Serie A

Com scudetto encaminhado, luta por vagas europeias se destaca na 27ª rodada do Italiano

Após os derradeiros jogos adiados da 21ª rodada terem sido recuperados na última quarta, não há mais nenhum “asterisco” na tabela da Serie A: todas as equipes em dia no calendário e a Inter, que goleou a Atalanta, abriu uma vantagem de 12 pontos sobre a vice-líder Juventus e parece cada vez mais próxima de conquistar seu vigésimo scudetto. Por isso, a corrida por vagas nas competições europeias ganha o status de disputa mais quente do momento no campeonato.

Dentre as equipes que competem por um lugar na Champions League, a Juve é aquela mais tranquila, visto que se encontra 11 pontos à frente da Atalanta, quinta colocada – um conforto ainda maior se considerarmos que a Itália deve ter mais uma vaga na reformulada competição devido a seu desempenho em 2023-24 e que a Roma, sexta, está 13 atrás. Mesmo assim, o clássico com o Napoli é um jogo que requer atenção, principalmente se considerarmos que os bianconeri não estão em boa fase. Para os azzurri, atualmente em nono, vencer a partida é fundamental para dar um novo rumo a uma temporada muito atribulada. Além de ter o potencial de fazer o time partenopeo galgar posições na tabela, lhe serviria de injeção de ânimo.

A 27ª rodada da Serie A terá outros dois confrontos diretos por vagas na Champions League. Na sexta, abrindo os trabalhos, o Milan visita uma Lazio que, na oitava colocação, quer encostar no G4. Os rossoneri, apesar de ainda estarem tranquilos em terceiro, não podem vacilar porque Atalanta e Bologna, que também se enfrentam, estão logo atrás – em quinto e quarto, respectivamente. Derrapar pode significar uma pressão desnecessária e, até então, inesperada para Rafael Leão e sua trupe.

Por fim, a jornada ainda colocará de frente os oito últimos colocados, em confrontos decisivos para a permanência na elite. Por conta dos embates – Udinese-Salernitana, Verona-Sassuolo, Empoli-Cagliari e Frosinone-Lecce –, existe inclusive a possibilidade de que dois times diferentes dos que ocupam a zona de rebaixamento no momento terminem o fim de semana dentro do Z3. Acompanhe, a seguir, a prévia dessa rodada de tirar o fôlego.

O jogão

Domingo, 3/3, 16h45

Napoli x Juventus

Com gol de Rugani no último lance, a Juventus bateu o Frosinone e voltou a vencer após quatro jogos de jejum. Para começar uma sequência positiva, precisará levar a melhor no clássico contra um Napoli que talvez tenha reencontrado seu futebol no meio da semana, graças a um sonoro 6 a 1 sobre o Sassuolo – em partida que teve tripletta de Osimhen e doppietta de Kvaratskhelia. Com o perfume da campanha do terceiro scudetto dando o ar de sua graça novamente, os azzurri esperam que a goleada tenha representado uma virada de chave na temporada, que ainda pode ganhar um novo rumo em caso de vitória sobre a arquirrival. Se isso ocorrer, o time pode recuperar a força mental que o técnico Francesco Calzona afirma ter se perdido e voltar de vez a competir por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

O clássico da 15ª rodada da Serie A foi vencido pela Juventus, que almeja ganhar ambos os confrontos com o Napoli pelo campeonato pela primeira vez desde 2018-19. Para isso, precisará quebrar um incômodo jejum de quatro derrotas consecutivas como visitante no duelo. Os azzurri, por sua vez, visam retomar uma sequência de vitórias, algo que era habitual em 2022-23, mas que não ocorre desde setembro, na já distante sétima jornada. O jogão ainda colocará frente a frente dois dos maiores artilheiros do futebol italiano – que, de quebra, vivem um ótimo momento. Osimhen balançou as redes nos três compromissos mais recentes, enquanto Vlahovic é o goleador das cinco principais ligas europeias no ano de 2024: o sérvio marcou nove gols em sete pelejas.

Prováveis escalações

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Juan Jesus, Olivera; Anguissa, Lobotka, Traorè; Politano, Osimhen, Kvaratskhelia.

Juventus: Szczesny; Gatti, Bremer, Rugani; Cambiaso, Miretti, Locatelli, Alcaraz, Kostic; Yildiz, Vlahovic.

Fique de olho

Sexta, 1/3, 16h45

Lazio x Milan

Após a derrota para a Fiorentina, a Lazio foi ultrapassada justamente pela equipe toscana e, agora, com os mesmos 40 pontos do Napoli, ocupam apenas a oitava posição na Serie A. Portanto, precisam bater o Milan para não se distanciarem de uma vaga nas próximas competições europeias – ainda que devam dosar suas energias para tentarem manter, na terça, a vantagem obtida sobre o Bayern Munique nas oitavas de final da Champions League. Já o Diavolo busca voltar a vencer após tropeço contra o Monza e empate contra a Atalanta. E, quem sabe, aproveitar uma eventual queda da Juventus no estádio Diego Armando Maradona para se reaproximar da vice-liderança.

O Milan venceu a Lazio nos últimos dois confrontos de Serie A e pode chegar a sua terceira vitória consecutiva sobre os biancocelesti na competição, algo que já aconteceu seis vezes em toda a história – mas nunca sem gols dos capitolinos em toda a sequência, o que pode vir a ocorrer nesta sexta. Curiosamente, não houve nenhum empate nos 10 duelos mais recentes entre as equipes pelo campeonato. O derradeiro foi registrado em 2018 e a vantagem, desde então, é dos rossoneri, que ganharam sete vezes.

Confortável na terceira posição, o Milan visita uma Lazio ansiosa para voltar de vez à corrida por Champions League (Getty)

Domingo, 3/3, 14h

Atalanta x Bologna

Protagonistas daquela que é uma das disputas mais interessantes do campeonato, Atalanta e Bologna se enfrentam neste domingo em um confronto direto por uma vaga na próxima Champions League – ainda que, devido ao posicionamento atual da Itália no ranking da Uefa, seja muito provável que o quinto colocado da Serie A em 2023-24 participe da Champions League da próxima temporada e que as duas equipes, surpreendentemente, possam vir a disputar a maior competição de clubes da Europa. A Dea terá o desafio de se recuperar da derrota por 4 a 0 para a Inter justamente contra um dos times mais organizadas do certame. Com um adendo: a trupe de Thiago Motta soma cinco vitórias consecutivas.

Apesar da goleada sofrida para a Inter, a Atalanta vive um momento tão bom quanto o do Bologna, com sete vitórias caseiras em sequência pela Serie A – e tentam a inédita oitava seguida. Poderíamos dizer que o adversário é apropriado, ao menos estatisticamente, já que é aquele que os nerazzurri mais venceram na competição, com 38 sucessos em 105 jogos. Entretanto, como este viés de análise não é dos mais confiáveis, devemos lembrar que a Dea perdeu os dois últimos confrontos contra os rossoblù no campeonato, inclusive sem marcar gols.

Do outro lado, os emilianos buscam obter uma sequência de seis triunfos apenas pela terceira vez na história do certame. A mais recente, a propósito, faz muito tempo: ocorreu entre abril e maio de 1967. Aquele era um período de glórias do Bologna, que havia conquistado o scudetto três anos antes. Se competir pelo título está fora de questão, ao menos o posicionamento atual do time faz com que a torcida acredite que seja possível rememorar uma época de maiores ambições.

Demais jogos

Sábado, 2/3, 11h
Udinese x Salernitana

Sábado, 2/3, 14h
Monza x Roma

Sábado, 2/3, 16h45
Torino x Fiorentina

Domingo, 3/3, 8h30
Verona x Sassuolo

Domingo, 3/3, 11h
Empoli x Cagliari
Frosinone x Lecce

Segunda, 4/3, 16h45
Inter x Genoa

Compartilhe!

Deixe um comentário