanta de Gasperini e a Lazio de Sarri. Gols não devem faltar no embate entre times que são sinônimos de bom futebol e que, além disso, competem por vagas europeias – no momento, a Dea é a quinta colocada, com 18 pontos, e a Lazio vem logo atrás, com 17.

Como nenhuma das duas equipes encontrou a regularidade nesta temporada, não é possível apontar um favorito para o duelo. Os números recentes, aliás, desabonam ambas as concorrentes. A Atalanta, que perdeu seu último jogo como mandante contra a Lazio, após invencibilidade de sete partidas ante os capitolinos, somou apenas cinco pontos em Bérgamo na atual edição da Serie A – em geral, a equipe só venceu um dos seis compromissos mais recentes no Gewiss Stadium. Por outro lado, os celestes perderam 10 partidas fora de casa pelo campeonato em 2021, tendo o pior desempenho no quesito desde 2013, quando foram derrotados 11 vezes como visitante.

Com espinha dorsal confirmada, Napoli terá desafio em clássico regional com a Salernitana (Getty)

Domingo, 31/10, 14h

Salernitana x Napoli

Protagonistas de uma das maiores rivalidades do sul da Itália, Salernitana e Napoli jogarão apenas pela terceira vez na Serie A. E, curiosamente, no pequeno retrospecto entre as equipes na elite, os grenás nunca perderam: em 1947-48, dois empates foram registrados. No total, os adversários se enfrentaram 22 vezes, com três vitórias para os cavalos marinhos, sempre como mandantes. A última delas, contudo, ocorreu no distante novembro de 2002, pela segundona.

O time de Spalletti não deve temer a viagem de cerca de 55 quilômetros até Salerno, pelo que apresentou até agora no campeonato, e também porque a sua adversária – não obstante venha de vitória na última rodada – é uma das equipes mais fracas do campeonato. Ainda que empurrado pela fanática torcida da Salernitana, o improdutivo ataque grená tende a sofrer bastante frente a fortíssima defesa napolitana, que não foi vazada em sete dos 10 jogos da Serie A e detém a melhor marca no quesito nos maiores campeonatos europeus. Com 27 vitórias nos 30 compromissos mais recentes contra caçulas, o Napoli tem grandes chances de, pela segunda vez em sua história, somar 10 triunfos nas 11 primeiras jornadas da competição.

Demais partidas

Sábado, 30/10, 13h
Verona x Juventus

Sábado, 30/10, 15h45
Torino x Sampdoria

Domingo, 31/10, 8h30
Inter x Udinese

Domingo, 31/10, 11h
Fiorentina x Spezia
Genoa x Venezia
Sassuolo x Empoli

Segunda, 1/11, 16h45
Bologna x Cagliari

Compartilhe!

Deixe um comentário