Jogadores

Ídolo da Lazio, Cristian Ledesma colecionou grandes atuações contra a Roma

Cristian Daniel Ledesma deixou sua terra muito cedo e terminou por se converter em ídolo bem distante dela. O volante jogou por nove anos pela Lazio e fez história no clube da capital: vencedor de três troféus, ficou marcado por seus belíssimos gols de longa distância, ainda mais os anotados contra a Roma, pela entrega em campo e por toda a paixão devotada por quase uma década de serviço. Entre as conquistas, foi peça importante em uma das mais notáveis da história celeste: o triunfo sobre a Roma na Coppa Italia de 2013.

Apesar de também possuir a nacionalidade italiana, Cristian é originário da Argentina. Nascido em Morón, bairro de Buenos Aires, morou na região até completar 4 anos de idade em 1986, quando se mudou – com os pais e os nove irmãos – para Puerto Madryn, na Patagônia. Seus primeiros passos no futebol foram no extremo sul do continente americano. Ledesma começou a jogar no Alumni sob a tutela do treinador Victor Padín. Aos 14, pode dar um salto da carreira: voltou à capital do país para se juntar às categorias de base do Boca Juniors.

Nos xeneizes, cresceu enquanto futebolista e passou a disputar competições internacionais juvenis. Em um campeonato disputado na Suíça, em 2001, Pantaleo Corvino, diretor esportivo do Lecce, se encantou com o meio-campista ao observá-lo. Fazendo todos os esforços possíveis ao seu alcance, levou o jogador para fazer um teste na equipe do Salento. Em um primeiro momento, o clube argentino não facilitou a ida do atleta promissor. Depois, a liberação foi concretizada e Ledesma integrou o time Primavera por um curto período antes de subir de categoria. Foi o tempo suficiente para conquistar a Coppa Italia da categoria sub-19 pelos apulianos.

Sua primeira partida como profissional aconteceu em outubro de 2001, contra o Messina, pela Coppa Italia. Perto do fim da Serie A, na 26ª rodada, teve sua segunda oportunidade. O Lecce acabou rebaixado, mas Cristian continuou na equipe: juntamente a nomes como Max Tonetto, Lorenzo Stovini, Guillermo Giacomazzi, Valeri Bojinov, Axel Konan, Ernesto Chevantón e Mirko Vucinic, tinha a missão de devolver os giallorossi à elite.

Na campanha da segunda divisão, Ledesma marcou seu primeiro gol como profissional na 14ª rodada, no seu melhor estilo. Aos 69 minutos, seu time perdia para o Verona por 1 a 0. Após um cruzamento na área, a zaga gialloblù afastou o perigo para longe da área. Com a bola pingando, a uns trinta metros da baliza, o meio-campista argentino enfiou uma sapatada, afundando a pelota na rede de forma espetacular e garantindo o empate fora de casa.

O acesso para a Serie A 2003-04 veio na última rodada, em confronto direto contra o Palermo, com vitória por 3 a 0. Na temporada seguinte, na qual Ledesma apareceria como protagonista do onze inicial salentino pela primeira vez, o Lecce fez uma campanha exemplar, ficando em 10° lugar e garantindo a permanência com tranquilidade. Após o ótimo trabalho, o técnico Delio Rossi seguiu para comandar a Atalanta e o inovador Zdenek Zeman assumiu a equipe.

Ledesma foi descoberto pelo Lecce e chegou ao futebol italiano através do clube do sul do país (imago/IPA Photo)

Sob o comando do treinador checo, a equipe da Apúlia chegou a figurar no segundo lugar da liga na sétima rodada da competição, com início arrasador. Depois do fim do ótimo momento e com o prosseguimento do torneio, os giallorossi terminaram na 11ª posição com números curiosos: o segundo melhor ataque e a pior defesa.

Apesar dos vários gols, Ledesma foi um dos poucos a atuar com regularidade e não marcar. Sua importância vinha em fazer a bola circular, com o jogo sempre passando nos seus pés, tal qual um regista. Lá na frente, quem resolveu foi o montenegrino Vucinic: artilheiro da equipe com 19 gols, superou nomes consagrados, como Andriy Shevchenko, Zlatan Ibrahimovic e Adriano.

Na temporada 2005-06, uma série de transformações afetou o desempenho do Lecce em campo – o clube teve mudanças de presidente, diretor desportivo e treinador. Resultado: rebaixamento. A queda levou os giallorossi a negociarem muitos atletas e Ledesma, que era um dos capitães do time, foi um deles: surgiu a oportunidade de seguir para Lazio, na época comandada pelo seu antigo técnico, Delio Rossi. No entanto, a região da Apúlia continuou presente na vida de Cristian, já que foi lá que o argentino conheceu a sua esposa, Marta. Com ela, teve dois filhos – Alice e Daniel.

Na capital, o novo camisa 24 deixou uma excelente primeira impressão. No seu começo por lá, jogou centralizado, como regista, ao lado de Gaby Mudingayi e Massimo Mutarelli. Mais à frente, o meia ofensivo era Stefano Mauri, que atuava atrás da dupla formada por Goran Pandev e pela lenda laziale Tommaso Rocchi. Apesar de o auge da temporada ter sido a classificação para a Champions League, um grande momento ficou guardado na memória do volante argentino.

No dia 10 de dezembro de 2006, Lazio e Roma se enfrentaram pela 15ª rodada da Serie A. Como sempre, um Derby della Capitale recheado de expectativas, mas que acabou se tornando um monólogo de um time só. Quem abriu a porteira foi Ledesma, anotando seu primeiro gol com a camisa biancoceleste.

A distância em que estava da meta foi parecida com a de seu primeiro tento como profissional. Desta vez, com o domínio da bola na perna esquerda, a “ruim”, teve tempo e espaço para ajeitar o corpo e tomar uma decisão. Sem receio, acertou um chutaço, cheio de veneno. A bola ameaçou fazer uma curva para a direita, o que enganou o goleiro Doni, pois ela acabou por tomar a trajetória contrária. Ainda com força, a pelota entrou no ângulo, batendo na rede pelo lado. Uma obra de arte inesquecível.

A partida acabou em 3 a 0. Massimo Oddo, de pênalti, fez o segundo e Mutarelli, aproveitando a sobra de uma finalização de Mauri que acertou a trave, fechou a conta. Cristian terminou a temporada com 36 presenças e dois gols. Na seguinte, viveria uma de suas maiores frustrações da carreira.

Aguerrido e com personalidade forte, Ledesma se tornou um dos líderes do elenco da Lazio (imago)

Antes do revés, a história do clássico se repetiu um ano depois, em partes. Desta vez em outubro, Lazio e Roma se enfrentaram e novamente o argentino oriundo do Lecce faria um gol espetacular. Em cobrança de falta, mais para esquerda da grande área e um pouco afastada da meia-lua, Ledesma colocou com precisão por cima da barreira e viu a bola tocar no travessão antes de entrar. No entanto, quem levou a melhor dessa vez foram os giallorossi, que venceram o confronto por 3 a 2.

Na Champions League, onde aconteceu a frustração, a Lazio precisava vencer o Olympiacos na quinta rodada da fase de grupos para ainda ter chances de passar para o mata-mata da competição. Jogando em casa, os italianos chegaram a abrir o placar com Pandev, mas levaram a virada. Na Serie A, acabaram em um decepcionante 12° lugar, longe de qualquer classificação para uma copa europeia. Ledesma teve a temporada com maior número de partidas na carreira, com 43 – e três gols anotados.

No verão europeu de 2008, Rocchi passou a ser o capitão do time e o camisa 24, cada vez mais identificado com o clube e o país, assumiu a posição de vice. Chamado de Patagonia Express, por sua presteza, diligência e utilidade dentro de campo, Cristian seria um dos líderes do elenco que viriam a levantar o primeiro troféu da gestão de Claudio Lotito na Lazio – e, consequentemente, o primeiro de Ledesma na capital.

Mais uma vez, a Lazio fez uma campanha pobre na Serie A. Em décimo lugar, novamente sem perspectivas de uma competição europeia, a equipe novamente viu a Coppa Italia ganhar relevância como um caminho possível para chegar na Europa League. Após bater Benevento, Atalanta, Milan, Torino e Juventus, os biancocelestes disputaram o título com a Sampdoria de Walter Mazzarri.

O time de Gênova contava com uma dupla de ataque potente: Antonio Cassano e Giampaolo Pazzini, que marcou o gol de sua equipe. Do outro lado, Mauro Zárate foi quem abriu o placar da final com um golaço de fora da área. A partida terminou em 1 a 1 e a decisão foi para os pênaltis: especialista da marca da cal, Ledesma foi o primeiro a bater e fez sua parte, cobrando alto, no canto superior direito de Luca Castellazzi. No fim das contas, a Lazio venceu por 6 a 5.

A festa na capital não duraria tanto para o vice-capitão da Lazio. Delio Rossi deixou a Cidade Eterna e deu lugar a Davide Ballardini, ao passo que Ledesma não quis renovar o seu vínculo com o clube. Em rota de colisão com o presidente Lotito, acabou ficando pelo menos seis meses encostado e nem atuou na conquista da Supercopa Italiana. Por conta do tratamento da diretoria, o volante chegou a entrar na justiça desportiva para exigir a rescisão contratual – tal qual Pandev, que teve êxito na reclamação e rumou à Inter.

A equipe de José Mourinho também queria contar com o ítalo-argentino, mas Cristian teve o seu pedido de quebra de contrato negado pelo júri e as tratativas com os nerazzurri também não avançaram. Com isso, o jogador permaneceu em Roma e viu sua reintegração acontecer só em fevereiro de 2010, com mais uma troca de técnicos e a chegada de Edoardo Reja – que conduziu os celestes ao meio da tabela. Em agosto, com as pazes feitas, renovou o seu contrato por cinco temporadas.

Ao longo de quase uma década de Lazio, o ítalo-argentino conquistou três troféus (Getty)

Como vivia na Itália havia quase uma década, Cristian se naturalizou italiano. Com o passaporte em mãos, o volante de 28 anos podia defender a Squada Azzurra e, assim, disputou a sua primeira (e única) partida pela Nazionale em novembro de 2010. Convocado por Cesare Prandelli, atuou 45 minutos em amistoso contra a Romênia, que acabou em 1 a 1.

A segunda conquista do ítalo-argentino pela Lazio aconteceria em uma das maiores finais da história da agremiação, em 2013. Pela primeira vez, o Derby della Capitale seria disputado em uma final de Coppa Italia e a pressão era altíssima para ambos os lados. Sob o comando de Vladimir Petkovic, que substituíra Reja após duas classificações à Liga Europa, o time biancoceleste estava bem modificado em relação aos anos anteriores. Em 2010, Hernanes se tornou um reforço significativo no meio-campo e assumiu o papel de protagonista da equipe, ao passo que Rocchi se despediu em durante a temporada 2012-13. No entanto, ele já não era a referência no ataque após a chegada de Miroslav Klose, em 2011.

Na partida decisiva, Ledesma entrou com a faixa de capitão. Porém, precisou sair no começo do segundo tempo devido a uma lesão, dando lugar a Mauri. Em jogo tenso, o time de Petkovic fez valer sua leve superioridade e conseguiu marcar o único gol da final no início da segunda etapa, depois que Antonio Candreva cruzou e Senad Lulic empurrou para as redes.

As últimas duas temporadas de Ledesma na Itália foram marcadas por lesões e também pela perda de espaço no time titular. Seu derradeiro grande momento dentro das quatro linhas na Bota foi justamente sua derradeira partida vestindo as cores do clube que defendeu por nove anos.

A Lazio chegou na última rodada da Serie A 2014-15 em um confronto direto com o Napoli pela vaga restante na Champions League. Cristian só havia feito sete partidas como titular e estava no banco no jogo decisivo. Aos 62 minutos, Marco Parolo foi expulso quando seu time ganhava por 2 a 1 e Stefano Pioli optou por tirar Felipe Anderson e colocar o ídolo laziale.

Na sequência, Gonzalo Higuaín marcou seu segundo gol no duelo, empatando a peleja e levando o San Paolo à loucura. O jogo estava nervoso e Faouzi Ghoulam também terminou expulso. E, com 10 contra 10, Pipita teve a chance de ouro para anotar sua tripletta e virar o placar, mas acabou desperdiçando uma cobrança de pênalti. Seu erro foi punido depois, pela experiência do outro lado.

A cinco minutos do fim, Ledesma arrancava pelo meio em contra-ataque quando foi desarmado por um defensor napolitano e a bola caiu nos pés de Ogenyi Onazi. Na cara de Mariano Andújar, só tirou do goleiro para colocar a Lazio de novo em vantagem. Nos acréscimos, a defesa do Napoli dormiu e Cristian apareceu novamente: dessa vez com um cruzamento na medida, encontrou a cabeça de Klose, que deu números finais à partida. A última dança do vice-capitão terminou com a vaga à fase preliminar da Champions League assegurada.

Com a camisa laziale, Ledesma marcou dois gols sobre a Roma e acumulou grandes atuações contra a rival (imago)

Cristian Ledesma saiu da Lazio como o estrangeiro que mais vestiu a camisa do clube, sendo ultrapassado depois por Stefan Radu e Lulic, e até hoje é um dos 10 atletas com mais presenças pelos celestes. Ao todo, contribuiu com 318 partidas, 14 gols anotados e 41 assistências – números que deixam evidente a sua importância para a agremiação.

Seu ciclo na Lazio foi encerrado pois desejava jogar com regularidade e não conseguiria mais ter tanto espaço na capital. Em busca de novos ares aos 32 anos, Ledesma foi especulado na Premier League e acabou desembarcando no Brasil. A contratação pelo Santos marcou o início de sua peregrinação por diversos clubes, pelos quais passou, sem destaque, até se aposentar.

No time paulista, atuou em apenas quatro partidas, totalizando 234 minutos em campo. Pouco utilizado por Dorival Júnior, optou por deixar a Vila Belmiro um ano depois, em 2016, rescindindo o contrato. Posteriormente, jogou na Grécia e Suíça, por Panathinaikos e Lugano, respectivamente, e também por duas modestas agremiações italianas, Ternana e Pro Piacenza. Ledesma ajudou a salvar a equipe de Terni do rebaixamento para a terceirona e, na sequência, viu o minúsculo clube piacentino, que disputava a Serie C, falir e desaparecer do mapa. Assim, encerrou sua carreira definitivamente, em 2019.

Fora de sua atividade profissional, Cristian tem uma academia de futebol e futsal, direcionada para meninas e meninos de 5 a 15 anos, e também é proprietário de uma loja da Adidas em Roma. Curiosamente, ele se tornou treinador da equipe universitária da Luiss, a Universidade Livre de Estudos Sociais Guido Carli, fundada por Umberto Agnelli, na capital italiana. Em abril de 2021, Ledesma também voltou a representar a Lazio, dessa vez no futebol de oito.

O ítalo-argentino tinha o sonho de ter terminado a carreira na Lazio, o que não foi possível. Mas, como os eventos posteriores à sua aposentadoria mostram, a ligação com o clube e a Cidade Eterna permanecem fortes. Ledesma se graduou no curso Uefa A para treinadores e está liberado para assumir o comando de times juvenis ou de divisões inferiores. Quem sabe ele não avança na sua formação e chega à equipe principal celeste?

Cristian Daniel Ledesma
Nascimento: 24 de setembro de 1982, em Buenos Aires, Argentina
Posição: volante
Clubes como jogador: Lecce (2001-06), Lazio (2006-15), Santos (2015-16), Panathinaikos (2016-17), Ternana (2017), Lugano (2017-18) e Pro Piacenza (2018-19)
Títulos: Coppa Italia Primavera (2002), Coppa Italia (2009 e 2013) e Supercopa Italiana (2010)
Seleção italiana: 1 jogo

Compartilhe!

Deixe um comentário