Outros torneios

Copa Anglo-Italiana: o que era, afinal?

Idealizada por Gigi Peronace, manager italiano transferido para a Inglaterra na década de 1950, para aproximar o futebol inglês e italiano, a Copa Anglo-Italiana* foi posta em prática no ano de 1970, aproveitando a reivindicação do Swindon Town por não poder participar da Copa das Feiras, precursora da Liga Europa.

Como vencedor da Copa da Liga Inglesa, o time de Swindon teria o direito de participar da competição européia. No entanto, como previsto em regulamento, apenas times da primeira divisão poderiam fazê-lo, e o clube não ocupava tal status no futebol inglês. Para fornecer a vitrine que o time vislumbrava, Peronace fez o meio-campo com FA e FIGC, federações da modalidade de Inglaterra e Itália, e criou a Copa Anglo-Italiana, agradando não só o time da terceira divisão inglesa, que conquistaria um pouco da visibilidade que queria na Europa, como também torcedores e dirigentes que já pediam o início da Copa.

Porém, a competição nunca fez muito sucesso. Na primeira edição, em 1970, foi disputada por seis times italianos (todos da Serie A) e seis ingleses (quatro da primeira divisão, um da segunda e um da terceira). O regulamento, confuso, fazia com que chegassem a final o melhor time de cada país e, assim, definiu-se a peleja entre Napoli e Swindon Town, marcada por ter sido a primeira decisão de campeonato suspensa por causa da violência entre torcedores.

O jogo foi suspenso pelo árbitro, aos 79 minutos, depois que torcedores do Napoli invadiram o campo em protesto à derrota que o time sofria, por 3 a 0. O tumulto, porém, não parou por aí: pedras, pedaços de madeira e até cadeiras eram atiradas em campo, deixando alguns feridos, e também foram registradas brigas entre ingleses e italianos. Começava ali um histórico de conflitos recorrente no torneio.

Com a animosidade entre torcidas, as mudanças de regulamento e o desinteresse dos clubes, a Copa parou de ser disputada em 1973, na sua quarta edição, e apenas um clube italiano se sagrou vencedor: a Roma, de Sergio Santarini, em 1972 – na foto que abre o texto, Franco Cordova levanta a taça. Com gols de Capellini, Scaratti e Zigoni, os giallorossi venceram o Blackpool por 3 a 1, na final.

Na tentativa de reerguer o torneio, decidiu-se que ele voltaria a ser disputado em 1976, só que dessa vez apenas por times semiprofissionais, das terceiras divisões inglesa e italiana. Essa edição da copa foi a primeira a adotar a contagem de três pontos para a vitória, no cenário internacional.

Dessa vez a competição sustentou-se por mais tempo e só deixou de ser disputada de novo em 1986. Nesse período, teve quatro nomes diferentes: Copa Anglo-Italiana semiprofissional, Copa Alitalia, Copa Talbot e Memorial Copa Gigi Peronace. Alitalia e Talbot foram os patrocinadores entre 1978 e 1981, e, por isso, deram nome à competição. O idealizador, que morreu no final de 1980, foi homenageado entre 1982 e 1986.

Diferentemente do ocorrido anteriormente, essa era da copa foi totalmente dominada pelos italianos, que venceram 10 dos 11 títulos disputados. Só o Sutton United, em 1979, conseguiu parar os times da Velha Bota. Dentre os vencedores estão Udinese, Triestina, Modena e Piacenza.

Na temporada 1992-93, o torneio foi restaurado com profissionais e foram convidados a participar oito times da Serie B (os quatro descendentes da Serie A e os quatro melhores que não conseguiram o acesso no ano anterior) e oito da segunda divisão inglesa, nos mesmo moldes. As finais foram todas disputadas em Wembley, mas mesmo assim os italianos obtiveram mais títulos: 3 a 1, com Cremonese, Brescia e Genoa pontuando para os italianos, enquanto o Notts County computou o troféu de honra inglês.

O fim definitivo do torneio aconteceu na temporada 1995-96, depois do título rossoblù, por causa do baixo interesse do público, da mídia, dos próprios clubes (que jogavam com seus times reservas) e da dificuldade de encaixar datas no apertado calendário europeu. Bom para os italianos, que saíram por cima, em uma época que o futebol da península ainda se mostrava bem superior ao britânico.

*Obs.: Não confundir com a Liga Anglo-italiana, disputada nos anos de 1969, 1970, 1971, 1975 e 1976 apenas pelos vencedores da FA Cup e da Coppa Italia.

Compartilhe!

1 Comentário

Deixe um comentário